Ir Arriba

Redução do hiato digital nas zonas rurais da América Latina e do Caribe: por uma revolução agrícola digital

Event Date
2021-02-16
Country

Descrição

O desenvolvimento da tecnologia e sua crescente massificação vêm configurando um mundo mais interconectado e sociedades mais interdependentes, o que se reflete em mudanças aceleradas nas economias, nas sociedades e na relação com o ambiente, entre outros. As novas tecnologias estão e infiltrando em todas as nossas atividades, tornando os recursos humanos mais eficientes, aumentando a produtividade, melhorando os serviços, a comunicação, a convivência etc.

Um dos grandes desafios que enfrentamos como sociedade é assegurar o acesso e as capacidades de utilização dessas tecnologias a todos os habitantes, do contrário, essas ferramentas podem ampliar em muito as diferenças quanto a condições de desenvolvimento nas sociedades e minar as possibilidades de crescimento dos grupos atrasados e menos favorecidos. Esse desafio é conhecido como o hiato digital, que, de acordo com o Foro Econômico Mundial (2017), é definido como “a desigualdade nas possibilidades existentes de acesso à informação, ao conhecimento e à educação mediante tecnologias da informação e comunicação”. Os países do hemisfério estão conscientes dessa situação e têm adotado medidas para promover o investimento em infraestrutura tecnológica e melhorar as capacidades de acesso e uso da população.

A disseminação da Covid-19 pelo mundo em 2020 gerou um conjunto de crises que apresentam um enorme e inesperado desafio para o qual as nossas sociedades não estavam preparadas. Mas, além disso, a pandemia evidenciou a importância das novas tecnologias, as quais tiveram um papel central para amortecer seus efeitos, ao criar condições para manter setores da economia ativos, com capacidade de operar por meios virtuais. A pandemia nos faz valorizar ainda mais o potencial das novas tecnologias para o desenvolvimento de nossas sociedades e, sem dúvida, multiplicar-se-ão os esforços para ampliar a infraestrutura, criar capacidades e incentivar o uso de tecnologias. Dessa forma, as novas tecnologias, que hoje timidamente estão se somando aos instrumentos para contribuir para o desenvolvimento agrícola e rural, em um futuro próximo, encontrarão melhores condições para se consolidar e multiplicar.

No entanto, o desafio está em que esses instrumentos também assegurem um desenvolvimento equitativo, inclusivo e sustentável nos territórios rurais, de modo que, juntamente com os estímulos para promover a divulgação e a aplicação de tecnologias, será necessário atentar aos grupos sociais que se estão ficando para trás e propor estratégias para fortalecer suas capacidades, aprofundar esforços para lhes assegurar o acesso e a cobertura digital, bem como o projeto de tecnologias adequadas para seus entornos e meios de vida, ou seja, prestar atenção permanente ao hiato digital e promover estratégias para minimizá-lo.

O IICA considera que as tecnologias da informação e da comunicação constituem uma poderosa ferramenta para melhorar as condições de vida nas zonas rurais e, com isso, contribuir para o seu desenvolvimento. Nesse contexto, a redução do hiato digital se converte em uma condição indispensável para o seu aproveitamento, dadas as amplas potencialidades que oferece ao desenvolvimento e à transformação da atividade produtiva nos territórios rurais.

Objetivos

Geral: Fomentar a obtenção do máximo de benefícios do progresso tecnológico digital visando não deixar a ninguém para trás, especialmente nas zonas rurais e no setor agroalimentar.

Específicos:

  1. Compartilhar informações sobre as oportunidades e os desafios da digitalização para contribuir com uma agricultura e uma ruralidade mais inclusivas.
  2. Divulgar casos de sucesso e lições aprendidas de projetos e políticas públicas implementadas nos diferentes países da ALC relacionadas à redução do hiato digital em zonas rurais e entre povos indígenas.
  3. Compartilhar experiências sobre o aproveitamento de ferramentas TIC em zonas rurais, com ênfase em seu impacto nos habitantes, particularmente nos agricultores familiares, nos povos indígenas e entre jovens e mulheres rurais.
  4. Definir elementos para futuros projetos que permitam executar ações conjuntas de conscientização, divulgação, apropriação, capacitação, uso produtivo, empoderamento e de alfabetização digital em geral nas zonas rurais dos países da ALC.

Cronograma

Fecha - Hora Actividad Expositores
Terça-feira, 16 de fevereiro, 9:30 - 11:30 (Hora da Costa Rica) Hiato digital: Importância, desafios e oportunidades
Abertura Manuel Otero, Diretor Geral, IICA
Moderador: Ronald Guendel, Chefe Global de Segurança Alimentar e Advocacia, Bayer Crop Science
A digitalização na ALC: oportunidades e desafios para o meio rural derivados da pandemia de Covid-19. Pablo Palacios, Oficial de Programas, União Internacional de Telecomunicações
O hiato digital e a situação atual da conectividade em áreas rurais da ALC (estudo do IICA, Microsoft, BID). Federico Villarreal, Diretor de Cooperação Técnica, IICA
Painel: O hiato digital e o desenvolvimento inclusivo dos grupos em condições de atraso do meio rural. - Beatriz Paredes, Senadora do México e Embaixadora da Boa Vontade do IICA para temas de Desenvolvimento Sustentável e Equidade Social
- Samantha Marshall, Ministro da Agricultura, Pesca e Assuntos de Barbuda, Governo de Antígua e Barbuda
- Lilian Chamorro, Colnodo - Uso estratégico da Internet para o desenvolvimento, Colômbia
- Yacine Khelladi, Coordenador Regional da ALC, A4AI
Espaço para comentários
Quinta-feira, 18 de fevereiro, 9:30 - 11:30 a.m. (Hora da Costa Rica) Políticas públicas para superar o hiato digital
Boas-vindas Paola Vega, Ministra de Ciência, Tecnologia e Telecomunicações da Costa Rica
Moderador: Fernando Schwanke, Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, MAPA Brasil
Estratégias para a digitalização e a redução do hiato digital rural - Octavio Sotomayor, CEPAL (Secretaria da eLAC)
- José Emilio Guerrero, Universidade de Córdoba, Espanha
Painel: Experiências de políticas públicas e lições para a redução do hiato digital na agricultura e na ruralidade - Rocío Wojski, Subdiretora Geral de Inovação e Digitalização, Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação (MAPA) da Espanha
- Camilo Jiménez, Diretor de Infraestrutura, Ministério de Tecnologia, Informação e Comunicação da Colômbia
- Maryleana Méndez, Diretora Executiva, Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações (ASIET)
Espaço para comentários
Terça-feira, 23 de fevereiro, 9:30 - 11:30 a.m. (Hora da Costa Rica) Experiências de agricultura digital
Boas-vindas Lloyd Day, Subdiretor Geral, IICA
Moderador: Enrique Hennings, Especialista técnico principal en mercados y empresas rurales del Fondo Internacional de Desarrollo Agrícola (FIDA)
Tecnologias que estão transformando o mundo rural Federico Meyer, Fundador e CEO, Club Agtech (Argentina)
Painel: Experiências sobre o aproveitamento de ferramentas TIC na agricultura - Germán Otálora, Gerente de Programa da Iniciativa Airband, LATAM, Microsoft
- Keith Agoada, Cofundador e Diretor Executivo, Producers Market
- David Proenza, Gerente Geral, Foodchain SA
- Blas Cristaldo, Gerente Geral, FECOPROD (Paraguai)
- Álvaro Camacho, Coordenador Regional do App Cacao Móvil
- Federico Bert, Diretor de P&D do CREA, Agroconsultas Online
- Jonathan Castro, Coordenador do FabLab, IICA
Espaço para comentários
Quinta-feira, 25 de fevereiro, 9:30 - 11:30 a.m. (Hora da Costa Rica) Elementos para um roteiro conjunto
Boas-vindas Emmanuel Picado, Gerente de Tecnologias da Informação e Comunicação e de Agricultura Digital, IICA
Moderador: Teodoro Willink Castro, Vice-Ministro de Telecomunicações, Costa Rica
Perspectivas e caminho a seguir: - Luca María Pesando, Professor Assistente - Departamento de Sociologia e Centro de Dinâmica da População, McGill University
- Claudia Rossler, Gerente do Programa Agricultura — Parcerias Estratégicas, Princípio, Azure Global Engineering, Microsoft
- Claudia Carbajal Morelos, Diretora Nacional do Brasil e Diretora Regional Interina da América Latina, Precision Agriculture for Development (PAD)
- Pedro Martel, Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Administração de Riscos de Desastres, BID (a confirmar)
- Rolando Flores Galarza, Decano, Universidade Estadual do Novo México
Espaço para comentários
Encerramento do foro Manuel Otero, Diretor Geral, IICA

Expositores

 

Sessão

Data

Conteúdo

  1. Hiato digital: Importância, desafios e oportunidades

16 de fevereiro

9:30 – 11:30 a.m. CR

Abertura

Manuel Otero, Diretor Geral, IICA

Moderador:

Ronald Guendel, Chefe Global de Segurança Alimentar e Advocacia, Bayer Crop Science

A digitalização na ALC: oportunidades e desafios para o meio rural derivados da pandemia de Covid-19.

Pablo Palacios, Oficial de Programas, União Internacional de Telecomunicações

O hiato digital e a situação atual da conectividade em áreas rurais da ALC (estudo do IICA, Microsoft, BID).

Federico Villarreal, Diretor de Cooperação Técnica, IICA

Painel: O hiato digital e o desenvolvimento inclusivo dos grupos em condições de atraso do meio rural.

  • Beatriz Paredes, Senadora do México e Embaixadora da Boa Vontade do IICA para temas de Desenvolvimento Sustentável e Equidade Social
  • Samantha Marshall, Ministro da Agricultura, Pesca e Assuntos de Barbuda, Governo de Antígua e Barbuda
  • Lilian Chamorro, Colnodo - Uso estratégico da Internet para o desenvolvimento, Colômbia
  • Yacine Khelladi, Coordenador Regional da ALC, A4AI

Espaço para comentários

  1. Políticas públicas para superar o hiato digital

18 de fevereiro

9:30 – 11:30 a.m. CR

Boas-vindas

Paola Vega, Ministra de Ciência, Tecnologia e Telecomunicações da Costa Rica

Moderador:

Fernando Schwanke, Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, MAPA Brasil

Estratégias para a digitalização e a redução do hiato digital rural

  • Octavio Sotomayor, CEPAL (Secretaria da eLAC)
  • José Emilio Guerrero, Universidade de Córdoba, Espanha

Painel: Experiências de políticas públicas e lições para a redução do hiato digital na agricultura e na ruralidade

  • Rocío Wojski, Subdiretora Geral de Inovação e Digitalização, Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação (MAPA) da Espanha
  • Camilo Jiménez, Diretor de Infraestrutura, Ministério de Tecnologia, Informação e Comunicação da Colômbia
  • Maryleana Méndez, Diretora Executiva, Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações (ASIET)

Espaço para comentários

  1. Experiências de agricultura digital

23 de fevereiro

9:30 – 11:30 a.m. CR

Boas-vindas

Lloyd Day, Subdiretor Geral, IICA

Moderador:

Enrique Hennings, Especialista técnico principal en mercados y empresas rurales del Fondo Internacioanl de Desarrollo Agrícola (FIDA)

Tecnologias que estão transformando o mundo rural

Federico Meyer, Fundador e CEO, Club Agtech (Argentina)

Painel: Experiências sobre o aproveitamento de ferramentas TIC na agricultura

  • Germán Otálora, Gerente de Programa da Iniciativa Airband, LATAM, Microsoft
  • Keith Agoada, Cofundador e Diretor Executivo, Producers Market
  • David Proenza, Gerente Geral, Foodchain SA
  • Blas Cristaldo, Gerente Geral, FECOPROD (Paraguai)
  • Álvaro Camacho, Coordenador Regional do App Cacao Móvil
  • Federico Bert, Diretor de P&D do CREA, Agroconsultas Online
  • Jonathan Castro, Coordenador do FabLab, IICA

Espaço para comentários

  1. Elementos para um roteiro conjunto

25 de fevereiro

9:30 – 11:00 a.m. CR

Boas-vindas:

Emmanuel Picado, Gerente de Tecnologias da Informação e Comunicação e de Agricultura Digital, IICA

Moderador:

Teodoro Willink Castro, Vice-Ministro de Telecomunicações, Costa Rica

Perspectivas e caminho a seguir:

  • Luca María Pesando, Professor Assistente - Departamento de Sociologia e Centro de Dinâmica da População, McGill University
  • Claudia Rossler, Gerente do Programa Agricultura — Parcerias Estratégicas, Princípio, Azure Global Engineering, Microsoft
  • Claudia Carbajal Morelos, Diretora Nacional do Brasil e Diretora Regional Interina da América Latina, Precision Agriculture for Development (PAD)
  • Pedro Martel, Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Administração de Riscos de Desastres, BID (a confirmar)
  • Rolando Flores Galarza, Decano, Universidade Estadual do Novo México

Espaço para comentários

Encerramento do foro

Manuel Otero, Diretor Geral, IICA

Presentaciones

 

Você pode acessar futuras enquetes, apresentações, respostas e outros detalhes do fórum no link: https://forms.gle/1mu7jtDhjR3EuNaW9 

Transmissão ao vivo

Foro 1: Hiato digital: Importância, desafios e oportunidades

Foro 2: Políticas públicas para superar o hiato digital

Foro 3: Experiências de agricultura digital

Foro 3: Elementos para um roteiro conjunto