Ir Arriba

Acesso a crédito, mercados e tecnologias: a fórmula do Brasil para robustecer a agricultura familiar

Br1
Fernando Schwanke, Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Brasil; Gabriel Delgado, Representante do IICA no Brasil; e Manuel Otero, Diretor Geral do IICA.

São José, 8 de fevereiro de 2021(IICA) – Crédito abundante, divulgação de tecnologias e pleno acesso aos mercados públicos e privados. Esses são os três pilares estratégicos de desenvolvimento para reforçar a base da agricultura familiar brasileira, indicou o Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil, Fernando Schwanke.

O funcionário dissertou na sede central do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), na Costa Rica, país ao qual chegou para participar de uma missão técnica com o objetivo de discutir novas oportunidades de cooperação internacional e fortalecer as já existentes.

Na dissertação, moderada pelo Representante do IICA na Argentina, Caio Rocha, e que foi acompanhada de forma virtual por representantes de 34 países, Schwanke apresentou as políticas públicas para a agricultura familiar do Governo do Brasil, expondo as estratégias do país em favor do setor agropecuário e da ruralidade.

“O IICA é um aliado chave do Ministério da Agricultura do Brasil em termos de cooperação e implementação de projetos muito importantes para o setor agropecuário brasileiro”, disse Schwanke, que viajou para a Costa Rica com o Representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado.

O funcionário brasileiro visitou, na sede central do IICA, as iniciativas que compõem “O IICA de portas abertas”, como o Centro de Interpretação do Amanhã da Agricultura (CIMAG), o laboratório de inovação tecnológica agropecuária Fab Lab e a Casa Típica Rural.

Além disso, recebeu informações detalhadas sobre os programas de cooperação técnica do IICA em Bioeconomia, Sanidade Agropecuária, Comércio Internacional, Mudança do Clima e Desenvolvimento Territorial.

Na dissertação, Schwanke apresentou detalhes do Plano Zafra 2020/2021, de crédito ao setor, que permitiu colocar à disposição da agricultura familiar brasileira recursos de cerca de 6,5 bilhões de dólares para financiamentos pelo Pronaf, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, com taxas de juros anuais de 2,75% a 4%.

cimag
O Secretário Schwanke visitou o Centro de Interpretação do Amanhã da Agricultura do IICA (CIMAG), o laboratório de inovação tecnológica agropecuária Fab Lab e à Casinha Típica Rural, parte da oferta de cooperação técnica do IICA e sua estratégia de portas abertas.

Através do Pronaf são canalizados 1,4 milhões de contratos de crédito com agricultores, dos quais, 600.00 foram de microcrédito. Desde sua edição 2019/2020, o programa permite que os agricultores familiares utilizem os recursos para financiar, construir ou reformar casas rurais.

Também informou sobre o Programa Ater Digital, lançado em outubro, para fortalecer o Sistema Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural, promovendo a utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).

“Com o Ater Digital, a meta para 2030 é o atendimento de 50% dos agricultores familiares brasileiros por algum serviço de Assistência Técnica digital. E o IICA será um parceiro importante com a implementação da parceria com a PAD - Agricultura de Precisão para o Desenvolvimento, a partir desse ano, no Nordeste do Brasil, que atenderá 100.000 agricultores”, disse Schwanke, em referência à parceria do Instituto com a organização cofundada pelo Nobel de Economia Michael Kremer para levar conhecimento e informações a pequenos agricultores pelo telefone celular.

Outros temas apresentados pelo funcionário brasileiro foram o programa AgroResidência, destinado a qualificar a jovens estudantes e recém-formados em cursos de ciências agrárias e o acesso a mercados dos produtos da agricultura familiar, em que convergem parcerias com associações cooperativas e a cooperação internacional.

Para Manuel Otero, Diretor Geral do IICA, “o Brasil, um país grandemente receptivo à cooperação técnica e que desenvolveu uma agricultura com os melhores resultados no mundo, precisa ser um laboratório onde estejamos bem posicionados para uma relação só com ganhadores que está ganhando força”.

Entrevista com Fernando Schwanke, Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Brasil (Em espanhol)

 

Mais informações:

Gerência de Comunicação Institucional

comunicacion.institucional@iica.int