:: Notícias ::
  20.05.2010  

 Peru sedia reunião para negociações do Protocolo de Cartagena em Biosegurança

Brasília, 20/5/2010 (IICA) - De 19 a 21 de maio, no Hotel Plaza del Bosque, em Lima, Peru, representante oficiais dos governos da Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Estados Unidos, Chile, Paraguai e Peru debatem temas chaves do Protocolo de Cartagena sobre Biosegurança.

O Protocolo é um acordo que faz parte do Convênio sobre a Diversidade Biológica (CDB), que regula a transferência, manipulação e uso de organismos vivos modificados no mundo, resultantes da biotecnologia moderna e que possam ter efeitos adversos na conservação e utilização da biodiversidade.

A reunião no Peru, é antecedente à 5ª Reunião da Conferência das Partes, que atua como Reunião das Partes (COP/MOP-5) do Protocolo de Cartagena e que acontecerá de 11 a 15 de outubro próximo, em Nagoya, Japão.

Como meio de facilitar a preparação e a coordenação hemisférica da COP/ MOP-5, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) organizou essa reunião em Peru, segundo informou Ramón Lastra, Diretor de Biotecnologia e Biosegurança do IICA.

“Este diálogo permite inteirar os delegados dos países membros do IICA sobre os temas específicos a serem discutidos na próxima reunião do COP/MOP-5”, ressaltou Lastra

Para o Diretor, “os países das Américas enfrentam o desafio de alcançar um desenvolvimento competitivo e sustentável da agricultura e do agronegócio que é compatível com a conservação e a gestão adequada dos recursos naturais e a redução da fome e da pobreza urbana e rural. Este desafio implica, ao mesmo tempo, a busca de maior qualidade, inocuidade e valor nutritivo dos alimentos”.

Mais informações, no email: ramon.lastra@iica.int


  Escritório do IICA no Brasil
IICA 2010 © Todos os direitos reservados