Ir Arriba

Associações de agrônomos, veterinários e economistas agrícolas das Américas impulsionarão com o IICA o desenvolvimento de protocolos agropecuários e de comércio pós-Covid-19

Asociaciones
Os representantes destacaram a importância de um enfoque multidisciplinar para responder de maneira integral aos desafios do setor rural, assim como a necessidade de fortalecer a atualização de conhecimentos professionais para a utilização efetiva de ferramentas tecnológicas

San José, 18 de maio de 2020 (IICA) – Associações pan-americanas de professionais de agronomia, veterinária e economia agrícola unirão esforços com o IICA para desenvolver protocolos unificados de prevenção da Covid-19 que facilitem a continuidade dos sistemas produtivos e impulsionem o intercâmbio comercial de produtos agropecuários nas Américas.

Em uma videoconferência, Manuel Otero, Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e representantes desses setores professionais acordaram em apoiar os esforços de capacitação em áreas de trabalho vitais para o setor agropecuário.

Entre os grupos que participaram do diálogo com o IICA estão a Associação Pan-americana de Ciências Veterinárias (PANVET), a Federação Argentina de Engenharia Agronômica (FADIA), a Associação Argentina de Economia Agrária, o Conselho de Professionais do Agro, Alimentos e Agroindústria (CPIA) daquele país e a Associação de Engenheiros Agrônomos do Uruguai, assim como reconhecidos professionais com trajetória na academia e em outros setores.

Os representantes destacaram a importância de um enfoque multidisciplinar para responder de maneira integral aos desafios do setor rural, assim como a necessidade de fortalecer a atualização de conhecimentos professionais para a utilização efetiva de ferramentas tecnológicas que impulsionem a agricultura 4.0 e respondam com eficácia aos novos requerimentos dos setores produtivos que surgirão após a atual pandemia.

Para desenvolver estas habilidades, consideraram vital trabalhar com o IICA, dado a capacidade de resposta do organismo.

“A pandemia ressaltou o papel da agricultura e a necessidade de dirigir esforços para melhorar a produtividade de maneira sustentável, com um melhor aproveitamento dos recursos. O IICA é um ator fundamental para alcançar estes objetivos”, assinalou Bernardo Cané, veterinário argentino e consultor que participou da reunião.

“A atual pandemia reflete o conceito de ‘Uma Saúde’, que assinala o vínculo entre a saúde dos seres humanos e a dos animais e do meio ambiente. Além disso, é importante incorporar a esta visão holística com novos elementos como a bioeconomia, que é fundamental na reativação econômica dos países”, afirmou Macarena Vidal, presidente da PANVET.

O IICA, como organismo especializado em agricultura das Américas e em desenvolvimento sustentável do meio rural, organizou nos últimos dois meses uma grande quantidade de reuniões virtuais com ministros e secretários de Agricultura do hemisfério, tanto em nível sub-regional como bilateralmente, assim como com multinacionais, grandes atores da cadeia agroalimentar americana e organismos internacionais, entre outros parceiros.

“Demos um passo a mais na construção do novo tecido social no qual temos que nos apoiar para fortalecer a agricultura das Américas, um setor que será determinante na recuperação da economia pós-Covid-19 e que já é fundamental para preservar a segurança alimentar, durante e depois da emergência pelo coronavírus”, expressou o Diretor Geral do IICA, que reafirmou o papel do Instituto como facilitador e ponte estratégica de soluções inovadoras a serviço dos países.

 

 

Mais informação:

Gerência de Comunicação Institucional

comunicacion.institucional@iica.int