:: Notícias ::
  11.04.2007  

 MAPA lança iniciativa para prevenir Influenza Aviária no continente (EN ESPAÑOL)

Clique aqui para ampliar

Brasília, 11/4/07 (IICA) – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o apóio técnico do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), lançou, este mês, o Manual de Necropsia e Colheita de Amostras para Diagnóstico Laboratorial de Influenza Aviária e de Doença de Newcastle.

Este Manual foi elaborado com o intuito de contribui com os profissionais de campo e orientá-los na padronização dos procedimentos de necropsia, colheita, acondicionamento e transporte de amostras ao laboratório.

Na avicultura, o diagnóstico presuntivo dessas doenças inicia-se geralmente, com um histórico de sintomas respiratórios, nervosos, digestivos e a alta mortalidade das aves.

O curso da doença com estas características deve ser considerado um alerta para a tomada imediata de medidas para o seu diagnóstico.

Como pode ocorrer contaminação bacteriana das amostras, e as condições de acondicionamento e transporte do material coletado podem influenciar diretamente no tempo de diagnóstico em sua conclusão.

No vídeo, também são demonstrados de forma sucinta os procedimentos e os caminhos percorridos pelas amostras suspeitas de Influenza Aviária e de Doença de Newcastle, dentro do laboratório de diagnóstico.

O Manual está disponível em Português, Espanhol e Inglês.

  Manual de Necropsia e Colheita de Amostras para Diagnóstico Laboratorial (versão em português)
     Link para arquivo de vídeo. 34 minutos. Formato WMV. Tamanho do arquivo: 91 Mb.

  Manual de Necropsia y Toma de Muestras para el Daignostico de Laboratorio (versión en español)
     Apontador a el arquivo de video. 34 minutos. Arquivo WMV. Tamaño del arquivo: 91 Mb.

  Manual of Necropsy and Sample Harvest for Laboratory Diagnosis (english version)
     Video file link. 34 minutes. WMV extension. File size: 119 Mb.


  Escritório do IICA no Brasil
IICA 2010 © Todos os direitos reservados