Ir Arriba

A quarta roda virtual de negócios de cadeias agroalimentares da América Latina e do Caribe concretizou intenções comerciais por US$18 milhões

Rueda de negocios
A iniciativa ocorreu de 27 de setembro a 1 de outubro com um total de 543 empresas participantes.

São José, 13 de outubro de 2021 (IICA) — 543 empresas, em sua maioria da América Latina e do Caribe, participaram de uma roda de negócios virtual para promover vínculos comerciais e redes nas cadeias agroalimentares da região e consolidar e diversificar seus mercados de exportação no contexto da recuperação econômica.

A roda ocorreu de 27 de setembro a 1 de outubro de 2021, com a participação de empresas que concretizaram intenções de negócio de mais de US$18 milhões.

Participaram empresas compradoras e vendedoras da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela; além de compradores da Espanha e dos Estados Unidos.

O evento foi realizado na plataforma da Rede Centro-Americana de Comércio (REDCA) e organizada pela Secretaria de Integração Econômica Centro-Americana (SIECA), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a FAO e a Secretaria Executiva do Conselho Agropecuário Centro-Americano (SECAC); com apoio da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), a Associação Latino-Americana de Supermercados (ALAS) e o Centro Regional de Promoção da Micro, Pequena e Média Empresa (CENROMYPE).

Por essa iniciativa, promoveu-se a comercialização de produtos primários e seus derivados, alimentos transformados, fibras naturais de algodão, serviços de apoio à produção e serviços para a comercialização. 

Entre os subsetores que contaram com maior número de empresas se destacam: frutas e vegetais, café e cacau, grãos básicos e sementes, preparações alimentícias e snacks saudáveis, embalagens e serviços de distribuição, transporte e logística.

Desiree García, Diretora Executiva da SIECA, expressou: “A roda virtual de negócios, organizada em conjunto com o IICA, a FAO e a SECAC, permitiu a geração de vínculos comerciais entre as empresas da América Latina e do Caribe. Essas atividades fomentam o intercâmbio comercial e apoiam a recuperação econômica diante da Covid-19. Esperamos continuar a gerar essas atividades de promoção comercial para que cada vez mais empresas possam se somar para estabelecer contatos comerciais com potenciais parceiros estratégicos, clientes ou fornecedores, por reuniões virtuais, sem que precisem incorrer em despesas de mobilidade ou de representação”.

“Diante da pandemia, as empresas de produtos alimentares precisaram buscar novos canais de comercialização. E novas formas de fazer negócios virtualmente, por meio dessas rodas de negócios, estão tornando mais fácil que respondam a essa irrupção”, afirmou Oswaldo Segura, Especialista de Comércio e Competitividade da SECAC.  

“Essa quarta edição contou com a participação de mais de 20 países que representavam todas as regiões da América Latina e do Caribe, esperamos que essa ampla diversidade de destinos favoreça as empresas e organizações de produtores para que consolidem e diversifiquem sua presença nos mercados regionais, contribuindo assim para a segurança alimentar e nutricional e para acelerar o processo de recuperação econômica diante da COVID-19 na região” comentou Daniel Rodríguez, Gerente do Programa de Comércio Internacional e Integração Regional do IICA.

¨Já são quatro edições bem-sucedidas da roda de negócios para a cadeia agroalimentar. E podemos dizer que estamos consolidando um bem público regional a serviço das PME rurais, cooperativas e organizações de agricultura familiar para gerar espaços e oportunidades de inserção comercial em novos mercados. Esperamos que esses espaços virtuais continuem crescendo para fortalecer as redes comerciais na região e fomentar vínculos diretos entre os produtores e compradores¨ comentou Pablo Rabczuk, Oficial de Comércio e Sistemas Agroalimentares do Escritório da FAO na Mesoamérica.

As rodas de negócios virtuais são um ponto de encontro que permite às empresas estabelecer contatos comerciais com potenciais parceiros estratégicos, clientes ou fornecedores por meio de reuniões virtuais programadas pelos participantes de qualquer lugar do mundo por um dispositivo celular ou um computador com conexão à Internet para promover o desenvolvimento de redes de negócios no setor agroalimentar da América Latina e do Caribe e com isso fomentar o comércio intrarregional no contexto da COVID-19.

 

Mais informações:

Gerência de Comunicação Institucional

comunicacion.institucional@iica.int