Ir Arriba

Objetivo da iniciativa implementada pelo IICA e financiada pelo Fundo Verde é apoiar a recuperação pós-Covid de pequenos e médios produtores e agronegócios, mapear sistema de inovação e formular planos para este setor em 8 países da América Latina

Projeto Readiness realiza oficinas e cursos de capacitação no Brasil

País de publicação
Brasil
projeto Readiness
Financiado pelo Fundo Verde e implementado no Brasil, México, Colômbia, Guatemala, Uruguai, Equador, Bolívia e Peru 

Brasília, 24 de março (IICA) - A representação do IICA no Brasil realizou a oficina virtual Mapeamento de atores chave do Sistema de Inovação Nacional – SIN, no âmbito do projeto Readiness: “Pós COVID-19: Recuperação verde, segurança alimentar, sanitária e hídrica, fortalecida pelas inovações financeiras e tecnológicas nos países da América Latina.

O objetivo da oficina foi reunir gestores que lidam com o tema inovação para analisar, junto aos principais atores do Sistema Nacional de Inovação (SIN) do país, os resultados obtidos no mapeamento regional dos atores vinculados à inovação nas áreas de segurança alimentar, saúde e recursos hídricos.

 Além disso, reunir o grupo de especialista teve como propósito identificar soluções e respostas oferecidas pelos sistemas de inovação nos campos tecnológico, financeiro, ambiental e outros durante a pandemia de COVID-19 e Identificar e priorizar ações para alinhar o SNI com a agenda de recuperação verde pós-COVID.

“Inovação é um dos eixos transversais que permeiam todos os projetos do IICA e é, sem dúvida, condição cada vez mais necessária para o desenvolvimento, principalmente depois da pandemia, que acelerou processos tecnológicos, muitos deles disruptivos. Por isso, temos um grande trabalho pela frente em nossos esforços de não deixar ninguém para trás, sobretudo nas áreas rurais, onde as inovações podem demorar a chegar”, disse Gabriel Delgado, representante do IICA no Brasil, na abertura da oficina.

O objetivo do projeto Readiness é apoiar a recuperação de pequenos e médios agricultores e agronegócios no pós-pandemia. O projeto é financiado pelo Fundo Verde e implementado pelo IICA no Brasil, México, Colômbia, Guatemala, Uruguai, Equador, Bolívia e Peru com coordenação no Peru. No Brasil, o Ministério da Economia é a Autoridade Nacional Designada (NDA) e recebe também apoio do Ministério da Agricultura.  

A crise gerada pela pandemia é vista como uma oportunidade para acelerar a transformação do setor alimentar e agrícola, com o objetivo de aumentar sua capacidade de resiliência e de resistência diante de uma série de desafios, inclusive as mudanças climáticas. Por isso, nos encontros do Projeto são discutidas estratégias de recuperação dos setores de alimentação, saúde e água.

Capacitação - Em fevereiro, aconteceu a oficina “Recuperação Verde e Resiliência”, o primeiro encontro virtual do Readiness no Brasil, que reuniu pequenos e médios produtores e empreendedores e gestores públicos do setor. O objetivo foi conscientizar sobre o impacto da pandemia em matéria de segurança alimentaria, sanitária e de irrigação e reunir subsídios para o desenvolvimento de uma capacitação virtual disponibilizada em uma plataforma online entre os dias 14 e 31 de março, aberta aos oitos países participantes do Readiness.  

O objetivo do curso foi estimular o fortalecimento de pequenos e médios produtores e agronegócios por meio do acesso à informação com relação ao vigor da atividade agrícola pós-pandemia. O foco do curso foi voltado à segurança alimentar, saúde, equilíbrio ambiental e recuperação verde