Ir Arriba

Ministério da Agricultura da Costa Rica lança Escola para Líderes Rurais com apoio do IICA

Escuela de líderes
O lançamento da Escola para Líderes Rurais contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Laura Bonilla (centro), e do Representante do IICA na Costa Rica, Miguel Arvelo, entre outros funcionários de ambas as instituições.

São José, 9 de setembro de 2022 (IICA) — O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG) da Costa Rica e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) inauguraram uma Escola de Líderes Rurais no país, buscando fortalecer as capacidades técnicas e as habilidades interpessoais das juventudes rurais para promover o desenvolvimento de suas comunidades e avançar para a segurança alimentar e a sustentabilidade.

A escola foi inaugurada no Centro Cívico de Guápiles, na província de Limón, no Caribe costarriquenho, com a presença do Presidente do país, Rodrigo Chaves Robles; da Ministra do MAG, Laura Bonilla; e do Representante do IICA na nação, Miguel Arvelo.

Participarão da primeira etapa da iniciativa 60 homens e mulheres de 16 a 30 anos de diferentes regiões do país. Prevê-se que, em dezembro de 2022, sejam capacitadas 110 pessoas.

A metodologia de ensino que será aplicada será a de aprender fazendo, dada a sua capacidade de replicação e dimensionamento, sendo há anos validada pelo IICA.

“Com suas capacidades criativas e tecnológicas, vocês, jovens, não só extrairão da terra os produtos que venderão em diferentes mercados, mas talvez inclusive além de nossas fronteiras. Também extrairão sonhos e oportunidades para suas famílias e (por que não?) para outras pessoas que se unirão a seus empreendimentos como parceiros ou colaboradores”, disse Rodrigo Chaves.

“O nosso objetivo é formar os novos agricultores do milênio pela seleção de jovens de diferentes regiões do país. Vamos fortalecer suas capacidades e conhecimentos a fim de proporcionar ferramentas que facilitem a sua participação nos processos de transformação do setor para uma agricultura mais competitiva e sustentável”, afirmou a Ministra Bonilla.

De acordo com Miguel Arvelo, a ideia é fortalecer as capacidades dos jovens rurais, com ênfase especial em mulheres que estudem em colégios técnicos profissionais, “assim como os filhos de agricultores ou jovens que estejam envolvidos com uma câmara ou associação de produtores agrícolas”.

Além de fortalecer seus conhecimentos técnicos em agricultura, o objetivo é que os participantes da Escola de Líderes Rurais aprendam sobre liderança, trabalho em equipe e outras habilidades interpessoais — conhecimentos úteis para processos de tomada de decisões ou para a geração de soluções práticas aos desafios de suas comunidades.

A capacitação, que começará neste mês, será em três módulos: agricultura digital, resiliência da agricultura e empreendedorismo.

Os primeiros beneficiários foram selecionados pelas sedes regionais de extensão do MAG e são oriundos de comunidades costarriquenhas com amplas necessidades de desenvolvimento.

Essas pessoas poderão adquirir habilidades na criação de protótipos eletrônicos, impressão 3D, voos de drones, gestão sustentável dos recursos naturais, construção de habilidades comerciais e marketing, entre outros temas.

 

Mais informações:

Gerência de Comunicação Institucional

comunicacion.institucional@iica.int