Ir Arriba

Parcerias estratégicas

  • Universidade Nacional de Seul

    Desde junho de 2021, a Universidade Nacional de Seul e o IICA unem esforços com o propósito de impulsionar iniciativas na América Latina e no Caribe que fortaleçam a economia verde.

    O objetivo principal é compartilhar capacidades e boas experiências em matéria de tecnologia e digitalização com pequenas e médias organizações de produtores, além de incentivar a análise de variáveis ambientais mediante ferramentas da internet das coisas (IoT) e de metodologias de análise geoespacial.

  • Universidade Cenfotec

    Trabalha com o IICA para dotar o setor agropecuário de conhecimentos e ferramentas tecnológicas que tornem a produção de alimentos mais eficiente e sustentável.

    Os esforços são orientados para garantir eficiência, maior produtividade, criação de valor, melhor administração da energia, agricultura de precisão e criação inteligente de animais, entre outras aplicações inovadoras.

  • Syngenta

    Desde julho de 2020, a Syngenta, líder em inovação agrícola, e o IICA somam esforços para aumentar a produtividade dos agricultores sob um enfoque sustentável e para proteger a segurança alimentar na América Latina e no Caribe.

    Trabalham na validação de tecnologias agrícolas de vanguarda, no desenvolvimento de cursos virtuais, na agricultura digital e de precisão, na capacitação sobre os limites máximos de resíduos, na melhoria das sementes e em projetos que promovem a sustentabilidade da produção de alimentos, com foco na gestão inteligente do solo e da água.

  • Precision Development

    Trabalha com o IICA desde junho de 2020 para impulsionar a digitalização da atividade agropecuária na América Latina e no Caribe.

    Os esforços visam a aumentar a produção e a sustentabilidade da produção agrícola na região mediante a tecnologia, a ciência de dados e a economia do comportamento para, assim, proporcionar informações específicas aos agricultores com o objetivo de melhorar as suas vidas.

  • PepsiCo

    Parceiros desde outubro de 2021, a empresa PepsiCo e o IICA trabalham na recuperação da qualidade dos solos produtivos para garantir uma agricultura sustentável, próspera e eficiente no uso dos recursos naturais.

    Ambos participam da iniciativa Solos Vivos das Américas, que visa a utilizar os melhores enfoques de gestão agronômica, transferir boas práticas e tecnologia aos produtores e alavancar o desenvolvimento rural sustentável.

  • Organização Mundial do Turismo

    Desde novembro de 2019, a Organização Mundial do Turismo é parceira do IICA no fortalecimento do agroturismo rural e sustentável.

    A OMT e o IICA cooperam na implementação de projetos que promovem o desenvolvimento de capacidades e a capacitação em temas como posicionamento e marca de destinos de turismo rural, desenvolvimento e diversificação de produtos e habilidades digitais, com a ajuda financeira das agências doadores internacionais.

  • Fundo Verde para o Clima

    O Fundo Verde para o Clima (Green Climate Fund) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) estão juntos desde setembro de 2021 no fomento a iniciativas de adaptação e resiliência climática da agricultura e da ruralidade nos países das Américas.

    Apoiam projetos de mitigação, adaptação e resiliência climática no contexto atual de mudança do clima que aumenta a vulnerabilidade dos sistemas de produção de alimentos e impõe grandes desafios à garantia da segurança alimentar.

  • Centro de Gestão e Sequestro de Carbono (C-MASC)

    Parceiros desde dezembro de 2020, o Centro de Gestão e Sequestro de Carbono (C-MASC) e o IICA articulam esforços no combate à degradação dos solos, fenômeno que ameaça solapar a capacidade dos países de atender de forma sustentável à demanda de alimentos.

    Promovem a iniciativa Solos Vivos das Américas que busca a aplicação dos melhores enfoques de gestão e cooperação técnica na recuperação de solos da região. O projeto reúne ações de governos, organismos internacionais, universidades, setor privado e organizações da sociedade civil com esse objetivo.

  • Parceria para a Revolução Verde da África

    Aliados estratégicos desde setembro de 2021, a Parceria para a Revolução Verde da África (AGRA) e o IICA unem forças para apoiar as contribuições do setor agrícola ao crescimento econômico e ao desenvolvimento sustentável dos países africanos e americanos, fortalecer o bem-estar das populações rurais, promover o comércio internacional e regional e aumentar a resiliência dos sistemas agroalimentares aos eventos climáticos extremos.

    Impulsionam juntos a recuperação de solos férteis, o combate à pobreza e à fome e a transformação dos sistemas agroalimentares.

  • Ministério de Ciência, Tecnologia e Telecomunicações (MICITT) da Costa Rica

    Desde dezembro de 2018, une esforços com o IICA para promover o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como a transferência de tecnologia e inovação em prol do setor agrícola da Costa Rica, da América Latina e do Caribe.

    As iniciativas focam na transformação digital da agricultura e na redução dos hiatos tecnológicos para melhorar a qualidade de vida das populações vulneráveis e acelerar a produtividade, a competitividade e o desenvolvimento socioeconômico. Sobressai a criação, em São José, do primeiro laboratório Fab Lab especializado na gestão e na inovação tecnológica para o setor agropecuário.