Ir Arriba

Argentina e IICA lançam projeto conjunto para promover o desenvolvimento agrícola e social no Caribe

CARIB
A implementação do Programa de Cooperação Triangular Sul-Sul Argentina-IICA permitirá compartilhar boas práticas agrícolas para que produtores caribenhos melhorem seus rendimentos e favoreçam a segurança alimentar em seus países.

Buenos Aires, 15 de julho de 2021 (IICA) — A Argentina e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) deram início a um projeto de assistência técnica para países do Caribe que promoverá a capacidade produtiva do setor agrícola e uma melhoria da vida rural nos Estados insulares da região.

O projeto visa fortalecer os sistemas sanitários e fitossanitários, facilitar o comércio agropecuário e preservar os recursos naturais, de modo a fortalecer a segurança alimentar e nutricional da região caribenha, altamente dependente das importações de alimentos.

A iniciativa constitui a implementação do Programa de Cooperação Triangular Sul-Sul estabelecido pelo Memorando de Entendimento assinado em abril pelo Ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da República Argentina, Felipe Solá, e o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.

Um seminário virtual sobre métodos de controle de pragas, que será realizado na primeira semana de agosto e para o qual serão convidados representantes de todos os Estados do Caribe, será a primeira atividade do projeto.

A iniciativa servirá para compartilhar boas práticas desenvolvidas na atividade agrícola da Argentina e também para detectar prioridades de trabalho e problemas nos quais os produtores caribenhos precisam focar para melhorar seus rendimentos e favorecer a segurança alimentar em seus países.

“Um dos principais obstáculos para alcançar níveis mais altos de exportações de cultivos agrícolas na região da Comunidade do Caribe (CARICOM) são as deficiências que prevalecem nos sistemas sanitários e fitossanitários (MSF) dos Estados membros. A Argentina, sendo um líder atual no comércio agrícola mundial, tem muito a ensinar aos Estados membros da CARICOM para que avancem em melhorias na sua preparação para a exportação. Tradicionalmente, não temos capitalizado a proximidade e semelhanças de nossas regiões geográficas, de modo que esse gesto da Argentina, de oferecer apoio de cooperação técnica, é muito positivo e ficará inscrito como um grande passo na Cooperação Sul-Sul entre a CARICOM e a América do Sul”, disse Curt Delice, Representante do IICA no Suriname e Coordenador da Região do Caribe do organismo.

A atividade de capacitação focará na proteção dos cultivos pelo controle de pragas, inclusive em temas como sistemas de vigilância fitossanitária, utilização de sistemas informáticos, biotecnologia moderna e inspeção e certificação fitossanitária.

“O fortalecimento dos sistemas fitossanitários no Caribe é fundamental para alcançar os objetivos de segurança alimentar e nutricional, facilitar o comércio e preservar nossos recursos naturais. Portanto, o programa de cooperação triangular entre o Governo da Argentina e o Caribe contribuirá para aliviar as principais limitações que afetam a região na área da proteção vegetal, especificamente no diagnóstico, na vigilância e no monitoramento e gestão. Portanto, acolhemos com entusiasmo essa iniciativa”, considerou Janet Lawrence, especialista no Caribe do IICA em temas de sanidade e inocuidade dos alimentos.

A iniciativa servirá para compartilhar boas práticas desenvolvidas na Argentina na atividade agrícola e também para detectar prioridades de trabalho e problemas nos quais os produtores caribenhos precisam focar para melhorar seus rendimentos e favorecer a segurança alimentar em seus países.

A atividade de capacitação focará na proteção dos cultivos pelo controle de pragas, inclusive em temas como sistemas de vigilância fitossanitária, utilização de sistemas informáticos, biotecnologia moderna e inspeção e certificação fitossanitária.

Depois desse primeiro seminário e, de acordo com as necessidades e os problemas identificados na agricultura no Caribe, será dada continuidade com atividades de assistência técnica destinadas a um país ou a uma sub-região.

Na pós-pandemia, também serão desenvolvidas missões de capacitação e assistência técnica a cargo de técnicos e profissionais de maneira presencial.

A Direção Geral de Cooperação Internacional (DGCIN) da Chancelaria lidera o projeto, o qual é implementado pelo Fundo Argentino de Cooperação Internacional (FO.AR), instrumento pelo qual a Argentina promove atividades de Cooperação Sul-Sul e Triangular por iniciativas de cooperação técnica com outros países e organismos regionais e internacionais.

Nesse projeto conjunto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca participa na identificação das áreas em que Argentina está em condições de compartilhar seus pontos fortes e boas práticas com os países do Caribe, enquanto o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (SENASA) estão envolvidos no desenho técnico do projeto, juntamente com profissionais da Representação do IICA na Argentina, das diversas representações do Instituto nas nações caribenhas e da Coordenação da Região Caribe.

O acordo entre a Chancelaria argentina e o IICA tem o objetivo de facilitar a transferência de conhecimentos e experiências, para melhorar a agricultura e o desenvolvimento social no meio rural no Caribe e da América Central.

Não se trata da primeira experiência, uma vez que a Argentina e o IICA assinaram um primeiro Memorando de Entendimento em 2009. O qual abriu as portas para, entre outros projetos, a iniciativa denominada API-Caribe, que serviu para fortalecer a indústria apícola e aumentar a produtividade das colmeias em Barbados, Dominica, Santa Lúcia e Saint Kitts e Nevis, pelo apoio de especialistas argentinos em apicultura, bem como provas e comercialização de produtos.

Também foi realizado no Haiti o programa ProHorta, que permitiu que milhares de famílias tivessem acesso a alimentos cultivados por elas mesmas, graças à colaboração entre o Canadá, o Haiti e a Argentina.

Na ocasião, ficou também estabelecido que, no âmbito do mesmo Programa de Cooperação Triangular Sul-Sul compartilhado entre a Argentina e o IICA, técnicos do INTA e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina desenvolverão um projeto de cooperação técnica sobre boas práticas em produção leiteira para a agricultura familiar na América Central.

A iniciativa facilitará a capacitação de pequenos produtores em temas como ordenha e higiene, sanidade animal, questões ambientais e alimentação e bem-estar dos animais. Além disso, serão compartilhadas experiências vinculadas à incorporação de tecnologias de alto impacto na atividade pecuária e leiteira, e que também permitem a comercialização direta e eficiente de seus produtos pelos agricultores familiares.

O Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, destacou a importância de promover a cooperação da Argentina e outros países do Mercosul, que são grandes produtores e exportadores de alimentos, com nações do Caribe, que padecem problemas de insegurança alimentar, são extremamente vulneráveis à mudança do clima e têm fragilidades em suas estratégias de desenvolvimento rural.

Otero destacou que uma das lições deixadas pela pandemia é que é necessário implementar mais ações de cooperação, que sejam mais modernas e nas quais parceiros dos setores público e privado atuem em conjunto.

Mais informações:

Gerência de Comunicação Institucional

comunicación.institucional@iica.int