Ir Arriba

IICA apoia a implementação de um sistema de bombeamento solar submersível que abastece de água famílias camponesas na Bolívia

Sistema de bombeo solar sumergible.
Sistema de bombeamento solar submergível

La Paz, 27 de maio de 2022 (IICA).-Famílias da comunidade camponesa boliviana de Aguas Negras já têm de água para consumo próprio, para o gado e a irrigação de hortas familiares graças à instalação de um sistema de bombeamento solar submergível, implementado graças ao Fundo de Acesso Sustentável à Energia Renovável e Tecnologias Eficientes (FASERTe) com financiamento da Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) pelo Projeto EnDev e implementado na Bolívia pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

A comunidade se dedica à criação de gado e à produção de milho, mandioca e arroz, localizando-se a 80 quilômetros do município de Roboré, no departamento de Santa Cruz. Uma estrada de terra é a única rota para o lugar, sem serviço de energia elétrica nem sinal de telefone.

“Isso significa vida, para todos os nossos irmãos da comunidade, mas, acima de tudo, para as crianças, ajuda na irrigação das plantas e das hortas”, disse Justo Batallán, dirigente da Organização Territorial de Base (OTB) Aguas Negras.

Batallán disse: “ficamos surpresos, nunca vimos esse benefício de painéis solares para acionar uma bomba de água e distribuir para nossas casas”.

A tecnologia do sistema de bombeamento solar submergível instalada foi projetada para abastecer 20 mil litros por dia, gerando uma capacidade por hora de até 3 mil litros. O sistema beneficia 26 famílias diretamente em tubulações e torneiras.

O professor da unidade educacional da comunidade, Pedro Wahijas, comentou que antes da instalação do sistema, os moradores da comunidade se abasteciam com água de um poço utilizando uma bomba manual. “Às vezes, a bomba dava defeito e tínhamos que do rio em baldes e carrinhos, esse sistema é benéfico”, disse.

A comunidade aportou como contrapartida a construção da estrutura que suporta os tanques a quatro metros de altura.

Unidad Educativa Agua Negra se beneficia con agua a través de la bomba.
Unidade Educacional Agua Negra se beneficia com água por meio da bomba.

O FASERTe é um fundo aberto cuja finalidade é facilitar a execução de projetos pelo financiamento de recursos econômicos destinados a atividades e iniciativas que fomentem o uso e a aplicação de tecnologia com energia renovável e eficiência energética em diversas modalidades de cooperação, entre elas a vinculação e o fortalecimento de mercados, usos produtivos e infraestruturas sociais e comunitárias.

Marco Romero, coordenador técnico nacional do FASERTe, destacou que a equipe técnica da Bolívia está realizando tarefas de monitoramento e avaliação em campo das diferentes iniciativas de comercialização realizadas pelas entidades executoras, “que foram beneficiadas com os fundos concursáveis, em zonas rurais de difícil acesso, na busca permanente de articular oferta e demanda para uma eficiente implementação de energias modernas em diferentes usos produtivos agropecuários”, expressou.

A FASERTe, também busca dinamizar e promover o mercado de tecnologias de energia renovável e de eficiência energética (TERe), enfatizando especialmente o envolvimento e empoderamento de mulheres e jovens, contribuindo na mitigação e a adaptação frente aos efeitos da mudança do clima na Bolívia.

Mais informação:
Gerência de Comunicação Institucional do IICA.
comunicacion.institucional@iica.int