Ir Arriba

América Latina e o Caribe conclamados a ter “uma voz poderosa” na Cúpula da ONU sobre Sistemas alimentares

El presidente del Grupo Científico de la Cumbre de las Naciones Unidas sobre Sistemas Alimentarios, Joachim von Braun y la Enviada Especial de la ONU para la Cumbre, Agnes Kalibata.
O presidente do Grupo Científico da Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas alimentares, Joachim von Braun e a Enviada Especial da ONU para a Cúpula, Agnes Kalibata.

São José, 16 de fevereiro de 2021 (IICA). O Presidente do Grupo Científico da Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas alimentares, Joachim von Braun, exortou a América Latina e o Caribe a ter “uma voz forte” na organização do encontro global que será realizado no final de setembro, com o objetivo de construir sistemas alimentares mais produtivos, sustentáveis e equitativos.

Von Braun fez o chamado ao falar como convidado especial perante o Conselho Consultivo de Segurança Alimentar das Américas, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), instância que reúne peritos de dez países com uma trajetória de grandes contribuições para o setor agroalimentar dos âmbitos político e acadêmico.

Como presidente do Grupo Científico da Cúpula da ONU sobre Sistemas Alimentares, Von Braun lidera uma equipe de cerca de 50 peritos que têm como função — explicou — assegurar que a “Cúpula desfrute das provas científicas mais destacadas e procedentes de todo o mundo, baseando-se no conhecimento e na experiência compartilhados para promover sistemas alimentares mais sustentáveis, inclusivos e equitativos”.

Agnes Kalibata, Enviada Especial da ONU para a Cúpula, disse recentemente que o foro global “deve servir de ponto de inflexão na senda que o mundo deve percorrer até alcançar os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” e, nesse sentido, afirmou que “o Grupo Científico desempenha um papel fundamental” ao apresentar “medidas audaciosas e baseadas em dados científicos e soluções inovadoras com vistas a um futuro mais equitativo para as gerações vindouras”.

Por convite de Kalibata, o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, foi integrado à Rede de Campeões de Cúpulas, uma das quatro principais estruturas de apoio à organização do encontro global.

Von Braun, também professor da Universidade de Bonn, disse que “é importante que América Latina e o Caribe tenham uma voz forte no caminho para a Cúpula sobre os Sistemas Alimentares das Nações Unidas”.

“O que espero para a região latino-americana e do Caribe é enfatizar o papel do comércio de alimentos e a construção de uma agenda de comércio sustentável, um comércio baseado em regras, um comércio que nos permita diminuir a rastro global dos sistemas alimentares. É importante que a voz da região seja levada em consideração”, acrescentou.

Na semana passada, o Diretor Geral do IICA adiantou aos ministros da agricultura da América Central e da República Dominicana — com quem conversou no âmbito de uma reunião do Conselho Agropecuário Centro-Americano (CAC) — sobre o início de uma campanha informativa que se prorrogará a todos os países das Américas com o objetivo de iniciar uma discussão de alcance continental que permita que os interesses dos produtores agropecuários da região, que é a principal exportadora líquida de alimentos do mundo, estejam representados na Cúpula.

Em 1 e 2 de setembro, antes da Cúpula da ONU sobre Sistema Alimentares, os ministros da agricultura das Américas se reunirão no âmbito da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), organismo de governo máximo do IICA, da qual se espera que surja uma posição convergente para o foro global.

Na reunião com o Conselho do IICA, Von Braun enfatizou a importância de dar governança ao processo de transformação dos sistemas alimentares.

“Os sistemas alimentares têm mudado com rapidez nas últimas três décadas, e o tema de alimentos processados agora não é mais um tema meramente urbano, mas também rural. É muito importante trabalhar com a indústria para ter dietas sustentáveis exequíveis. Não podemos ter uma transformação dos sistemas alimentares sem atender aos temas de governança”, afirmou, acrescentando que também espera que o IICA “seja um dos atores” nos encontros dos grupos científicos que antecedem a Cúpula.

O Conselho Consultivo de Segurança Alimentar das Américas do IICA atua monitorando o impacto da pandemia de Covid-19 na segurança alimentar da região para encaminhar análises e recomendações que possam ser úteis à tomada de decisões em diversas instâncias dos setores público e privado.

Mais informação:
Gerência de Comunicação Institucional do IICA.
comunicacion.institucional@iica.int