Ir Arriba

Posse será na segunda, dia 17, com presença da ministra Tereza Cristina, seguida de reunião de ministros de agricultura da América Latina e Caribe e da África. Argentino comandará até 2026

Manuel Otero toma posse para mais um mandato à frente do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

País de publicación
Brasil
Posse Manuel Otero
Transmissão pelas Redes Sociais do IICA 

São José, 14 de janeiro de 2022 (IICA) – O médico veterinário argentino Manuel Otero assume oficialmente seu segundo mandato à frente do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) nesta segunda-feira, 17 de janeiro, em um ato que contará com a presença virtual de vários ministros de agricultura, inclusive a ministra Tereza Cristina, que atualmente é presidente da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), órgão máximo de governança do IICA. No âmbito da posse, haverá ainda uma inédita reunião entre ministros de agricultura da América Latina, Caribe e da África.   

Otero foi reeleito diretor-geral do IICA em 1º de setembro de 2021 pela JIA, corpo integrado pelos ministros e secretários da Agricultura dos 34 países membros do IICA. A permanência no cargo, que exerceu pela primeira entre 2018-2021, foi proposta pela Chancelaria argentina no ano passado e recebeu a aprovação dos demais países americanos, o que permitiu sua reeleição por aclamação durante a Conferência de Ministros de Agricultura das Américas 2021, quando a gestão inovadora do veterinário argentino foi destacada.

 “Meu compromisso é consolidar o IICA como organização de excelência para uma cooperação técnica a serviço dos países, com a convicção de que a transformação da agricultura sobre bases sustentáveis está no futuro de nossos povos”, afirmou Otero, que é mestre em Ciências do Desenvolvimento Agrícola pela Universidade de Londres e mestre em Produção Animal pelo Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE).

Diálogo com a África – Na terça-feira, dia 18 de janeiro, às 11 horas pelo horário de Brasília, ocorre a Primeira Mesa Redonda de Alto Nível África-Américas: “Construindo Pontes para a Futura Cooperação em Matéria de Sistemas Agroalimentares”, que vai reunir ministros da Agricultura da África e da América Latina e Caribe, duas regiões consideradas chave para a segurança alimentar mundial, com o objetivo de explorar opções práticas para gerar cooperação sul-sul e internacional em matéria de transformação rural e dos sistemas agroalimentares.

Participam do encontro Agnes Kalibata e o ex-primeiro-ministro da Etiópia Hailemariam Dessalegn como representantes da Aliança para a Revolução Verde na África (AGRA, na sigla em inglês), que organiza o evento com o IICA.

Reconhecimento – No dia 17, serão outorgados reconhecimentos a personalidades que têm feito diferença para a agricultura da região: a Maris Llorens, empresária pecuarista e filantropa nascida na Suíça e naturalizada cidadã paraguaia; à bioquímica argentina Raquel Chan e à pesquisadora mexicana Gabriela Olmedo.

Para a posse, além da ministra Tereza Cristina, são presenças já confirmadas, de forma virtual,  o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Julián Dominguez; o ministro da Agricultura da Guiana, Mustapha Zulfikar; o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, Victor Villalobos; o ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Santiago Bertoni, e o ministro da Agricultura, Floresta, Pesca e Transformação Rural, Indústria e Trabalho de San Vicente e Granadinas, Saboto Caesar; o subdiretor-executivo do Fundo Verde do Clima, Javier Manzanares, o ex-presidente e O ex-ministro da Agricultura da República Dominicana Hipólito Mejía, que também é Embaixador de Boa Vontade do IICA.  Os ministros de Relações Exteriores e da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Rodolfo Solano e Renato Alvarado assistirão à cerimônia na sede do IICA, cumprindo todas as normas de biossegurança.

Transmissão da cerimônia de posse:  

Português: @IICAnoticiaspt  (youtube)

Espanhol: IICAnoticias (facebook)  

Inglês: @IICAnews (Youtube)

Francês: @IICA Learning (YouTuve)

Hora: 12h pelo horário de Brasília – 9h horário da Costa Rica (GMT-6).

 

Mais informação:

Gerência de Comunicação Institucional do IICA (Sede – Costa Rica)

comunicacion.institucional@iica.int

claudia.dianni@iica.int (IICA Brasil)