Ir Arriba

Ministros dos países do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) se solidarizam com as vítimas das inundações no estado brasileiro do Rio Grande do Sul e ressaltam a importância da cooperação regional para atender a emergência

Primera
Fernando Vilella, Secretário de Bioeconomia da Argentina e Presidente pro tempore do CAS; Santos Condorí, Ministro de Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia; Carlos Henrique Baqueta Fávaro, Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil; Esteban Valenzuela, Ministro da Agricultura do Chile; Carlos Giménez, Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai; e Fernando Mattos, Ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai.

 

Buenos Aires, 8 de maio de 2024 (IICA) — Os ministros que integram o Conselho Agropecuário do Sul (CAS) expressaram sua solidariedade com o povo do Brasil pelas perdas humanas e as consequências devastadoras para a população das inundações que estão açoitando o sul do país.

A mensagem de solidariedade leva a assinatura do Secretário de Bioeconomia da Argentina e Presidente pro tempore do CAS, Fernando Vilella; do Ministro de Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia, Santos Condorí; do Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Henrique Baqueta Fávaro; do Ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela; do Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Carlos Giménez; e do Ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos.

O CAS é um foro ministerial de consulta e coordenação de ações regionais, integrado pelos ministros de agricultura dos seis países mencionados e cuja secretaria técnica é exercida pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Em sua declaração, os ministros se comprometeram a oferecer todo o apoio necessário às autoridades brasileiras para ajudar na resposta e recuperação perante a emergência.

Eles também ressaltaram a importância da cooperação regional e da coordenação de esforços para garantir uma resposta efetiva e oportuna. No mesmo sentido, enfatizaram a necessidade de fortalecer a solidariedade entre os países em momentos de crise e de trabalhar juntos para enfrentar os desafios que a região enfrenta.

Mais informação:
Gerência de Comunicação Institucional do IICA.
comunicacion.institucional@iica.int