Ir Arriba

Objetivo é profissionalizar a produção de frutas na região e gerar empregos, renda e oportunidades para os produtores rurais. Iniciativa do governo federal é parte de projeto de cooperação técnica com o IICA

Rota da Fruticultura no Distrito Federal e Entorno é lançada

País de publicação
Brasil

Brasília, 14 de junho de 2021 – Foi inaugurada a Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF), foco de Projeto de Cooperação Técnica do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

O objetivo da Rota da Fruticultura da Ride/DF é profissionalizar esta cadeia produtiva e integrar os subsistemas de insumos, produção, extrativismo, processamento e comercialização por meio da criação de sistemas agroflorestais, agroindustriais e de serviços especializados.

A Rota está inserida no Projeto de Cooperação Técnica BRA/IICA/13/001 - Interáguas -, com execução nacional do MDR (nº 80/2018), desenvolvida e implementada pela Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU).

O projeto inclui capacitação para os produtores rurais, que será feita em parceria com o IICA. “O interior de nossos países americanos vive da agricultura, e a geração de riqueza tem muito a ver com o desenvolvimento dos países. Projetos de desenvolvimento sustentável como este são o futuro da alimentação do mundo”, afirmou Gabriel Delgado, representante do IICA no Brasil, que participou da solenidade de lançamento da Rota.

"Esta Rota para nós é muito importante. Existem quase 4,5 milhões de habitantes aqui no Distrito Federal e nas das cidades do Entorno. É uma região com um alto poder aquisitivo, ou seja, há um grande potencial de consumo de frutas e de hortaliças", destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Solenidade de lançamento do Polo de Fruticultura RIDE-DF/foto MDR
Solenidade de lançamento do Polo de Fruticultura da RIDE-DF- Foto: MDR

Potencial de Consumo - Segundo o Plano Diretor de Agricultura Irrigada do DF (PDAI-DF), há um déficit da produção de frutas como um todo e sobre o consumo domiciliar de 37.768 toneladas. A estimativa de consumo total acresce 31,2% à aquisição domiciliar. Assim, haveria um déficit agregado de produção de 34.006 toneladas, na RIDE, e de 58.237 toneladas, no Distrito Federal.

Os produtos no DF, cujas demandas locais são maiores do que as produções são abacaxi, laranja, mamão, manga, morango e uva. A eliminação desse déficit, com as produtividades registras em 2016, exigiria um plantio adicional de 1.358 hectares. Importante ressaltar que, no atual quadro da escassez de água, tendo o DF recém-saído de uma aguda crise hídrica, a demanda crescente de água para consumo populacional e produção agrícola requer o uso de ferramentas de planejamento, gestão e uso sustentável dos recursos naturais, fundamentais para gerar ciclos virtuosos crescimento, produção e renda.

É neste contexto que o planejamento estratégico para o desenvolvimento de um Polo de Fruticultura para a Ride – DF vai ao encontro de estudos desenvolvidos no âmbito da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevaf), da Embrapa, da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF (SFA/DF) e de outras instituições envolvidas na iniciativa.

O projeto contribui para a concretização dos objetivos da Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Um dos objetivos do PNDE é identificar e incentivar cadeias produtivas estratégicas, economicamente inclusivas e ambientalmente sustentáveis nos territórios prioritários. O público-alvo da iniciativa Rotas são os pequenos e médios empreendedores rurais.

No âmbito do projeto de cooperação técnica estão previstos a elaboração de um Plano de Comunicação e do desenho do piloto de uma Plataforma Interativa de Difusão de Informação Pública como ferramentas de implementação deste que está sendo desenvolvido para ser um “Polo Modelo” no país. 

Durante a solenidade de lançamento, a Codevasf fez a doação de quatro caminhões para transporte das mercadorias a cooperativas da região, e de três câmaras frias, que serão repassadas assim que as estruturas para recebê-las estiverem finalizadas.

A Coopermista é uma das instituições beneficiadas com a doação de um caminhão. E, em breve, também vai receber uma das câmaras frias. A cooperativa produz, por semana, mais de 60 toneladas de frutas e verduras. Entre as frutas, destacam-se a tangerina, o abacate, o limão e o maracujá. Segundo o secretário da instituição, Elson Marcelo da Silva, o novo veículo vai possibilitar escoar a produção para além do Distrito Federal e reduzir o valor do frete.

."Esta Rota da Fruticultura é muito importante para nós, vai ajudar no transporte de nossos produtos, na preparação dos canteiros. Vai contribuir muito com a nossa produção”, afirmou o presidente da Associação de Produtores Rurais da Fazenda Laje (Aprofal), Juscelino Jesus Santos.

Também participaram do lançamento da Rota da Fruticultura o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Schwanke, e o coordenador-geral de Sistemas Produtivos e Inovativos do MDR, Vitarque Coêlho, entre outros.