Ir Arriba

Um grupo de conhecida trajetória

O Conselho Consultivo de Segurança Alimentar está integrado por especialistas que têm feito grandes contribuições para o setor agroalimentar nos âmbitos político e acadêmico. Monitora o impacto do novo coronavírus na segurança alimentar da região com o objetivo de transmitir análises e recomendações úteis à tomada de decisões nos setores público e privado.

Além disso, apoia a cooperação técnica do IICA em termos da sua reorientação para atender as demandas dos países vinculadas aos efeitos da pandemia, assim contribuindo para a elaboração de um novo roteiro institucional.

  • Notícias

    México: Um gigante do setor agropecuário decidido a fechar hiatos sociais no campo

    O Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, Víctor Villalobos, falou aos membros do Conselho Consultivo de Segurança Alimentar das Américas do IICA e a convidados especiais, entre os quais o Nobel de Economia Michael Kremer.
  • Notícias

    América Latina e o Caribe conclamados a ter “uma voz poderosa” na Cúpula da ONU sobre Sistemas alimentares

    O chamado foi feito por Joachim von Braun, Presidente do Grupo Científico da Cúpula da ONU, ao participar de uma reunião do Conselho Consultivo de Segurança Alimentar das Américas, do IICA.
  • Notícias

    Alimentar toda a humanidade e assegurar a prosperidade de quem produz, os grandes desafios da agricultura que virá

    Os membros do Conselho Consultivo para a Segurança Alimentar nas Américas, os Embaixadores da Boa Vontade e o Diretor-Geral do IICA dialogaram sobre o futuro do agro e a ruralidade. Eles também compartilharam e ouviram perspectivas sobre a crise sanitária global.
  • Notícias

    Silvia Sarapura, nova integrante do Conselho Assessor do IICA em Segurança Alimentar para as Américas

    A pesquisadora peruano-canadense, especialista em planejamento rural, possui sólida trajetória em pesquisa agrícola e rural internacional para o desenvolvimento.
  • Notícias

    Associações de agrônomos, veterinários e economistas agrícolas das Américas impulsionarão com o IICA o desenvolvimento de protocolos agropecuários e de comércio pós-Covid-19

    Os representantes destacaram a importância de um enfoque multidisciplinar para responder de maneira integral aos desafios do setor rural, assim como a necessidade de fortalecer a atualização de conhecimentos professionais para a utilização efetiva de ferramentas tecnológicas

Conheça os membros do Conselho Consultivo de Segurança Alimentar do IICA:

  • Gloria Abraham, Costa Rica

    Possui mestrado em sociologia e doutorado em sociologia com ênfase em economia do desenvolvimento, pela Universidade de Toulouse, França. Foi Ministra da Agricultura e Pecuária da Costa Rica (2010-2014), sendo a primeira mulher nesse cargo. Trabalhou em diversos organismos internacionais como o PNUD, o Banco Mundial e o IICA, no qual desempenhou cargos de Representante, especialista técnica em cooperação internacional, políticas públicas e comerciais agrícolas. Tem ampla trajetória como negociadora de tratados internacionais de livre comércio, em seu componente agrícola. É a atual embaixadora e chefe da Delegação da Costa Rica junto à Organização Mundial do Comércio (OMC).

  • Chelston Brathwaite, Barbados

    Possui B.Sc. em Ciências Agrícolas, mestrado em Ciências e doutorado em Patologia Vegetal pela Universidade de Cornell, EUA. Tem um diploma com distinção em Desenvolvimento agrícola pela Universidade de Londres, cursos de Gerência Executiva no INCAE e de Liderança para altos executivos pela Harvard Business School. Foi professor na Faculdade de Agricultura da Universidade das Índias Ocidentais (UWI). Ocupou o cargo de Diretor Geral do IICA (2002-2010). Se uniu à UWI como Diretor Interino da Faculdade de Alimentação e Agricultura e foi Embaixador de Barbados na República Popular da China.

  • Carlos Gustavo Cano Sanz, Colômbia

    Economista e político, com pós-graduação em Economia pela Universidade de Lancaster; em Governo e em Economia Internacional pela Universidade de Harvard e em Alta Direção Empresarial. Foi Ministro da Agricultura da Colômbia (2002-2005), onde esteve encarregado pela implementação das reformas que levaram o ministério a se fundir com outras entidades, passando a se chamar Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural. Foi gerente da Federação Nacional de Produtores de Arroz (FedeArroz), Presidente da Sociedade de Agricultores da Colômbia e consultor internacional em Planejamento Estratégico para o IICA. É o atual Co-Diretor da Junta Diretora do Banco da República da Colômbia.

  • Cassio Luiselli Fernández, México

    É licenciado em Economia, com Mestrado em Ciências e estudos de Doutorado pela Universidade de Wisconsin, com especialização em Economia Agrícola, Desenvolvimento Rural e Economia Internacional. Além disso, possui um Doutorado pela Universidade da África do Sul, Pretória. É Professor Emérito na divisão de Humanidades do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey - Campus Cidade do México (ITESM). Ex-Assessor do Presidente da República em matéria de desenvolvimento agropecuário (1967-1970). Foi Embaixador do México na Coreia do Sul, África do Sul e Uruguai; Embaixador e Representante Permanente do México junto à ALADI e Subsecretário de Fomento e Normas Ambientais (Semarnat).

  • Elsa Murano, Estados Unidos

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Internacional da Flórida, possui mestrado em Microbiologia Anaeróbia e Doutorado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Virginia Tech. Atuou como Subsecretária de Agricultura e Segurança Alimentar dos Estados Unidos (2001-04). Possui uma ampla trajetória como docente. Atuou como presidente da Universidade do Texas A & M, foi vice-reitora e decana da Universidade do Texas A & M de Agricultura e Ciências da Vida (2005-07). Também fez parte do Conselho de Administração da Hormel Foods.

  • Martín Piñeiro, Argentina

    Engenheiro agrônomo com doutorado em Economia Agrária pela Universidade da Califórnia, EUA. Atualmente é Diretor da Comissão de Assuntos Agrários do Conselho Argentino de Relações Internacionais (CARI) e membro da Equipe de Apoio do Grupo de Países Produtores do Sul (GPS), na Argentina, bem como Assessor Especial do IICA. Foi Diretor Geral do IICA (1986-1994); Presidente do Conselho Diretor do International Food Policy Research Institute (IFPRI) e membro do Conselho Diretor do International Service for Agricultural Research (ISNAR).

  • Álvaro Ramos, Uruguai

    Engenheiro agrônomo da Universidade da República, ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca (1990-1993) e ministro das Relações Exteriores (1995-1998). Foi senador em seu país e consultor do IICA e de outros organismos internacionais, bem como especialista em Instituições e Políticas Públicas de Desenvolvimento do programa regional FIDA MERCOSUL.

  • Roberto Rodrigues, Brasil

    Engenheiro agrônomo. Foi Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003-2006) e Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (1993-1994). Recebeu a Medalha Paulista ao Mérito Científico e a condecoração da Ordem Nacional do Mérito Científico por suas contribuições técnicas ao desenvolvimento da ciência no Brasil. Em 2004, foi eleito Agrônomo da Década pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP). Além disso, é empresário rural e embaixador especial das cooperativas.

  • Silvia Sarapura, Canadá

    Pesquisadora peruana-canadense com mais de 20 anos de experiência em planejamento rural para o desenvolvimento e uma sólida trajetória em pesquisa rural e agrícola internacional para o desenvolvimento. É acadêmica em sistemas agroalimentares e professora da Universidade de Guelph (Canadá), onde obteve um mestrado em Desenvolvimento de Capacidades e Extensão e um doutorado em Programa Interdisciplinar de Estudos Rurais. Trabalhou para o Centro Internacional da Batata, na Iniciativa Andina, e na Parceria Bioversity-CIAT, no Projeto de Resiliência de Sistemas de Sementes. Foi pesquisadora sênior do Royal Tropical Institute (KIT), dos Países Baixos, e trabalhou com organizações públicas e regionais na Plataforma de Desenvolvimento Integrado do Setor de Sementes (ISSD) — África, em agricultura climaticamente inteligente e em planejamento de gênero com organizações holandesas e internacionais.

  • José María Sumpsi, Espanha

    Diretor do CEIGRAM e Professor Emérito da Universidade Politécnica de Madrid. Em 2019, ele foi nomeado membro do Painel de Especialistas de Alto Nível em Segurança Alimentar e Nutrição (HLPE pela sua sigla em inglês) do Comitê Segurança Alimentar Mundial das Nações Unidas. Foi presidente do Instituto de Reforma Agrária da Andaluzia (IARA); diretor do Departamento de Economia Agrícola e Ciências Sociais da UPM; diretor da Revista Espanhola de Economia Agrária; e vice-presidente e presidente da Associação Espanhola de Economia Agrícola. Foi subdiretor geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) entre 2007 e 2011.