Ir Arriba

Diretor-Geral do IICA apoia candidatura da cidade amazônica de Belém como sede da COP-30 e expressa solidariedade e apoio à população Yanomami

País de publicación
Brasil
Manuel Otero, Gabriel Delgado e Jorge Werthein em reunião com o ministro Wellington Dias e equipe
Manuel Otero, Gabriel Delgado e Jorge Werthein em reunião com o ministro Welligton Dias e equipe

Brasília, 30 de janeiro de 2023 (IICA) – O diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, manifestou o pleno apoio do organismo hemisférico à candidatura da cidade amazônica brasileira de Belém como sede da COP-30 em encontro com ministros e outras altas autoridades, em Brasília, e expressou solidariedade e apoio para ajudar a população indígena Yanomami, que sofre um aumento de casos de morte por desnutrição e malária.

Otero foi recebido em Brasília pelos novos ministros da Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social, Fazenda, Ciência e Tecnologia e Integração e Desenvolvimento Regional, e pelo secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores e pelo vice-ministro do Meio Ambiente. Com todos eles, lançou as bases para incrementar o trabalho da organização especializada em desenvolvimento agrícola e rural junto ao novo governo.

A proteção dos recursos naturais, o fortalecimento dos sistemas nacionais de ciência e inovação para produzir mais com menos impacto ambiental, o empoderamento das comunidades rurais, os necessários equilíbrios entre produtividade e meio ambiente e uma nova geração de políticas públicas com perspectiva de gênero foram alguns dos temas tratados pelo diretor-geral do IICA em reuniões em oito ministérios.

Com o representante local do IICA e coordenador da Região Sul, Gabriel Delgado, Otero se reuniu pela primeira vez com o novo ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, com quem discutiu o aprofundamento do trabalho conjunto entre a entidade e o novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio do fortalecimento do perfil do agronegócio brasileiro, destacando sua dimensão ambiental.

Em reunião com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro
Em reunião com ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro

Também foram abordados temas como a recuperação de pastagens degradadas no âmbito do programa ABC Plus e novas oportunidades e iniciativas de cooperação.

“Encontramos no novo governo uma enorme receptividade ao trabalho do IICA em suas dimensões hemisférica, regional e local e sua projeção futura, e estamos certos de que essas diferentes facetas oferecem grandes oportunidades para apoiar a agenda proposta pelo novo governo do Brasil”, comentou Otero.

“Percebemos um governo determinado a recuperar uma imagem institucional de um país comprometido com o desenvolvimento sustentável, a inclusão social, a proteção ambiental e a cooperação internacional, modelo para o qual a agricultura tem que desempenhar um papel fundamental”, acrescentou.

Juntamente com o Ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Días, o diretor-geral do IICA, acompanhado de seu assessor especial, Jorge Werthein, falou sobre experiências internacionais proveitosas para um país das dimensões do Brasil e sobre programas de aquisição de alimentos, com o objetivo de contribuir para reduzir os altos índices de fome e insegurança alimentar no maior país da América Latina.

“O IICA é um parceiro importante do Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Social, em questões relativas à agricultura, avaliação, monitoramento e acompanhamento, e tem alianças com outros ministérios com os quais temos que trabalhar em conjunto, dispor de pesquisas e informações para realizar trabalhos de impacto, como instalação de cisternas, entre outros, com os estados e com as comunidades brasileiras, integrando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Esse é o caminho que o presidente Lula quer trilhar para que tenhamos bons resultados”, disse o ministro Dias ao final do encontro.

Otero, por sua vez, afirmou que o IICA está empenhado em acompanhar a gestão do Ministério do Desenvolvimento Social e o governo do presidente Lula. “Sem água não há agricultura e sem agricultura não há desenvolvimento sustentável. Sempre temos que buscar dar destaque aos grupos vulneráveis ​​nas áreas rurais. Por isso, estamos iniciando um trabalho junto com o ministro Wellington”, afirmou.

Yanomamis - Otero também expressou sua consternação com a situação do povo Yanomami, no estado de Roraima, na fronteira com Venezuela e Guiana. O aumento dos casos de morte por desnutrição e malária levou o governo brasileiro a declarar emergência sanitária na reserva Yanomami, no norte do País.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, recebeu Otero com sua equipe no Ministério recém recriado, que o IICA apoiará em seu âmbito institucional, em um encontro que destacou a importância dos agricultores familiares e dos grupos vulneráveis ​​na transição para uma agricultura mais ecológica e em que se levantou a possibilidade de que o Instituto seja a grande caixa de ressonância em nível hemisférico para uma nova geração de políticas públicas que potencializem esses setores. A construção de pontes com outras nações também foi abordada.

Encontro com ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário, e Manuel Otero, diretor-geral do IICA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também recebeu Otero, em encontro no qual foram discutidos temas como a crise de fertilizantes na região, entre outros, e foram analisados ​​processos de integração comercial, num quadro de amizade, diálogo, receptividade e confiança .

Com a Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, Otero discutiu o papel que a agricultura intensiva em conhecimento desempenha para a conservação e segurança alimentar e o papel central que deve desempenhar na abertura de novas e mais oportunidades para pequenos agricultores. Também foi discutida a importância da bioeconomia no âmbito da nova fronteira do conhecimento, temas em que o IICA pode oferecer contribuições relevantes.

Por outro lado, com o ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, pasta com a qual o IICA mantém uma relação histórica de cooperação, discutiu-se o aumento do trabalho conjunto, especialmente em relação aos recursos hídricos, especificamente na Amazônia, no Nordeste e no zonas fronteiriças.

Reuniões com Secretários-executivos - Otero também se reuniu com o secretário executivo  do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, João Paulo Capobianco, e com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura Da Rocha.

No primeiro caso, Otero apresentou o programa do Solos Vivos das Américas, coliderado pelo Centro de Gestão e Sequestro de Carbono (C-MASC), dirigido pelo laureado cientista e vencedor do Prêmio Mundial da Alimentação 2020, Rattan Lal, uma coalizão internacional que confronta a degradação de um recurso fundamental para a saúde e a vida.

A reunião revisou o pleno compromisso do IICA com os esforços para conter o desmatamento na Amazônia e a busca de novas alternativas para o desenvolvimento da região que abriga a maior floresta tropical do mundo, destacando mais uma vez a importância da bioeconomia.

Gabriel Delgado, Manuel Otero e o ministro Waldez Goes
Gabriel Delgado, Manuel Otero e o ministro Waldez Goés

COP 30 - Da mesma forma, o diretor-geral do IICA expressou apoio institucional a Capobianco para que a cidade amazônica de Belém seja sede da COP-30, a ser realizada em 2025.

Otero também explicou o trabalho do IICA na recente COP 27 – na qual o Instituto, seus Estados membros e parceiros internacionais fizeram ouvir a voz da Agricultura Sustentável, mostrando como a agricultura americana é resiliente à mudança climática e pode dar exemplos de mitigação e adaptação à agricultura sistemas alimentares em todo o mundo.

Com a embaixadora Maria Laura Rocha, Otero revisou os compromissos do IICA na área de integração regional. Além disso, convidou a secretária-geral do Itamaraty para participar como palestrante da próxima edição do Fórum de Ministros, Vice-Ministros e Altas Autoridades da Agricultura das Américas, espaço para debater as prioridades e políticas da região com foco na questão de gênero nos sistemas agroalimentares.