Ir Arriba

Eleito por aclamação na reunião da Junta Interamericana de Agricultura, ele permanece à frente do Instituto por mais mandato entre 2022 e 2026

O ARGENTINO MANUEL OTERO FOI REELEITO DIRETOR-GERAL DO IICA

País de publicação
Brasil

 

Veterinário especialista em desenvolvimento sustentável, o argentino Manuel Otero já foi representante n Brasil em duas ocasiões
Médico Veterinário, o argentino Manuel Otero já foi representante do IICA no Brasil duas vezes

São José, 1º de setembro de 2021 (IICA) - O veterinário argentino Manuel Otero foi reeleito diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), no âmbito da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2021. Ele terá um novo mandato entre 2022 e 2026 à frente do organismo internacional especializado em desenvolvimento agrícola e bem-estar rural.

A proposta de reeleição teve total apoio do Itamaraty e foi apresentada na Conferência pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca argentino, Luis Basterra, que agradeceu a seus pares do Hemisfério pelo apoio ao candidato argentino.
Otero assumiu o cargo de diretor-geral do IICA por um período de quatro anos em 16 de janeiro de 2018, e foi novamente ratificado no cargo pelos ministros e secretários representantes de 33 países americanos que participaram da Conferência Ministerial, cujas sessões sediaram a reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), órgão máximo de governança do IICA.

Os ministros da Agricultura das Américas reelegeram o diretor-geral do IICA, destacando a gestão inovadora realizada por Otero em seu primeiro mandato à frente do organismo internacional.

“Desejo agradecer e expressar que este apoio é o reconhecimento à liderança e ao caráter inovador da gestão do Dr. Otero à frente do IICA, e se baseia, principalmente, em sua capacidade de perceber e compreender as mudanças necessárias que os novos tempos exigem, em termos de produção agropecuária, e que requerem nossos sistemas agroalimentares”, disse o ministro Basterra.

“Seu mandato se destacou por sua competência gerencial e em facilitar o diálogo entre os países das Américas. Não se pode negar o papel do IICA na união por objetivos comuns. Desejo êxito neste novo mandato ”, afirmou  ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, presidenta da Conferência e da JIA, posição a partir da qual liderou os trabalhos.

“Agradeço esta demonstração de apoio pelo que foi feito e de confiança pelo que ainda vamos fazer. Este diretor-geral vê o IICA como uma instituição a serviço dos países e entende seu papel de fiel intérprete das prioridades e demandas dos Estados membros ”, disse Otero.

“Manifesto meu compromisso de consolidar o IICA como organismo de excelência em cooperação técnica a serviço dos países, com a convicção de que o futuro de nossos povos está na transformação da agricultura em bases sustentáveis”, acrescentou.

O ministro da Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Renato Alvarado, ressaltou que Otero realizou um trabalho "tenaz" e que, sob sua gestão, o IICA passou por uma transformação importante e aproximou os países, que compartilharam experiências e contribuíram para o desenvolvimento da agricultura familiar. “É um líder que promoveu uma visão de uma agricultura com rosto humano”, acrescentou.

Santiago Bertoni, ministro do Paraguai, destacou “os esforços de Otero para fortalecer o IICA, o apoio a todos os ministérios da Agricultura da região e o alto nível de coordenação que tem permitido fortalecer a posição regional nos diferentes foros”.

“Como país, sentimos o apoio do IICA e como governo agradecemos e dizemos que o IICA é nosso aliado e amigo. Estamos entusiasmados com o desafio de sermos capazes de liderar o setor agrícola ”, disse, por sua vez, o ministro da Agricultura e Pecuária de El Salvador, David Martínez.

Da Guiana, o ministro Zulfikar Mustapha também enviou cumprimentos, assim como a ministra do Chile, María Emilia Undurraga, os ministros da Jamaica, Floyd Green; de Barbados, Indar Weir, e de São Vicente e Granadinas, Saboto Caesar, além dos chefes de delegações dos Estados Unidos, Jason Hafemeister; e de outras nações do continente.

A recondução ao cargo de diretor-geral do IICA foi decidida por aclamação dos ministros da Agricultura, reunidos virtualmente. A sede do IICA está localizada em San José da Costa Rica e a organização possui representações em todo o continente americano.