Ir Arriba

Reconhecimento foi feito durante o evento "Uma Amazônia de Sabores" de valorização da biodiversidade e gastronomia deste bioma, que contou com a presença de várias autoridades

Ministra Tereza Cristina recebe homenagem no IICA

País de publicación
Brasil
Manuel Otero, Tereza Cristina e Gabriel Delgado
Diretor-geral, Manuel Otero; ministra Tereza Cristina e Gabriel Delgado, representante do IICA no Brasil

Brasília, 01 de dezembro de 2021 (IICA) - Com o objetivo de reconhecer e valorizar o bioma Amazônico, maior reserva de serviços ecossistêmicos do mundo, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) organizou o encontro Uma Amazônia de Sabores, nesta quarta-feira, dia 1 de dezembro. O objetivo foi promover um espaço de experimentação e conexão entre atores governamentais, da comunidade internacional, da iniciativa privada e do terceiro setor sobre a eminente necessidade de olhar para os sistemas alimentares e para a biodiversidade deste bioma de forma inclusiva e transformadora, promovendo o desenvolvimento sustentável da região.

Durante o evento, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, recebeu uma homenagem: uma placa e uma medalha, entregues pelo diretor-geral do IICA, Manuel Otero, e pelo representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado, pela liderança e apoio da ministra aos países do hemisfério.

Ao agradecer pela homenagem, a ministra destacou o papel do IICA no Brasil e no hemisfério. “Sob a coordenação do IICA, liderado pelo diretor-geral Manuel Otero, ganhamos no diálogo e progredimos muito”, disse Tereza Cristina.

O diretor-geral do IICA, que está em missão no Brasil esta semana, destacou a centralidade da agricultura e dos sistemas alimentares no momento atual. “A agricultura é um setor transversal e todos temos a responsabilidade de defender e desenvolver a agricultura, pois o agro é um eixo estratégico e o IICA uma instituição de consenso para a ação”, afirmou.

“Este foi um ano difícil para todos, que exigiu esforços de superação e só temos a agradecer por poder colaborar com a política agrícola no Brasil, disse Delgado. Para ele, há um enorme potencial para ser explorado de forma sustentável e inclusiva na Amazônia a partir da sociobiodiversidade. “Entendemos a biodiversidade expressa no bioma Amazônico como o elo fundamental para pensarmos e formularmos projetos estratégicos de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, principalmente quando destacamos a cultura alimentar, os alimentos nativos e os produtos típicos da Região Amazônica como elementos indispensáveis para os processos de desenvolvimento na região”, disse.

Degustação às cegas – Os convidados tiveram a oportunidade de degustar três pratos (entrada, principal e sobremesa) elaborados com produtos da Amazônia. Os pratos foram apresentados por Bárbara Lins, jornalista e escritora de turismo gastronômico; Guilherme Lobão, jornalista, crítico de cozinha e especialista em cultura do alimento e Luiz Camargo, agrônomo, consultor do IICA e especialista em Biodiversidade, que falou sobre a biodiversidade no prato.

No cardápio, focaccia de castanha do Pará com pesto de chicória do norte, queijo manteiga com mel de Jupará, dadinho de tapioca com puxuri, mil folhas de cará roxo com geléia de vitória-régia e pimenta murupi, pirarucu confitado com molho de tucupui negro, purê de mandioca com jambu e farofa e sorvete de cumaru com crumble de cacau e castanha do Pará, café regional e toffee de hidromel, tudo sob comando da chef Renata Vieira, especialista em cozinha criativa regional.

Todos os pratos foram elaborados com ingredientes amazônicos, como cumaru, farinha de castanha do Pará, farinha de castanha do Pará, nibs de cacau, hidromel, chicória do norte, castanha do Pará, queijo manteiga do Norte e Puxuri, cará-roxo, geléia de flor de vitória-régia, pimenta murupi, pirarucu, óleo de castanha do pará, tucupi negro, xarope de guaraná, mandioca e farinha de Bragança. Também houve exposição de fotos e produtos regionais.

Além da ministra Tereza Cristina e do secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do MAPA, Fernando Camargo, estiveram presentes várias autoridades do MAPA, dos Ministérios do Desenvolvimento Regional, do Turismo, do Serviço Florestal Brasileiro, da Secretaria Especial da Mulher, de agências e organismos internacionais, embaixadores e adidos de agricultura. 

produtos da biodiversidade da Amazônia
Produtos da biodiversidade da Amazônia