Ir Arriba

Mais uma etapa está prevista até o final do ano. O objetivo do estado é tornar-se referência

IICA assina Termo de Cooperação Técnica com Alagoas para 4ª etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica

Country of publication
Brasil
4ª Etapa da Campanha de Vacinação Peste Suína Clássica - AL
Solenidade de Lançamento da 4ª Etapa da Campanha de Vacinação contra PSC
Foto: Eguti Comunica/ABCS

Maceió, 19 de maio de 2023 (IICA) - O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) assinou termo de cooperação técnica com o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), para a 4ª etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC), que foi lançada nesta quinta-feira (18), no Palácio República dos Palmares. 

Trata-se de uma parceria público-privada com o objetivo de buscar o status de território livre da doença em Alagoas. A ideia é que a campanha sirva como uma referência de boa prática para outros estados.

De acordo com a secretária de Agricultura de Alagoas, Carla Dantas, a meta é imunizar 100% do rebanho de suínos, estimado entre 111 mil e 116 mil animais. A campanha está prevista para terminar em 15 de julho.

 “Nosso estado é pioneiro na implantação do projeto-piloto do Ministério da Agricultura para a vacinação. O governador Paulo Dantas tem sido inovador por financiar parte desta campanha. É o primeiro governador do Brasil a fazer esse investimento, que impacta na renda dos pequenos criadores”, disse a secretária.

Márcio Rezende, secretário-adjunto da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária, também esteve presente. “Conseguir chegar à quarta etapa de vacinação abre uma possibilidade no futuro para o estado de Alagoas produzir a sua própria proteína, demonstrando que a agricultura tem subido para a produção pecuária, o que atrai investimentos para Alagoas e para o Nordeste”, disse. “Temos vários organismos internacionais no Brasil e eu diria para vocês que o IICA talvez seja o que a gente mais fala, porque é o mais atuante. Está conosco no dia a dia e realmente faz a diferença”, completou, sobre a parceria com o IICA.

Na avaliação do presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Otávio Tavares, “Alagoas será referência para outros estados que ainda enfrentam problemas com a doença e que não iniciaram a vacinação”.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, acredita que a 4ª etapa da campanha fomente a cultura da suinocultura no Estado. “Podemos crescer com a agropecuária, sendo um estado livre da Peste Suína Clássica, o que vai trazer investimentos”, destacou.

 “Com a vacinação, vamos garantir segurança alimentar e agregar valor ao nosso produto. Parabéns, Governo de Alagoas!”, disse Adroaldo Hoffmann, presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), também presente na solenidade.

Vacinaçao Febre Aftosa Clássica - AL
Carla Dantas (Senagri) e Lucia Maia (IICA) assinam o PCT
Foto: Eguti Comunica/ABCS

Segundo a gestora de projetos e especialista em sanidade animal do IICA Brasil Lucia Maia, Alagoas já é uma referência no Brasil e nas Américas. Ela ressaltou que técnicos da Argentina estão interessados na parceria com o governo de Alagoas.

“Alagoas tem nos mostrado um impacto positivo, não só sanitário, mas econômico e social. As famílias estão crescendo economicamente. E o mais importante é assegurar a segurança alimentar. Este projeto tem apresentado ótimos resultados. Quero parabenizar o estado de Alagoas”, destacou.

Projeto Piloto - A primeira etapa da Campanha em Alagoas ocorreu entre junho e agosto de 2021, quando foram vacinados 119.539 suínos e visitadas 7.211 propriedades.  Na segunda etapa, entre março e abril de 2022, foram  vacinados 127.191 animais em 5.581 propriedades rurais. A terceira etapa ocorreu entre novembro de 2022 e janeiro deste ano e  foram vacinados 116.791 suínos em 4.572 propriedades rurais. Mais uma etapa da campanha está prevista para ocorrer no segundo semestre deste ano e deve começar em novembro.  

A terceira etapa da campanha fez parte do projeto piloto do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC) do Programa Nacional de Sanidade dos Suínos (PNSS) lançado em 2021, por meio da parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a iniciativa privada, com apoio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). A meta do estado é ser uma referência para outros estados. 

De acordo com a Adeal, as vacinas aplicadas nesta etapa foram adquiridas pelo MAPA e a aplicação das doses foi realizada por 67 vacinadores contratados pela iniciativa privada. Todos os procedimentos de vacinação e o próprio imunizante tiveram custo zero para todos os criadores.  

A PSC é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente suínos domésticos selvagens e não é transmissível a humanos. Os principais sintomas nos animais são febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto. 

 

Mais Informação

Coordenação de Comunicação IICA Brasil

claudia.dianni@iica.int