Ir Arriba

A União Europeia e o IICA somam esforços para minimizar a insegurança alimentar e nutricional de 1.508 famílias do Trifínio na América Central

La iniciativa permitió a los productores del Trifinio el desarrollo y la aplicación de guías técnicas y de buenas prácticas agropecuarias, con el fin de orientar la implementación de modelos de diversificación agrícola para autoconsumo en parcelas y patios.
A iniciativa permitiu aos produtores do Trifínio o desenvolvimento e a aplicação de orientações técnicas e boas práticas agropecuárias, a fim de pautar a implementação de modelos de diversificação agrícola para autoconsumo em lotes e quintais.

São José, 19 de outubro, 2021 (IICA). A União Europeia (UE) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) implementaram um plano de atendimento a 1.508 famílias produtoras do Trifínio, território fronteiriço compartilhado por El Salvador, Honduras e Guatemala, a fim de fortalecer a sua produção de autoconsumo em lotes e quintais mediante boas práticas agrícolas em regimes de sistemas agroflorestais e, assim, mitigar os seus problemas de insegurança alimentar e nutricional acentuados pela pandemia da Covid-19.
 
Conseguiu-se isso graças a ações do Projeto Sistemas Agroflorestais Adaptados ao Corredor Seco Centro-Americano (AGRO-INNOVA) e do Programa Centro-Americano para a Gestão da Ferrugem do Café (PROCAGICA), em coordenação com a Comunidade Trinacional Fronteiriça Rio Lempa (MTFRL) e o apoio do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE).
 
Desde junho de 2020, por meio de estratégias de assistência técnica, transferência tecnológica e gestão de conhecimento, as capacidades dessas famílias produtoras vêm sendo fortalecidas com a entrega de material vegetal e insumos agropecuários para robustecer e reativar a produção de alimentos de primeira necessidade nos modelos de Sistemas Agroflorestais Multiestrato (SAFM).
 
As ações também contemplaram o desenvolvimento e a aplicação de orientações técnicas e boas práticas agropecuárias, a fim de pautar a implementação de modelos de diversificação agrícola para autoconsumo em lotes e quintais, promovidos pelo AGROINOVA e pelo PROCAGICA, para possibilitar uma resposta integral e ótima às populações dos 18 municípios com maiores índices de insegurança alimentar e nutricional da comunidade trinacional.
 
Para a execução do denominado Plano de Atendimento à Insegurança Alimentar e Nutricional da Comunidade Trinacional Fronteiriça Rio Lempa Provocada pela Pandemia da Covid-19, contou-se com o apoio dos prefeitos dos municípios desta zona do Trifínio.

 Capacitación yasistencia técnica directa con las familias productoras.
Capacitação e assistência técnica diretamente às famílias produtoras.

No processo de execução do plano no campo, além das ações de assistência técnica direta com as famílias produtoras em lotes e quintais, foram implementadas estratégias de acompanhamento técnico virtual e telefônico nas zonas com maior conectividade.
 
Trifínio, sinônimo de vulnerabilidade
 A região do Trifínio é uma das zonas mais pobres do hemisfério ocidental, apresentando um dos índices mais altos de vulnerabilidade em insegurança alimentar e nutricional, produção agropecuária e climática.
 
Segundo dados da Comunidade Trinacional Fronteiriça Rio Lempa, tem uma população de 700 mil habitantes em uma extensão territorial de 7.542 km2 distribuídos entre Guatemala, El Salvador e Honduras, com cerca de 21% da população vivendo em condições de crise ou emergência alimentar e sujeita a alto risco nos seus meios de produção agropecuária.

A parte de fortalecer las capacidades de las familias productoras, se les entregó material vegetal e insumos agropecuarios para robustecer y reactivar la producción de alimentos de primera necesidad.
Além de terem suas capacidades fortalecidas, as famílias produtoras receberam material vegetal e insumos agropecuários para robustecer e reativar a produção de alimentos de primeira necessidade.

Sobre o AGRO-INNOVA
Financiado pela UE e executado pelo IICA, tem por objetivo contribuir para as tecnologias de mitigação e adaptação à mudança do clima para a produção de cultivos básicos e pecuária de pequenos produtores por meio da inovação, pesquisa, transparência e extensão em Sistemas Agroflorestais Multiestrato (SAFM), a fim de preservar a biodiversidade, aumentar a produtividade e melhorar a segurança alimentar das famílias altamente vulneráveis do Corredor Seco Centro-Americano.
 
Sobre o PROCAGICA
Outro projeto apoiado financeiramente pela União Europeia e executado pelo IICA, tem o propósito de aumentar a capacidade da região na elaboração e implementação de políticas, programas e medidas para melhorar a adaptação, capacidade de resposta e resiliência da população mais vulnerável que vive nas zonas de produção de café da América Central e da República Dominicana, exposta aos efeitos adversos da mudança e variabilidade do clima.

Mais informação:
Pedro Avendaño Soto, Coordenador da Unidade Executora Regional AGRO-INNOVA.
pedro.avendano@iica.int

Harold Gamboa, Coordenador da Unidade Executora Regional de PROCAGICA.
harold.gamboa@iica.int