Ir Arriba

Durante o evento, que discutiu a jornada de cooperação técnica com o estado, Gabriel Delgado, coordenador da Região Sul e representante do IICA no Brasil, entregou o diploma “Alma da Ruralidade” à jovem líder rural do município Betânia, Francisca Neri

IICA celebra 30 anos de cooperação técnica com governo do Piauí e parceiros

País de publicação
Brasil
Evento 30 anos IICA-PI
Da esquerda da direita: Herbert Buenos Aires, superintendente da Seduc; secretária do Planejamento, Rejane Tavares Silva; governadora Maria Regina Sousa; Gabriel Delgado, representante do IICA,; e secretária da Agricultura Familiar Patrícia Vasconcelos Lima /foto: Geyrlis Silva

Teresina, 30 de agosto de 2022 IICA - No marco dos 80 anos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, celebrado este ano, o IICA e o estado do Piauí celebram na terça-feira, 30/08/22, 30 anos de cooperação técnica e rede de parcerias em uma solenidade que contou com a presença da governadora do estado, Maria Regina Sousa, do coordenador da Região Sul do IICA e representante no Brasil, Gabriel Delgado, da secretária de Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos Lima, e a secretária de Planejamento, Rejane Tavares da Silva, além de representantes de diversas instituições sociais locais e de projetos implementados pela rede de parceiros no estado.

“O IICA é uma benção para o estado, junto com o Fida, o Banco Mundial e o BID, que trazem os recursos, pois o estado não tem recursos suficientes para tudo o que tem sido feito. Conversando com os trabalhadores é possível ver o quanto a vida das pessoas já mudou e são muitas famílias. Tem programa com 35 mil famílias capacitadas e produzindo, e o FIDA aposta muito nisso e o IICA é o parceiro ideal para dar assistência”, disse a governadora.

Ao longo de 30 anos, o IICA participou da gestão de sete projetos no Piauí. O primeiro deles foi a Avaliação do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural – PAPP (1993-1996). O Projeto Áridas (1995-1996) propôs uma nova estratégia de desenvolvimento regional. No âmbito da parceria com o Banco Mundial, o IICA participou de projeto para o combate à pobreza (1997-2007) e do projeto de crédito fundiário (2003-2007). O Instituto foi parte da estratégia de desenvolvimento do turismo piauiense, pelo programa Prodetur (1997-1998), e da elaboração do zoneamento ecológico e econômico do núcleo original de desertificação de Gilbués (2010).

Redução da Pobreza - A partir de 2014, o IICA foi parceiro na gestão do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), financiado pelo FIDA e pelo governo do Piauí e implementado pela Secretária de Agricultura Familiar e mais de 200 parceiros locais. No âmbito do PVSA, que será encerrado este ano, em evento promovido pelo governo do Piauí e pelo Fida com parceiros no próximo dia 1º de setembro, o IICA participou do Intercâmbio de Juventude Rural para a Formação de Facilitadores em Gestão Social, Liderança Organização e Empreendedorismo e do Estudo sobre a Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura no sertão do Piauí, ambos em 2018.

De acordo com o Relatório de Avaliação de Impacto do PVSA, elaborado pela Universidade Federal de Viçosa, o índice de pobreza multidimensional da população beneficiada pelo PVSA teve queda de 10%. Outros resultados mostraram que pelo menos 75% das famílias aumentaram em 20% a renda média agrícola e não agrícola e 20% relataram melhorias no índice de propriedade de bens domésticos. Além disso, 18% informaram aumento anual dos volumes de vendas de produtos comercializados apoiados pelo Projeto. Com relação à produção, 60% das famílias afirmam que houve incremento e o mesmo número de famílias relatam a adoção de novos, tecnologias ou práticas.

 

“Foram vários os aprendizados e conquistas. Foi possível observar o surgimento de diversas lideranças locais e o fortalecimento de relevantes cadeias produtivas para o estado, que permitiram promover o desenvolvimento rural sustentável no Piauí”, disse Gabriel Delgado. “O sucesso do projeto Viva o Semiárido foi fruto da construção de uma sólida aliança entre instituições e atores sociais, que envolveu órgãos do governo, organismos internacionais, universidades e representantes da sociedade civil organizada, que puderam desenvolver tecnologias, projetos, estratégias, capacitações, gerando renda e emprego no Estado e reduzindo a pobreza rural. O projeto considerou como focos de sua atuação o bem-estar no campo, a segurança alimentar e a inclusão de jovens e mulheres rurais”, emendou Delgado, para quem o encerramento do PVSA não significa um fim, mas o inicio de novas parcerias.

 

“Desde 2015, quando compusemos a Secretaria da Agricultura Familiar e Crédito Fundiário, de lá pra cá vivenciamos uma grande diferença em vários projetos, dentre ele o Viva o Semiárido. Temos a grata satisfação de contar a parceria com o IICA e parceiros e um trabalho ao longo de 30 anos, além de relação de confiança que foi construída”, afirmou a secretária Patrícia Lima Vasconcelos.  

“A parceria com o IICA gerou aporte técnico para metodologias de capacitação dos agricultores familiares, gerou gestão do conhecimento, divulgação e visibilidade internacional e, mais importante, capacitação dos quadros técnicos do estado”, disse a secretária Rejane Tavares Silva. Os presentes assistiram a um vídeo com depoimentos de representantes de outros organismos internacionais parceiras , que não puderam estar presentes, como Clauss Reiner, representante n Brasil do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Morgan Doyle, representante no Brasil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Marie Paviot, economista agrícola sênior do Banco Mundial.

Delgado entrega Alma da Ruralidade a Francisca Neri
Delgado entrega diploma 'Alma da Ruralidade" à jovem líder rural Francisca Neri

Alma da Ruralidade - Gabriel Delgado entregou o diploma “Alma da Ruralidade” à Francisca Nery, jovem liderança rural de Betânia, que este ano recebeu o reconhecimento do IICA por seu destaque à frente da ovinocaprinocultura em seu território, o município de Betânia, principalmente por inspirar e incentivar a juventude local. O “Alma da Ruralidade” é parte de uma iniciativa do IICA para homenagear homens e mulheres que deixam rastro e fazem a diferença no campo do continente americano, fundamental para a segurança alimentar e nutricional e a sustentabilidade ambiental do planeta.

A solenidade foi encerrada com uma apresentação do grupo “As Fulô do Sertão” 

Os presentes assistiram a um vídeo com depoimentos de representantes de outros organismos internacionais parceiras , que não puderam estar presentes, como Clauss Reiner, representante n Brasil do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Morgan Doyle, representante no Brasil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Marie Paviot, economista agrícola sênior do Banco Mundial.

Contatos de Imprensa:

Governadoria: geneidesantos@hotmail.com

IICA: claudia.dianni@iica.int

Secretaria de Agricultura Familiar:  pedrosafpi@gmail.com

Secretaria de Planejamento:  cristiana.moraes@seplan.pi.gov.br