Ir Arriba

Encontro foi convocado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e organizado em conjunto com o IICA e a FAO para discutir efeitos do conflito no Leste da Europa no setor

TEREZA CRISTINA E GABRIEL DELGADO PARTICIPAM DE REUNIÃO COM MINISTROS DE AGRICULTURA NO IICA BRASIL

País de publicação
Brasil
Gabriel Delgado em Reunião com Tereza Cristina
Gabriel Delgado, ministra Tereza Cristina e equipe em reunião sobre impactos do conflito no Leste Europeu

Brasília, 16 de março de 2022 – A representação do IICA no Brasil recebeu a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, e sua equipe, para a realização da reunião hemisférica virtual de ministros de Agricultura convocada pela ministra, em sua condição de atual presidente da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), instância máxima de governança do IICA. O encontro abordou a crise desencadeada pela guerra no Leste Europeu, que tem afetado mercados de produtos alimentares, especialmente trigo, energia e o comércio de fertilizantes, que são insumos fundamentais para a produção de alimentos.

O representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado, acompanhou a ministra durante a reunião, que contou com a participação do diretor-geral do IICA, Manuel Otero, da sede do IICA, na Costa Rica, que reforçou a necessidade de concertação regional em momentos de conflitos.

“Como representante do IICA no Brasil, acompanhei, ao lado da ministra, esta imprescindível reunião de coordenação, convocada pela ministra e organizada em conjunto com o MAPA, neste momento crucial não apenas para o hemisfério, importante garantidor da segurança alimentar mundial por meio de sua produção e exportações, mas para todo o planeta. O IICA é parceiro do MAPA na busca de soluções para o equilíbrio do setor durante o conflito. Estamos atentos a todos os efeitos do conflito na produção, no comércio internacional e na segurança alimentar”, disse Delgado.  

Também participaram do encontro todos ministros de Agricultura dos 34 países membros do Instituto, inclusive o secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, o diretor-geral da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), QU Dongyu e a Enviada Especial da ONU para a Cúpula dos Sistemas Alimentares 2021, Agnes Kalibata.

Durante a reunião, os ministros enfatizaram a importância da coordenação da unidade regional para fortalecer a produção agropecuária da segurança alimentar diante da instabilidade nos mercados agrícolas causada pelo conflito na Europa do Leste, e pediram acesso pleno a insumos chave para a produção para evitar a escassez de alimentos e para mitigar a aceleração dos preços.

A ministra Tereza Cristina defendeu que os fertilizantes sejam excluídos do regime de sanções, a exemplo do que ocorre com os alimentos. Segundo ela, reprimir o comércio desses insumos afeta a produtividade do campo, reduz a disponibilidade de alimentos, reforça a tendência inflacionária das principais commodities e, como consequência final, ameaça a segurança alimentar, especialmente dos países mais vulneráveis.

O tema será encaminhado para a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).