Ir Arriba

Sergio Díaz-Granados: “Queremos reforçar a coordenação CAF-IICA”

caf
O Diretor Geral do IICA, Manuel Otero; e o Presidente Executivo da CAF — banco de desenvolvimento da América Latina —, Sergio Díaz-Granados

São José, 20 de junho de 2022 (IICA) — O Presidente Executivo da CAF — banco de desenvolvimento da América Latina —, Sergio Díaz-Granados, manifestou a vontade do organismo multilateral de estreitar a cooperação com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), especialmente a partir de sua decisão de focar parte de suas ações no financiamento verde.

A CAF nasceu como um banco de fomento ao desenvolvimento para a região andina, mas hoje é um banco continental e também representa um dos bens públicos de integração financeira mais importantes da América Latina, lembrou Díaz-Granados em um recente diálogo com o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.

Ambos chegaram a um consenso na Cúpula das Américas, na reunião de Chefes de Estado e de Governo que aconteceu na cidade de Los Angeles, Estados Unidos.

“Nos últimos 25 anos, a CAF cresceu em presença, hoje já são 20 países acionistas da CAF e, nos últimos 54 anos, o banco ofereceu financiamentos de mais de 200.000 milhões de dólares”, indicou o Presidente Executivo da CAF.

Díaz-Granados, também explicou que “recentemente, o nosso diretório aprovou por unanimidade um aumento de capital de 7 bilhões de dólares para que o banco possa aumentar sua capacidade de empréstimos para a América Latina, os governos, as cidades, os governos subnacionais e o setor privado”.

Neste sentido, afirmou que os planos da entidade visam “dobrar o tamanho do banco nos próximos oito anos, e poderemos financiar ainda mais a governos, iniciativas e projetos de todo tipo”.

Nesse âmbito, o diretório da CAF “tem nos solicitado para focar parte de nossa ação em financiamento verde, ou seja, 40% do total do que vamos financiar de agora até 2026 cerca de 25 bilhões de dólares para o financiamento verde”, complementou o também ex-Ministro de Comércio e Indústria da Colômbia.

Financiamento verde para a segurança alimentar e a sustentabilidade

O Presidente Executivo da CAF também assegurou que “quando falamos de financiamento verde, estamos falando de um conjunto de iniciativas que incluem a agricultura sustentável. Daí a importância da coordenação da CAF com o IICA pela trajetória, a excelência e a capacidade do IICA nas Américas, especialmente na América Latina e no Caribe”.

Por isso, completou, “queremos reforçar essa coordenação da CAF com o IICA e poder caminhar juntos pelos desafios que a agricultura enfrenta na América Latina. Trabalhar juntos nos temas de segurança alimentar, de acesso a alimentos, de preparação do setor agrícola para a mudança do clima, para a mitigação da mudança do clima e, certamente, para a adaptação à mudança do clima. Esses serão os eixos de trabalho coordenado com o IICA. E quero agradecer a Manuel Otero e sua equipe pelo apoio que nos prestam para aproximar mais as duas instituições”.

 

Mais informações:

Gerência de Comunicação Institucional

comunicacion.institucional@iica.int