Ir Arriba

Ações para completar o Inventário Florestal Nacional integram projeto de US$ 9,7 milhões assinado entre IICA, MAPA e BID, que vai disponibilizar informações sobre a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pantanal

Parceria do IICA com o Serviço Florestal Brasileiro vai coletar e organizar informações em quatro biomas

País de publicação
Brasil

convenio SFB MAPA

Brasília, 30 de março de 2022 (IICA) –  O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) assinou carta-convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) - por meio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) -  e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para formalizar os termos e condições de cooperação técnica não-reembolsável para o Programa de Investimento Florestal (FIP), no valor de U$9,7milhões, com prazo de execução de quatro anos.

Trata-se de cooperação técnica prestada pelo IICA diretamente ao SFB/MAPA na produção de informações florestais para apoiar e orientar a gestão e a governança dos recursos florestais por parte do governo e do setor privado. O Projeto vai coletar, organizar e tornar amplamente disponível, no Sistema Nacional de Informação Florestais (SNIF), informações florestais de quatro biomas: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, para os quais o Inventário Florestal Nacional (IFN) não foi implementado ou completado. 

Com o Projeto, o SFB/MAPA pretende obter e atualizar dados e integrá-los no IFN, além de disponibilizá-los em diferentes canais para aprimorar a formulação e implementação de políticas públicas e promover a integração do manejo florestal privado e público. Serão elaborados e aperfeiçoados relatórios temáticos impressos para biomas e estados específicos, e disponibilizados no website do Serviço Florestal Brasileiro com temas vinculados às mudanças climáticas, biodiversidade e manejo florestal sustentável, gênero e informações relacionadas a questões socioeconômicas.

O IICA será responsável pela implementação, com foco na gestão técnica e administrativa, fiduciária e financeira do Projeto, de acordo com as políticas e procedimentos do BID, de modo a assegurar a qualidade dos resultados almejados.  

Para o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Pedro Neto, a parceria vai contribuir para valorizar ainda mais a importância do Inventário Florestal Nacional. "O projeto terá duração de quatro anos e representa um importante avanço na inovação e modernização da produção de informações para conhecer a quantidade e qualidade dos recursos florestais", afirmou.

“Uma das principais importâncias deste projeto é que os dados coletados, catalogados e trabalhados servirão de referência para a construção e implementação de políticas públicas diferenciadas no manejo florestal do país, observando as especificidades e características dos biomas brasileiros, disse Gabriel Delgado, representante do IICA no Brasil. No IICA, a implementação do projeto ficará a cargo do coordenador-técnico, Heithel Silva.