Tratores para Haiti, na localidade de Cachimás, Belladerè.
|
Brasília, 24/3/10 (IICA) – O Ministério da Agricultura da República Dominicana entregou, na última semana, tratores e equipamentos para a preparação de terra nas zonas agrícolas do Haiti, em apoio aos produtores agropecuários afetados pelo terremoto de 12 de janeiro.
Trata-se de 20 tratores equipados com dragas, escavadeiras, retroescavadeiras e seus respectivos operadores. Acompanham as máquinas profissionais e técnicos agrícolas.
A doação aconteceu em um ato oficial celebrado nas instalações da alfândega da cidade de Belladère, República do Haiti, que faz fronteira com a província de Elías Piña, na República Dominicana.
A cerimônia contou com a presença do vice-ministro da Agricultura da República Dominicana, Félix Alcántara; do Diretor Regional no Sudoeste, Ricardo Calderon; e do chefe do Departamento de Promoção Agrícola do país, José Vicente del Carmen. Em nome do governador de Elías Piña, participou Epifanio Nova Rosário.
|
Pelo governo do Haiti participou o Secretário de Estado de Produção Vegetal, Jean Claude Delisé, junto com funcionários governamentais e autoridades de Belladère. Pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) participaram os Representantes no Haiti e República Dominicana, Alfredo Mena e Manuel Messina, respectivamente.
Delisé agradeceu aos dominicanos e as instituições e comprometeu-se em realizar um trabalho dinâmico, para um melhor aproveitamento do apoio.
Mena relatou os esforços conjuntos envidados pelo IICA junto aos Governos do Brasil e Estados Unidos para dispor de fundos e dar operatividade aos projetos de reconstrução da ilha.
Desde o dia 13, os operários utilizam as novas máquinas. No primeiro dia, tratoristas de ambos os países prepararam, em Belladère, mais de 5 mil tarefas intercaladas, com o apoio de produtores e membros da comunidade.
Após uma semana de trabalho nesta área, as equipes se deslocaram para Savane Diane e fazendas vizinhas. O trabalho realizado permitirá a milhares de produtores realizarem o plantio de primavera e melhorar suas condições de trabalho, já que são vitais para a manutenção da segurança alimentar no Haiti.
Mais informações, no email: alfredo.mena@iica.int.int