Ir Arriba

Cooperação técnica do IICA

Definição de cooperação técnica

A cooperação técnica (CT) que o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) oferece a seus Estados membros é:

o conjunto de ações destinadas a aportar soluções contextualizadas e inovadoras ante os principais desafios apresentados pelo desenvolvimento agropecuário e rural das Américas. Nossa cooperação, além de ser de excelência e agregar valor, busca gerar transformações significativas por meio de responsabilidades compartilhadas e colaborativas com aliados estratégicos, com os quais o IICA atua como catalisador e articulador

Com um âmbito de ação robusto e consolidado, o conjunto de ações que o IICA oferece inclui produtos e serviços, como: intercâmbio de conhecimentos, saberes e experiências; fortalecimento de capacidades técnicas e institucionais; assessoria em processos estratégicos e projeto de políticas públicas; articulação e/ou secretaria técnica de instâncias multi-institucionais; desenvolvimento, facilitação e implementação de ferramentas e metodologias; gestão e administração de projetos vinculados ao setor agrícola; entre outras ações possíveis para a implementação da atividade de cooperação.

As soluções são contextualizadas por sua flexibilidade de ajuste às necessidades dos países e porque consideram situações e momentos específicos, bem como diferentes escalas de ação, seja territorial-local, nacional, regional ou hemisférica-global. As soluções inovadoras buscam avançar as alternativas tradicionais aproveitando e potencializando as sinergias do entorno, a produtividade dos fatores, a competitividade e o desenvolvimento de maneira sólida e sustentável.

Os principais desafios do desenvolvimento rural da região demandam transcender as fronteiras dos países e ser analisados em contextos mais globais. Em muitos casos, a persistência de vulnerabilidades econômicas, sociais e ambientais são consequência de crises maiores no nível regional e mundial. É por isso que a visão renovada da CT do Instituto agrega respostas às diferentes oportunidades, desafios e compromissos enfrentados pelo hemisfério, somando-se à geração de bens públicos internacionais com grande compromisso para a agenda 2030 e a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A relevância das soluções se deve à associação com outras organizações com presença e ação no ecossistema da CT que compõem o nosso grupo de aliados estratégicos (entidades públicas nacionais e internacionais e do setor privado). O IICA opera como uma organização articuladora desse ecossistema, cujos integrantes assumem uma responsabilidade compartilhada frente a esse trabalho.

Objetivo da CT do IICA

A CT de excelência do Instituto é um meio para cumprir nossa missão, a qual, conforme o nosso convênio constitutivo é: “incentivar, promover e apoiar os esforços dos Estados membros para conseguir seu desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural”. Por meio do conjunto de iniciativas da CT, o IICA gerencia conhecimentos para a geração de bens públicos internacionais que se agregam à obtenção de resultados eficientes, eficazes e efetivos que contribuem para o desenvolvimento rural da região com impacto real.