Ir Arriba

Em novo impulso para recuperar a agricultura após a catástrofe vulcânica, São Vicente e Granadinas recebe outra doação de sementes coordenada pelo IICA

Semillas2
Participaram da entrega: o Ministro da Agricultura de São Vicente e Granadinas, Saboto Caesar; o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero; a executiva responsável pela área Legal, de Patentes e Conformidade da Bayer AG, Alejandra Castro; e a Gerente de Comunicação da Bayer Crop Science, Belén González. Além de: a Vice-presidente dos Cascos Blancos, Mariana Galvani; e os representantes do IICA na Argentina, Brasil, Chile, Estados do Caribe Oriental e Suriname, Caio Rocha, Gabriel Delgado, Hernán Chiriboga, Gregg Rawlins e Curt Delice, respectivamente. Assim como os assessores especiais Ignacio Hernaiz e Jorge Werthein.

São José, 26 de novembro de 2021 (IICA) — São Vicente e Granadinas recebeu uma nova doação de sementes, dessa vez da companhia Bayer AG, em um novo impulso à recuperação produtiva do país após as erupções vulcânicas que desde abril assolaram a produção agropecuária e colocaram a segurança alimentar em risco.

Além da Bayer, a nação caribenha recebeu doações de sementes de variedades vegetais da Argentina, Brasil e Chile, com a coordenação técnica do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O vulcão La Soufrière teve sua primeira grande erupção em abril passado e desde então aconteceram outras 32 erupções. Cerca de 20.000 pessoas tiveram que ser evacuadas de suas moradias, a maioria delas, agricultores, uma vez que as terras mais próximas ao vulcão são usadas em sua maior parte para a produção agropecuária.

“Estamos trabalhando vigorosamente para aumentar a nossa produção e elevar a produtividade. Agradecemos todas as contribuições recebidas no tempo preciso para que nossos agricultores familiares recebam benefícios significativos e, assim, reduzir nossas importações de alimentos”, disse o Ministro da Agricultura, Florestas, Pesca, Transformação Rural, Indústria e Trabalho de São Vicente e Granadinas, Saboto Caesar, ao falar no ato em que a nova doação foi oficializada.

“Essa doação nos permitirá dispor de um suprimento de alimentos adequado para a nossa população nos próximos meses e continuar a caminho de uma agricultura mais resiliente em 2022. Essas ações devem ser vistas como um caminho de solidariedade a seguir, e agradeço ao IICA, pois um amigo em época de necessidade, é um amigo de verdade”, acrescentou Caesar.

Além das contribuições da Bayer AG, o país caribenho recebeu sementes de melão, melancia, alface, brócolis, acelga, cenoura, pepino, milho, tomate e outras verduras, que foram entregues pela Asociación de Semilleros Argentinos (ASA) e pela Plantec, do Chile, em coordenação com a organização da chancelaria argentina Cascos Blancos e o IICA.

“As sementes assegurarão a recuperação e a continuidade da produção agrícola na nação do Caribe” disse Mariana Galvani, Vice-presidente dos Cascos Blancos, que também manifestou a disponibilidade para enviar uma missão de apoio técnico em temas como a qualidade da água e a recuperação dos meios de vida. 

As erupções, segundo dados do Ministério da Agricultura local, causaram a perda de 100% dos cultivos de hortaliças.

“Acreditamos que, nessas situações, sempre são necessárias ações urgentes e precisas que atendam aos mais necessitados de forma imediata e sustentem ações de longo prazo que contribuam para um setor agrícola mais competitivo e eficiente”, disse o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.

“Confiamos que essas doações combinadas com o aporte humano levem a um momento de impulso crítico para proporcionar alívio aos agricultores e fortalecer a posição protagonista do Ministério da Agricultura no esforço de recuperação”, afirmou Otero.

A executiva responsável pela área Legal, de Patentes e Conformidade da Bayer AG, Alejandra Castro, agradeceu o apoio do IICA, por seu papel de ponte para a concretização dessas doações e por contribuir para o desenvolvimento agrícola e rural nas Américas.

No total, calcula-se que a contribuição de sementes para o país caribenho alcançou 300 mil dólares.

A provisão de sementes sustentará a recuperação da agricultura, que é fundamental para a segurança alimentar e nutricional, uma vez que a queda mais abundante e o impacto mais severo das cinzas ocorreram na parte da ilha justamente dedicada à atividade produtiva.

Mais informações:

Gerência de Comunicação Institucional

comunicacion.institucional@iica.int