Ir Arriba

Uma centena de representantes dos setores público e privado do Caribe se capacitaram em rotulagem nutricional de alimentos

El evento contó con casi 100 participantes de entidades públicas y privadas, en representación de los miembros de los comités nacionales del Codex Alimentarius.
O evento contou com quase 100 participantes de entidades públicas e privadas, em representação dos membros das comissões nacionais do Codex Alimentarius.

Bridgetown, Barbados, 12 de maio de 2021 (IICA). O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em colaboração com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e a Agência de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos do Caribe (CAHFSA, sigla em inglês), organizou um seminário virtual para promover o compromisso e a participação dos países do Caribe no Codex Alimentarius, em especial com o disposto pelo Comitê sobre Rotulagem de Alimentos e a rotulagem nutricional na parte frontal das embalagens dos produtos.

O evento contou com quase 100 participantes de entidades públicas e privadas, em representação dos membros das comissões nacionais do Codex Alimentarius.

Essa organização é responsável por definir normas internacionais para a produção, o controle, a verificação e a comercialização de alimentos, sendo reconhecida pela Organização Mundial de Comércio (OMC). Suas normas alimentares baseadas em fundamentos científicos permitem proteger a saúde dos consumidores e garantir práticas justas no comércio de alimentos.

“A rotulagem é importante para fomentar a saúde pública, informar os consumidores e facilitar o comércio”, afirmou Kenneth Lowery, Analista Sênior de Assuntos Internacionais do Escritório do Subsecretário de Comércio e Assuntos Agrícolas Exteriores do Codex nos Estados Unidos, no webinar.

A Gerente do Programa de Sanidade Agropecuária, Inocuidade e Qualidade dos Alimentos (SAIA) do IICA, Ana Marisa Cordero, ressaltou os esforços de cooperação técnica do Instituto para promover e fortalecer a participação dos países no Codex Alimentarius, “uma instância que proporciona uma estrutura regulatória internacional para proteger a saúde dos consumidores e facilitar o comércio”.

As apresentações técnicas do seminário on-line estiveram a cargo de peritos do Canadá, da Costa Rica, da Nova Zelândia e dos Estados Unidos. Ofereceu-se aos participantes uma visão geral sobre o Codex Alimentarius, o trabalho do Comitê sobre Rotulagem dos Alimentos e os aspectos vinculados à questão da rotulagem nutricional na parte frontal das embalagens, que constitui um tema fundamental para a região como instrumento de políticas de gestão de riscos.

Também foram compartilhadas experiências de consumidores no Canadá e na Nova Zelândia para determinar a aceitabilidade e a preferência de várias opções de rotulagem nutricional.

O Presidente Executivo da CAHFSA, Gavin Peters, prometeu o apoio dessa agência para incentivar os países a participar do sistema Codex e constituir um grupo de trabalho para isso.

Renata Clarke, Diretora Sub-Regional da FAO para o Caribe, instou os países a que se comprometam com o trabalho realizado pelas comissões nacionais do Codex, em particular, com a rotulagem dos alimentos, sendo o Caribe uma região importadora líquida de alimentos.

Mais informação:
Ana Marisa Cordero, Gerente Interina do Programa SAIA do IICA.
ana.cordero@iica.int