Ir Arriba

Equidade de Gênero e Juventude

A Junta Interamericana de Agricultura (JIA) tem enfatizado que, para abordar as desigualdades de gênero e reduzir os hiatos enfrentados pelas mulheres rurais, é necessário implementar políticas, programas e ações afirmativas com enfoque de gênero, bem como aumentar a sua participação nos processos de tomada de decisões, especialmente nas organizações mistas e no setor público. Em sua resolução 534, a JIA reconhece explicitamente a contribuição das mulheres das Américas ao desenvolvimento agrícola e rural em todos os setores culturais, sociais e produtivos, em especial dadas as grandes limitações que a pandemia de COVID-19 tem imposto às mulheres rurais. Além disso, nessa resolução se instrui o Diretor Geral para que neste PMP se fortaleçam a visão estratégica e as ações de cooperação técnica direcionadas a reduzir os hiatos e as desigualdades de gênero, de maneira que isso conduza ao empoderamento e à inclusão igualitária das mulheres rurais no desenvolvimento dos sistemas agroalimentares das Américas.

Para atender esse mandato, o programa tem por objetivo fortalecer a inserção da perspectiva de gênero e o apoio às juventudes rurais para alcançar uma igualdade substancial nas Américas. Para isso, desenvolve ações de cooperação técnica orientadas a:

  • Fortalecer as capacidades institucionais da região com perspectiva de gênero e apoio às juventudes, promovendo marcos regionais que os reúnam e os confiram o protagonismo correspondente no fortalecimento e transformação dos sistemas agroalimentares.
  • Apoiar o desenvolvimento de uma nova geração de políticas públicas e programas que permitam posicionar a região e potencializar sua vinculação nas agendas globais.
  • Fortalecer a perspectiva de gênero no Instituto e o papel das mulheres na agricultura e na ruralidade das Américas, contando para isso com capacidades inovadoras para atender as demandas dos Estados membros.
  • Liderar uma iniciativa em lideranças jovens na agricultura das Américas, envolvendo as juventudes na definição da nova criação de políticas públicas e na tomada de decisões que contribuam para a transformação dos sistemas agroalimentares.

Para isso, as ações do programa serão orientadas a impulsionar a articulação com atores públicos e privados que promovam a inclusão da perspectiva de gênero e a incorporação das juventudes nos processos de cooperação técnica.

Além disso e considerando o contexto e os planos de mitigação e reativação diante da crise de COVID-19, promoverá a elaboração de estratégias de recuperação pós-pandemia que sejam sensíveis ao gênero e que integrem às juventudes.

Nesse âmbito, será promovido o fortalecimento do programa mediante a geração de informações, da análise, de espaços de trabalho em rede, de políticas e de programas transversais transversalizados pela perspectiva de gênero. Além disso, será potencializada a gestão da Plataforma Hemisférica de Mulheres Rurais e da Plataforma Hemisférica de Juventudes Rurais. Além disso, serão geridas todas as atividades de promoção institucional que contribuam para fortalecer e criar novas parcerias em termos de gênero e juventudes, tanto com os Estados membros como com outros atores chaves da comunidade internacional, como os foros de ministras e altas funcionárias das Américas.

Equipe técnica

Consultora em Gênero e Juventudes

Estagiários

  • Joselin Acuña, sede Costa Rica
  • Mario Arguedas, sede Costa Rica
  • Norvin González, sede Costa Rica
  • Tracy Rivera, sede Costa Rica
  • Silvia Castellano, Espanha
  • Carlos Ruiz, Espanha
  • Alicia Tortosa, Espanha
Ver Agriperfiles

VIDEOS

  • Agriculture and the 2022 Summit of the Americas

  • La agricultura en la novena Cumbre de las Américas con Dr. Manuel Otero

  • Forum Rural Women and Equity During the Pandemic: Caribbean, the United States, Canada and Belize

  • Forum Rural Women and Equity During the Pandemic: Caribbean, the United States, Canada and Belize

  • Avances del Modelo de Gestión Territorial en el Ejido San Felipe, NL

  • Congreso Internacional de Bioeconomía Circular - Fase III 3/3

Entre em contato

Direção de Cooperação Técnica

dct@iica.int

Ileana Ramírez Quirós

Consultora Especialista em Gênero e Juventudes

ileana.ramirez.consultor@iica.int