Ir Arriba

Microsoft, Ministério da Educação da Costa Rica e IICA apoiam a inserção de alunas do ensino médio em áreas STEM

Digi Cp
Estudantes de colégios técnicos do país participaram de seminários e compartilharam com mulheres líderes sobre temas STEM, nome dado às áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemáticas.

São José, 16 de junho de 2022 (IICA) — 125 alunas de colégios técnicos da Costa Rica contam com mais e melhores ferramentas para se aventurar na tecnologia, nas ciências, na engenharia e nas matemáticas (STEM, sigla em inglês), como parte de uma iniciativa da Microsoft com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Ministério da Educação Pública (MEP) da Costa Rica.

Trata-se da DigiGirlz, que procura incentivar a educação técnica de meninas e adolescentes para que possam enfrentar os desafios das economias globalizadas no setor das áreas STEM.

As estudantes participantes têm entre 12 e 19 anos e foram selecionadas juntamente com o MEP para visitar a Sede Central do IICA, em São José, e assistir a seminários ministrados por mulheres líderes em STEM sobre inteligência artificial, desenvolvimento de aplicações e programação.

“O que buscamos é empoderá-las como mulheres e as aproximar dessas áreas. Nivelar a participação feminina em STEM é muito importante”, expressou Margarita Morera, Diretora Regional de Educação da Microsoft para a América Central, Panamá e Venezuela.

“Como mulheres, devemos levantar uma bandeira de liderança, saber que precisamos seguir em frente e que a tecnologia nos oferece muitas oportunidades. O estudo é um trampolim para que vocês possam progredir, viver em uma economia mais estável e ajudar suas famílias”, disse Rocío Solís, Vice-Ministra Acadêmica do MEP.

“Essa é uma oportunidade que nos é dada para dispor de ferramentas e ter os nossos próprios empreendimentos”, acrescentou.

O Foro Econômico Mundial estima que, em 2030, 77% dos trabalhos exigirão habilidades em tecnologia. A demanda é crescente, mas não atendida, aliada ao fato de haver um grande déficit de mulheres em áreas STEM. De acordo com a UNESCO, no mundo, apenas 35% dos estudantes de educação superior nessa área são mulheres; além disso, no setor de software, a representação feminina não costuma passar de 10%.

“O acesso e o uso de tecnologias digitais são fundamentais para reduzir os hiatos que existem em nossas sociedades, como de gênero e de exposição a oportunidades de desenvolvimento para as meninas e as jovens do mundo rural, uma população especialmente vulnerável em nossa região. Para o IICA, fazer parte dessa iniciativa da Microsoft é muito importante, pois é consistente com a nossa visão de que apenas integrando esforços, a agricultura e demais setores podem ser mais inclusivos, equitativos e resilientes”, afirmou Manuel Otero, Diretor Geral do IICA.

O IICA e a Microsoft mantêm uma parceria para enfrentar o hiato de gênero em tecnologia e o hiato digital em zonas rurais das Américas. A tecnologia Minecraft da empresa é uma das ferramentas mostradas no Centro de Interpretação do Amanhã da Agricultura (CIMAG) do Instituto como parte das soluções para modernizar o setor agrícola e atrair a mais jovens para profissões vinculadas a essa atividade produtiva.

Em sua décima segunda edição, realizada de maneira virtual no Panamá, na Costa Rica, em Honduras, na Guatemala e em El Salvador, o programa DigiGirlz capacitou jovens para que se desenvolvam em um mundo cada vez mais digitalizado. Os seminários foram especialmente projetados para fornecer às jovens a oportunidade para aprender e desenvolver habilidades STEM e equipá-las com a curiosidade e as habilidades necessárias para a era da Quarta Revolução Industrial.

Desde 2010, quando iniciou o programa, mais de 15.000 meninas e adolescentes centro-americanas fizeram parte dessa jornada anual de desenvolvimento em habilidades tecnológicas e palestras.

Mais informações:

Gerência de Comunicação Institucional

comunicacion.institucional@iica.int