Ir Arriba

Entre as estratégias regionais acordadas em reunião do Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico da Alimentação e Agricultura do Cone Sul está a criação de mesa técnica para medir impacto da seca

Institutos Nacionais de Pesquisa Agropecuária do Cone Sul e IICA analisam estratégias para lidar com os impactos da seca prolongada

Country of publication
Brasil
Reunião Procisur 6.10.22
Reunião do Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico da Alimentação e Agricultura do Cone Sul (Procisur) - IICA Brasil

Brasília, 6 de outubro de 2022 – Integrantes do Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico da Alimentação e Agricultura do Cone Sul (Procisur) reuniram-se nesta quarta e quinta-feira, 5 e 6 de outubro, na sede da Representação Brasileira do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). ), em Brasília, para o encontro Impactos da Escassez da Água na Produção Agrícola: uma abordagem regional. O objetivo foi ativar o diálogo interinstitucional sobre a questão hídrica devido à situação de seca pelo terceiro ano consecutivo que afeta a região.

 “Se a atual tendência deficitária prevalecer, as perdas na produção podem superar, ou se igualarem, às registradas em períodos anteriores, a depender das chuvas ”, disse Cecília Gianoni, secretária-executiva do Procisur, ao final do encontro. “Considerando a responsabilidade de nossas instituições em gerar conhecimento científico e tecnológico para melhorar a situação dos produtores e apoiar os tomadores de decisão na definição de políticas públicas, identificamos oportunidades para ações regionais no curto, médio e longo prazo. Essas ações consideram as diferentes macrorregiões e sistemas de produção da região, diferenciando entre sequeiro e irrigado”, acrescentou Cecilia.

O Procecur é uma plataforma colaborativa que reúne os Institutos Nacionais de Pesquisa Agropecuárias (INIA) da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai, além do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que possui uma Conselho Diretor que se reúne duas vezes por ano. A reunião de Brasília foi convocada especificamente para um diálogo sobre estratégias, conhecimentos e tecnologias desenvolvidas por Institutos de Pesquisa para tratar da gestão da água.

Os resultados e avanços em estratégias, conhecimentos e tecnologias desenvolvidos por institutos de pesquisa para melhorar a gestão da água foram compartilhados no encontro, onde também foram identificadas oportunidades regionais, como a criação de um grupo de trabalho técnico para medir, com base científica, o impacto da seca na produção de alimentos por macrorregiões, considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais e produtivos. Também foi estimado o potencial de expansão da irrigação na região, que de acordo com estudos anteriores realizados na Argentina e no Brasil poderia ser de cerca de 70 milhões de hectares, e estimar sua implicação na produção adicional de alimentos para o mundo.

Outra das oportunidades identificadas é a validação e potencial das plataformas já geradas para a quantificar as necessidades hídricas das culturas, para um melhor planejamento e uso mais eficiente da água para adequar o uso à exploração.

Há ainda necessidade de obter mais certeza nas informações sobre previsões climáticas de curto, médio e longo prazo e sobre tendências para a tomada de decisões em sistemas agrícolas. De acordo com Cecilia, ficou evidente o avanço dos países na implementação da irrigação como ferramenta para aumentar a disponibilidade sustentável da água e para adaptações para os efeitos das mudanças climáticas, o que aumenta as oportunidades de colaboração entre os institutos membros do Procisul.

Gabriel Delgado, coordenador da Região Sul do IICA e representante do Instituto no Brasil, também vê uma oportunidade de trabalho colaborativo entre os institutos. “Estamos enfrentando grandes desafios para o futuro das nações em termos de segurança alimentar e nutricional. Há um conjunto de crises globais, que vêm afetando diretamente a produção e os preços de alimentos, a energia, os combustíveis e os fertilizantes. As mudanças no ciclo das chuvas estão entre as principais consequências das mudanças climáticas. É fundamental unir esforços entre as instituições com o apoio da ciência e da inovação, que são catalisadores de processos e soluções em prol da segurança alimentar, nutricional e climática. Portanto, esta reunião é muito bem-vinda”, disse.

Sob a coordenação de diferentes organizações da região, os países do Continente fortalecem a cooperação e a coordenação para enfrentar os desafios que afetam o clima e a agricultura. Em setembro, a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e o IICA ofereceram apoio aos países membros da associação para promover a convergência regulatória na área agrícola para o comércio e a segurança alimentar. Ministros e secretários de Agricultura da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, reunidos no âmbito do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), se reuniram para coordenar mensagens sobre as práticas de proteção dos recursos naturais adotadas pela agricultura e pecuária da região.

Em outra frente coordenada pelo IICA, ministros, secretários e altos funcionários dos Ministérios da Agricultura de 30 países das Américas, representantes de organizações multilaterais de crédito e de fundos globais de financiamento climático se reuniram em São José, na Costa Rica, na sede do IICA, para discutir o papel estratégico do setor agrícola da região no enfrentamento às mudanças climáticas, antes da Conferência das Partes (COP27) em novembro, no Egito.

O encontro de técnicos foi aberto por Delgado; Celso Moretti, presidente da Embrapa; Nacira Muñoz, vice-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina; e Cléber Soares, secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Participaram da reunião, técnicos do Instituto de Pesquisa Agropecuária (INIA) do Chile, do Instituto de Tecnologia Agropecuária do Paraguai (IPTA), do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIA) do Uruguai, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIA) do Uruguai, e do Instituto Nacional de Pesquisas Florestais, Agropecuárias (INIFAP) do México.