|
Brasília, 27/1/10 (IICA) – O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) realiza, hoje, reunião com embaixadores, diplomatas e representantes de organizações internacionais, em Santo Domingo, República Dominicana.
A reunião objetiva coordenar esforços do plano de ação de 18 meses, elaborado pelo governo do Haiti, com apoio do IICA e da FAO, para o setor agrícola, após o terremoto do último dia 12.
O ministro da Agricultura do Haiti, Joanas Gue, estará acompanhado por um grupo de técnicos do seu ministério e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A delegação do governo da República Dominicana será liderada pelo secretário de Estado da Agricultura, Jimenez Salvador.
|
Os delegados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial (BM), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) participarão do encontro.
O Diretor-Geral do IICA, Victor M. Villalobos está na República Dominicana para liderar a delegação do Instituto. Segundo Villalobos, “é essencial apoiar neste momento esforços do governo haitiano para relançar o setor agrícola, melhorar a produção e a segurança alimentar no país”.
Estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas migraram das cidades para o campo. O plano visa coordenar este fluxo de haitianos no campo. Portanto, um dos principais objetivos é a revitalização das comunidades rurais, gerando emprego. No mês de março, no Haiti, começam as culturas de milho, feijão, arroz, sorgo, inhame e batata-doce, que representam 60% da produção agrícola do país. Com estes esforços produtivos, o ministério espera gerar emprego e renda para as populações rurais e aqueles que migraram para estas áreas.
Enquanto na República Dominicana, Gue terá reuniões de trabalho com Jimenez, e aproveitará a oportunidade para visitar as empresas que produzem fertilizantes e insumos agrícolas na companhia do representante do IICA no Haiti, Alfredo Mena.
No dia 23 de janeiro, o Ministério da Agricultura haitiano, o IICA e a FAO acordaram para preservar a segurança alimentar do Haiti. O acordo foi assinada em Damien, por Gue, Alfredo Mena e Ari Touba Ibrahim, representante da FAO no Haiti.
Durante a reunião entre as três partes, houve progresso na análise do Programa Especial de Urgência e de Apoio à Produção de Alimentos no Haiti.