NOSSO TRABALHO
Objetivos estratégicos
Os quatro objetivos estratégicos ordenam e sistematizam as estratégias de desenvolvimento dos países e, consequentemente, as ações de cooperação técnica do IICA. São os seguintes
- 1. Aumentar as contribuições do setor agropecuário para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável
- 2. Contribuir para o bem-estar de todos os habitantes dos territórios rurais.
- 3. Melhorar o comércio internacional e regional dos países da região.
- 4. Aumentar a resiliência dos territórios rurais e dos sistemas agroalimentares a eventos extremos.
Nosso roteiro se fundamenta em cinco programas hemisféricos, mediante os quais é dada unicidade à visão do IICA, a ação programática institucional foca na identificação de ações de cooperação mediante a formulação e implementação de projetos e são oferecidos assessoria e acompanhamento técnico aos governos e outros atores sociais e econômicos da agricultura e da vida rural do continente americano.
Nosso roteiro se fundamenta em cinco programas hemisféricos, mediante os quais é dada unicidade à visão do IICA, a ação programática institucional foca na identificação de ações de cooperação mediante a formulação e implementação de projetos e são oferecidos assessoria e acompanhamento técnico aos governos e outros atores sociais e econômicos da agricultura e da vida rural do continente americano.
Os cinco programas hemisféricos são:
- 1. Bioeconomia e desenvolvimento produtivo.
- 2. Desenvolvimento territorial e agricultura familiar.
- 3. Comércio internacional e integração regional
- 4. Mudança do clima, recursos naturais e gestão de riscos produtivos.
- 5. Sanidade agropecuária, inocuidade e qualidade dos alimentos.
Além disso, há dois eixos transversais que são componentes essenciais do trabalho desenvolvido pelos cinco programas:
- 1. Gênero e juventude.
- 2. Inovação e tecnologia.
DECLARAÇÕES ESTRATÉGICAS DO IICA 2018-2022
- 1. Oferecer, mediante sua rede de escritórios, uma cooperação técnica de excelência em seus cinco programas promotores do desenvolvimento agropecuário e rural sustentável, seguindo os princípios de interdisciplinaridade e enfoque.
- 2. Evoluir para uma plataforma integrada de gestão do conhecimento especializado para os países, mediante o uso das tecnologias da informação e comunicação na agricultura, o fortalecimento de capacidades, a divulgação de boas práticas e de lições aprendidas, a comunicação para o desenvolvimento, a promoção de redes e a cooperação horizontal.
- 3. Desenvolver parcerias estratégicas e acordos público-privados em benefício do setor agropecuário dos países membros, implementando projetos de interesse comum e valores compartilhados.
- 4. Atender de maneira oportuna e efetiva as demandas de cooperação regionais e inter-regionais em apoio ao setor agropecuário
- 5. Desenvolver uma gestão administrativa eficiente com base na cultura de processos, na descentralização e na melhoria contínua destinada a resultados.
- 6. Fortalecer as finanças do Instituto pela otimização de suas operações, a racionalização no uso dos recursos próprios, uma maior captação de recursos externos e a operação de projetos de desenvolvimento e investimento.
- 7. Promover um estilo de liderança consciente que potencie as capacidades de seus funcionários e o trabalho colaborativo em um ambiente de trabalho saudável e seguro.
- 8. Modernizar os órgãos de governo promovendo um amplo diálogo público, a transparência e a participação do setor privado.
- 9. Impulsionar ações institucionais afirmativas que fomentem um entorno diverso e inclusivo.
- 10. Ser um IICA de “portas abertas”, ambientalmente responsável e próximo à comunidade.
PRINCÍPIOS DA GESTÃO ADMINISTRATIVA
A gestão administrativa se sustentará nos seguintes princípios:
- 1. Transparência e prestação de contas,
- 2. Descentralização e flexibilidade operacional,
- 3. Administração orçamentária,
- 4. Suporte à cooperação técnica com eficiência e eficácia,
- 5. Informações oportunas,
- 6. Cultura de processos,
- 7. Orientação à busca de resultados.
Para mais informações, leia o Plano de Médio Prazo 2018-2022 do IICA.