Ir Arriba

AgroEnlace, programa de rádio do IICA, se consolidou durante a pandemia como referência de informações valiosas para pequenos produtores das Américas

transmite quincenalmente los días jueves a través del sitio web https://iica.int/es/press/agro-enlace
O AgroEnlace é transmitido quinzenalmente, às quintas-feiras, pelo website https://iica.int/es/press/agro-enlace.

São José, 16 de dezembro de 2020 (IICA). O AgroEnlace, programa radiofônico do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), ratificou seu papel como ponte para o intercâmbio de experiências entre pequenos e médios produtores das Américas em 2020, um ano em que os desafios do setor aumentaram devido à pandemia de covid-19.

Alguns dos temas transmitidos no âmbito do 15º aniversário dessa revista radiofônica educativa produzida pelo IICA desde 2005 foram as medidas implementadas em alguns países da região para manter o comércio de produtos agrícolas e garantir a segurança alimentar durante a crise sanitária, protocolos para a aplicação de medidas de biossegurança nas propriedades rurais, o papel das juventudes rurais nos cenários pós-pandemia e o papel desempenhado pelas cooperativas agrícolas para superar as sequelas sociais e econômicas dessa emergência.

Em 2020, o AgroEnlace agregou mais de 1.150 novos assinantes em suas diferentes plataformas digitais, onde se pode ouvir: e-mailing (913 novos, de um total de 2.962 nesse canal); Spotify (175) e WhatsApp (71), essas duas últimas redes foram habilitadas este ano, como parte das iniciativas para ampliar a difusão do 15º aniversário.

Na Web, todos os programas desses 15 anos podem ser ouvidos nesse link (a página obteve 3.619 visitas). No perfil do SoundCloud, segundo as estatísticas da plataforma, os programas foram reproduzidos por 928 emissoras no mundo todo, baixados 1.072 vezes e reproduzidos em 8.837 ocasiões, isso em 50 países ao redor do mundo, com destaque para Uruguai, Costa Rica, Peru, Colômbia, Estados Unidos, Equador, México e Argentina.

O Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, ressaltou o duplo caráter, formativo e informativo, do AgroEnlace, bem como sua cuidadosa execução e produção artística, e uma trabalhada estrutura para que cada emissão atraia o interesse de públicos de diversos países e com diversas demandas.

“AgroEnlace é um padrão da comunicação pública do IICA: um programa tecnicamente rigoroso que aborda temas relevantes com sentido didático. Seu formato é ao mesmo tempo pioneiro e vanguardista. Escutá-lo é útil e agradável”, disse Otero.

Desde 2012, segundo estatísticas da SoundCloud, o programa de rádio do IICA foi reproduzido por 2.055 emissoras, além de ostentar 42.270 reproduções e 21.175 downloads.

Em 2018, o programa obteve reconhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária do Equador por seu inovador enfoque didático, que possibilita aos produtores agropecuários ter acesso a informações relevantes para o desenvolvimento de suas atividades.

El enfoque didáctico de AgroEnlace posibilita que los productores agropecuarios accedan a información relevante para el desarrollo de sus actividades.
Por seu enfoque didático, o AgroEnlace possibilita que produtoras e produtores agropecuários tenham acesso a informações relevantes para o desenvolvimento de suas atividades.

“Felicitar o IICA por esse ciclo de programas didáticos: são um grande aporte, uma importante tarefa de formação com projeção latino-americana. A variedade e o teor dos depoimentos são elementos de grande valor”, afirmou a ouvinte Susana Ruggeiro, da Argentina, pelo WhatsApp.

“Agradeço por seu esforço de tornar tudo isso possível, de levar todas essas informações de suma importância a cada canto de toda a América. Para mim, como estudante de agronomia, o programa é de muitíssima importância”, acrescentou o ouvinte Óscar Raúl González, de El Salvador, pelo mesmo canal.

“Sou um admirador do programa e sempre agradecido pelo trabalho que desempenham em prol do campo e da agricultura”, destacou David Pulido, da Colômbia.

Quem quiser se inscrever para receber o programa, pode fazê-lo em http://contacts.iica.int/contact/register ou pelo WhatsApp: +506 8908 9226. Ele também pode ser ouvido no Spotify (https://spoti.fi/32p1SrY), no SoundCloud (https://soundcloud.com/iicanoticias) e no website do IICA (https://iica.int/es/press/agro-enlace). 

Mais informação:
Gerência de Comunicação Institucional do IICA. 
comunicacion.institucional@iica.int