Ir Arriba

No segundo dia de sua missão ao Brasil, Manuel Otero falou sobre novos possíveis acordos envolvendo a Amazônia e informou as autoridades brasileiras sobre o credenciamento do IICA junto ao Fundo Verde

Com visita do diretor-geral, Brasil e IICA intensificam cooperação apontando para a bioeconomia, irrigação e promoção comercial

Country of publication
Brasil
Tereza Cristina e Manuel |Otero
Manuel Otero, diretor-geral do IICA, em visita à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina 

Brasília, 29 de novembro de 2021 (IICA) – O potencial da bioeconomia para o desenvolvimento da Amazônia e da irrigação para o aumento da produtividade nos campos brasileiros foram os dois temas que dominaram as conversas das visitas de cortesia feitas pelo diretor-geral do IICA, Manuel Otero, entre elas, à ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.  Na segunda-feira, Otero cumpriu o segundo dia de sua agenda no Brasil.

O diretor-geral foi recebido pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. O objetivo da visita foi agradecer o apoio recebido pela ministra ao Instituto e pelo trabalho conjunto pela agricultura e bem-estar nos campos na região. A ministra teve papel ativo na Cúpula dos Sistemas Alimentares, convocada pela ONU em setembro, e também durante o processo preparatório quando, em julho, na embaixada do Brasil em Roma, ela esteve presente e discursou na entrega do documento com 16 as mensagens básicas sobre o papel insubstituível da agricultura e dos agricultores como protagonistas centrais da produção alimentar e segurança alimentar.  Construção conjunta dos ministros de agricultura da América Latina e Caribe, o trabalho foi coordenado pelo IICA.

A ministra também preside atualmente a Junta Interamericana de Agricultura (JIA) e tem trabalhado estreitamente com o IICA na coordenação com os países da região no monitoramento e enfrentamento da peste suína africana.  Recentemente, ela anunciou a doação de US$ 500 mil para ações de combate a doenças no Haiti e República Dominicana, países afetados, o que foi lembrado por Otero, que elogiou o gesto.

Reeleito para mais um mandato de quatro anos à frente do IICA, Otero convidou a ministra para a cerimônia de inauguração de seu novo mandato como diretor-geral, no dia 17 de janeiro na Costa Rica.

“O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura é parceiro do MAPA em diversas ações de fortalecimento do agro, como cooperação técnica para promoção do desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e competitividade, além de iniciativas voltadas à redução da pobreza rural, inclusão social e produtiva, entre outros. Parceria de sucesso”, disse a ministra em suas redes sociais depois do encontro.

Nos próximos dias será assinado o acordo de Cooperação entre o MAPA, o IICA e o Banco de Desenvolvimento alemão (KfW) para o projeto Cadeias Produtivas da Agropecuária para a Conservação Florestal da Amazônia Legal com o objetivo de promover a inovação nas cadeias produtivas da carne, madeira e soja um projeto de cinco anos de 25,5 milhões de euros.

O projeto se soma a uma sólida carteira de parcerias entre o IICA e o MAPA que inclui esforços para a consolidação da estratégia de apoio ao desenvolvimento sustentável de territórios rurais, fortalecimento dos instrumentos de governança fundiária, modernização da gestão estratégica do MAPA, fortalecimento do Sistema Brasileiro de Defesa Agropecuária e apoio na implementação do Cadastro Rural (CAR) por meio do Serviço Florestal Brasileiro.

Tereza Cristina e Otero conversaram sobre os desafios para a agropecuária e para cumprir os acordos da Conferência das Partes (COP26), que ocorreu em novembro, em Glasgow, sobre o potencial da bioeconomia, da nova geração de etanol entre outras potencialidades para o agro brasileiro. “

“O IICA está à disposição para apoiar o MAPA e trabalhar pelo fortalecimento da agricultura e sistemas alimentares da região. Com a recente acreditação do IICA pelo Fundo Verde, eremos acesso à implementação de projetos financiados por essa carteira creditícia, o que nos permitirá ter acesso a recursos que apoiem iniciativas de adaptação e resiliência climática da agricultura e da ruralidade dos países das Américas”, disse Otero à ministra e lembrou que Instituto também está na etapa final para acreditação à fundos da União Europeia.

Irrigação – Antes, o diretor-geral foi recebido pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, com quem falou sobre possíveis parcerias em áreas de atuação da Pasta, como irrigação, saneamento básico e segurança hídrica.

Para Rogério Marinho, o IICA tem uma “parceria histórica” com o Brasil. “A parceria com o IICA é uma política do Estado Brasileiro e histórica. Temos investimentos em projetos conjuntos que que atuam diretamente para incluir e mudar a vida de populações fragilizadas e que precisam ser incluídas. E nossa cooperação com o IICA tem esse viés”, destacou o ministro Marinho.

Um dos principais focos de atuação conjunta é em agricultura irrigada. Umas das ações nesse âmbito foi a realização do 1º Seminário Nacional de Agricultura Irrigada em Pequenas Propriedades. Durante o evento, foram iniciadas as discussões para a elaboração do Plano de Ação Nacional de Agricultura Irrigada, que busca orientar políticas públicas que visem a ampliar a oferta hídrica e fomentar atividades produtivas em conjunto com programas de oferta de águas em pequenas propriedades.

“Para o IICA, a parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional é muito importante. Esses são assuntos que tratam do futuro e do desenvolvimento sustentável e refletem uma total coincidência entre as nossas agendas. Especialmente em irrigação, há uma aderência porque a água é um bem finito e que está no topo das prioridades em nível mundial”, afirmou Manuel Otero.

Outra frente de parceria é destinada à incorporação de critérios ASG (ambiental, social e governança) em projetos da Pasta. Em outubro, o MDR iniciou a implementação da Estratégia Investimento Verde para o Desenvolvimento Regional, voltada a agregação desses critérios a obras de infraestrutura. Neste primeiro momento, as ações serão focadas nos setores de saneamento básico e segurança hídrica. Para alinhar os projetos de infraestrutura às melhores práticas ASG, o ministério buscou parceria o IICA e outras instituições. O

 IICA mantém com o MDR projetos voltados ao apoio à formulação de estratégias para ações de revitalização de bacias hidrográficas, de acesso a água e de desenvolvimento do setor e Saneamento Básico”.

O Instituto também atuou junto ao MDR na contratação de uma consultoria especializada para a elaboração de um plano de viabilidade para avaliar alternativas que ampliem o acesso à internet na microrregião do Alto Solimões, no Amazonas, além de ter auxiliado na estruturação do de um polo da Rota da Fruticultura no Distrito Federal e Entorno.

Bioeconomia na Amazônia - Otero também foi recebido pela secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira López, com quem conversou sobre como aterrissar projetos de bioeconomia na Amazônia. A secretária-geral destacou a centralidade da Amazônia para a América do Sul por representar 40% do território da região. “Isso não é pouco estamos falando de investimentos imensos que são necessários”, disse.

María Alexandra explicou que a OTCA trabalha com monitoramento da cobertura vegetal na Amazônia e acompanhamento da agenda de recursos hídricos, tema caro ao IICA e eixo de vários projetos com o MDR e o Ministério do Meio Ambiente. A secretária considerou a visita oportuna e informou que em maio o organismo aprovou um programa para bosques e biodiversidade e economia com base na terra “Estamos em um momento de novos e amplos horizontes em muitos países, o que nos abre muitas possibilidades de atuação”, afirmou.   

“A agricultura é a ponte entre meio ambiente e a bioeconomia e a agricultura com desenvolvimento sustentável está no eixo do desenvolvimento”, disse Otero, que comunicou que o IICA possui em sua plataforma de elearning um curso virtual de bioeconomia e propôs uma parceria para adaptar o curso para o desenvolvimento da região amazônica. O diretor-geral também falou sobre a aliança Solos Vivos das Américas e convidou a OTCA a se envolver na aliança. Ao fim do encontro, ficou acordado que as duas organizações vão trabalhar para trocar informações para aumentar os conhecimentos sobre as ações e capacidades em bioeconomia e na região amazônica, para possíveis parcerias.

Novos Mercados - Otero também visitou o presidente da Apex, o diplomara Augusto Pestana, a quem agradeceu o apoio e conversou sobre comércio. Atualmente o IICA e a Apex estão definindo os termos de um termo de cooperação técnica para a promoção dos produtos da Agricultura familiar do Brasil

Otero colocou o IICA à disposição para novas parcerias e esforços para qualificação da região para acesso novos mercados. Um dos temas foi a possibilidade de trazer a experiência do IICA em rodas de negócio, que o Instituto costuma promover sobretudo na América Central, mas também em outras regiões do hemisfério.

“Colocamos a estrutura do IICA e sua capilaridade à disposição para reforçar a promoção dos produtos brasileiros, A relação dos produtos brasileiros com a América Latina e o Caribe abre portas para uma via de mão dupla e esse é o papel do IICA, cooperação e concertação dos atores internacionais”, disse o diretor-geral, que citou como exemplo a especialidade da Costa Rica em títulos verdes e serviços ambientais. “Certamente há muitas oportunidades para trocas”, disse Pestana.  

Integram a comitiva que acompanha o diretor-presidente o representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado, o diretor de Projetos, Fernando Schwanke, e o assessor especial do diretor-geral, Jorge Werthein.

 

Ascom-IICA com Ascom-MDR