Ir Arriba

Os desafios para transformar os sistemas agroalimentares: um debate de alto nível na entrega do Prêmio Mundial de Alimentação

Los participantes intercambiarán ideas e información acerca de cuáles son las acciones que se requieren para lograr sistemas agroalimentarios más sostenibles en la región.
Os participantes trocarão ideias e informações sobre as ações requeridas para se chegar a sistemas agroalimentares mais sustentáveis na região

São José, 20 de outubro de 2021 (IICA). As transformações necessárias dos sistemas agroalimentares para se enfrentar os desafios propostos pela recuperação pós-pandemia serão discutidas em um evento organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) paralelamente à cerimônia do Prêmio Mundial da Alimentação 2021.
 
Altos funcionários do setor agrícola da América Latina e do Caribe se unirão a executivos de relevantes companhias do setor privado, acadêmicos de prestígio e representantes de organizações da sociedade civil para esse debate, que acontecerá na quinta-feira 21 de outubro.
 
Entre os palestrantes estará o cientista Rattan Lal, considerado a maior autoridade mundial em ciências do solo, Prêmio Mundial de Alimentação em 2020 e Embaixador de Boa Vontade do IICA. Lal dirige o Centro de Gestão e Sequestro de Carbono (C-MASC) da Universidade Estadual de Ohio.
 
Com ele participarão: José Ángel López Camposeco, Ministro da Agricultura, Pecuária e Alimentação da Guatemala; Indar Weir, Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar de Barbados; Fernando Zelner, Assessor Especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil; Natasha Santos, Vice-Presidente de Estratégia e Assuntos para Atores Globais da Bayer; Arturo Durán, Diretor Sênior do Agro para a América Latina da Pepsico; José Ysambert, Chefe de Responsabilidade Empresarial da Syngenta para a América Latina Norte; Eugenio Díaz Bonilla, Responsável pelo Programa para a América Latina e o Caribe no Centro Internacional de Pesquisas sobre Políticas Alimentares (IFPRI, sigla em inglês); e Manuel Otero, Diretor Geral do IICA.
 
Os participantes trocarão ideias e informações sobre as ações requeridas para se chegar a sistemas agroalimentares mais sustentáveis na região – principal exportadora líquida de alimentos no plano internacional – e no mundo.
 
Essa discussão ocorrerá menos de um mês depois da Cúpula sobre Sistemas Alimentares convocada pelas Nações Unidas, da qual o continente americano foi o único que participou com uma mensagem convergente. Trata-se do documento consensual dos Estados membros do IICA que destacou o lugar central dos agricultores nas decisões sobre a produção de alimentos, a necessidade de que as mudanças empreendidas se baseiem na ciência e o reconhecimento de que a agricultura é parte da solução dos desafios da produção e do consumo de alimentos.
 
O debate, focado no quadro da premente necessidade de parceria entre agricultura e sustentabilidade, será levado a cabo na data do início da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP26), que reunirá os líderes de mais de 200 países entre 31 de outubro e 12 de novembro em Glasgow, Escócia.
 
O Prêmio Mundial da Alimentação reconhece realizações excepcionais que contribuem para o progresso da humanidade em quantidade, qualidade, disponibilidade ou acesso à alimentação. É concedido pela Fundação do Prêmio Mundial da Alimentação em outubro de cada ano e envolve um conjunto de discussões e atividades que se realizam em Des Moines, Iowa.

 

Mais informação:
Gerência de Comunicação Institucional do IICA.
comunicacion.institucional@iica.int