Ir Arriba

Comércio Internacional e Integração Regional

Um comércio internacional agroalimentar aberto, transparente e baseado em regras multilaterais é central para contribuir para o papel fundamental das Américas na segurança alimentar e na transformação dos sistemas agroalimentares.

Neste sentido, ressalta-se a importância de fortalecer o sistema multilateral de comércio para que a região possa distribuir seu potencial produtivo e comercial. Nesse âmbito, é necessário que os países aproveitem melhor as oportunidades geradas pelos acordos comerciais assinados e os processos de integração (política comercial, administração de acordos e promoção comercial) para contribuir com a reativação econômica e a segurança alimentar.

Por sua vez, no contexto atual, é evidente a necessidade de vincular os temas do comércio e do ambiente. A região pode aproveitar suas vantagens provenientes de sua dotação de recursos naturais e da eficiência de seus sistemas produtivos para aumentar sua presença nos mercados internacionais e aprofundar os processos de integração para contribuir para o suprimento de alimentos saudáveis, nutritivos, inócuos e produzidos conforme uma adequada gestão ambiental.

O Programa de Comércio Internacional e Integração Regional continuará a oferecer apoio aos países membros para que melhorem sua participação nos mercados internacionais, aprofundem a integração comercial regional e contribuam para a transformação dos sistemas agroalimentares. Para isso, duas linhas de ação estratégicas foram focadas:

  • Melhorar o acesso a mercados e a implementação da política comercial para promover a abertura, a fluidez e a transparência no comércio internacional, bem como evitar ou reduzir as restrições. Para isso, são implementadas ações que visam reforçar a governança multilateral, como um meio para garantir o comércio internacional aberto, transparente e previsível e para que a região possa cumprir seu papel na segurança alimentar e na transformação dos sistemas agroalimentares; apoiar a participação efetiva dos países em foros internacionais; melhorar as estruturas regulatórias que regem o comércio internacional e regional; aumentar as capacidades de atores chaves para administrar acordos comerciais, melhorar o acesso a mercados e promover o comércio intrarregional, a fim de diversificar parceiros comerciais e reduzir o impacto negativo de choques nos mercados internacionais; e promover a convergência regulatória e a facilitação do comércio.
  • Identificar e aproveitar as oportunidades geradas pelos acordos comerciais e os processos de integração. Levando em conta as mudanças nos fluxos comerciais e o comércio intrarregional, busca-se a definição de estratégias diferenciadas conforme o mercado, a cadeia ou o produto; o fortalecimento das capacidades das empresas e organizações de produtores para exportar; a implementação de espaços de intercâmbio comercial aproveitando novas tecnologias, como as rodas virtuais de negócios e as plataformas eletrônicas de e-commerce, bem como feiras e missões comerciais presenciais; e a promoção de encadeamentos regionais e globais, como rota para melhorar a inserção em mercados de exportação e para contribuir com a segurança alimentar e a reativação econômica e social diante dos choques nos mercados. Nesse sentido, também se trabalhará na promoção do turismo rural, em especial nos países onde essa atividade é de significativa importância, como é o caso do Caribe.

Gerente do Programa

Equipe técnica

Equipe assessora

  • Felix Peña, Argentina
  • Martín Piñeiro, Argentina
  • Osvaldo Rosales, Chile
Ver Agriperfiles

VIDEOS

  • Suelos ácidos y salinos

  • Exporting Safe Food to Canada, Understanding the Regulations

  • Sustainable Beef in the Americas - Session 2: How cattle and beef can provide climate change solutions from the Americas

  • Agriculture and the 2022 Summit of the Americas

  • Exportação de Vinhos e Bebidas Destiladas para o Mercado Canadense

  • Congreso Internacional de Bioeconomía Circular - Fase III 3/3

Entre em contato

Direção de Cooperação Técnica

dct@iica.int

Daniel Rodríguez Sáenz

Gerente do Programa

daniel.rodriguez@iica.int