Ir Arriba

A data é uma das mais celebradas da Nações Unidas. Há cinco anos, IICA participa das celebrações com FAO, FIDA e WFP

Agências Internacionais celebram Dia Mundial da Alimentação em Salvador e fazem apelo pela preservação da água e garantia da segurança alimentar

País de publicação
Brasil
Projeção Especial no Elevador Lacerda - DMA2023
Projeção especial no Elevador Lacerda - Salvador - BA - DMA2023

Salvador, 16 de outubro de 2023 -  Representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) se uniram ao Governo da Bahia, através do programa Bahia Sem Fome, para um chamado para a conscientização sobre o planejamento, uso racional e a democratização do acesso a água neste Dia Mundial da Alimentação (DMA). Celebrado todos os anos no dia 16 de outubro, a data é uma das principais do calendário das Nações Unidas, e neste ano tem como tema Água é vida. Água é alimento. Pela primeira vez, a mobilização do Dia Mundial da Alimentação aconteceu em uma capital do Nordeste. 

Essencial para a vida e produção de alimentos, apenas 3% da água do planeta é doce, adequada para consumo, agricultura e a maioria dos usos industriais. Por outro lado, mais de 80% das águas residuais são lançadas no meio ambiente sem serem tratadas ou reutilizadas.

 

“Este é um encontro das forças internacionais, do governo federal, do estado e de governos municipais, da sociedade e de empresários chamando para o dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação com um tema muito importante: água”, disse o governador Jerônimo Rodrigues, que assinou termo de adesão ao Plano Brasil Sem Fome, do governo federal, durante a cerimônia,  para a erradicação da situação de insegurança alimentar e nutricional grave em todo o território nacional. “Celebrar o Dia Mundial de Alimentação na Bahia nos engrandece”, complementou o governador.  semiárido.

A água é uma força motriz para as pessoas, economias e natureza, e constitui a base da nossa alimentação. A agricultura responde por 72% das retiradas globais de água doce e até 2050, a demanda global de água para a agricultura deve aumente em 35%. De acordo com dados da FAO, quase 1 bilhão de toneladas de alimentos, 17% de toda a produção para os consumidores em todo o mundo, são desperdiçados anualmente, resultando também no desperdício de recursos preciosos, como a água usada ​​para produzi-los.

Além disso, atualmente 2,4 bilhões de pessoas vivem em países sujeitos a estresse hídrico e cerca de 600 milhões de pessoas que dependem, pelo menos parcialmente, de sistemas alimentares aquáticos para sua subsistência estão sofrendo os efeitos da poluição, degradação do ecossistema, práticas insustentáveis ​​e mudanças climáticas.  No Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas não têm acesso a água potável, segundo dados do IBGE. Na Bahia,  2/3 do território se encontra na chamada Depressão Sertaneja, região que sofre com escassez de água.

Museu de Arte Moderna - DMA2023
Representantes do IICA, FAO, WFP e Fida com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues 

 

Cooperação - “Os governos precisam investir na gestão integrada dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável, incluindo a erradicação da pobreza e da fome. Também precisam intensificar os esforços para produzir mais alimentos e outros produtos agrícolas essenciais com menos água, restaurando os sistemas de terra e água, garantindo a equidade no acesso à água e aumentando a resiliência a eventos climáticos extremos. Isso é o que buscamos nas parcerias do IICA com os governos federal e estaduais, inclusive na Bahia, com a Embasa, por exemplo. O Brasil possui recursos naturais abundantes, inclusive hídricos, e um arcabouço institucional voltado para a gestão da água, mas não podemos esquecer que a água não se distribui de maneira uniforme no território. Por isso, a boa gestão é essencial”, disse Christian Fischer, coordenador de Operações do IICA Brasil. 

Segundo o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, os recursos hídricos e os solos do planeta estão sob crescente pressão, o que agrava o risco de sobrecarregar esse recurso a um ponto sem retorno. “É hora de começar a administrar a água com sabedoria, e a Bahia, por seu histórico de região semiárida, já mostrou que é possível produzir preservando o meio ambiente e seus recursos”, destacou. Ele ainda lembrou que um exemplo de boa prática no estado é a produção do cacau cabruca sob a Mata Atlântica, um sistema reconhecido internacionalmente, em que a preservação é chave para que as famílias possam continuar trabalhando e conseguindo sua fonte de renda. 

Os eventos se estenderam entre os dias 14 e 16 de outubro, e terminaram com um ato solene no Museu de Arte Moderna, que reuniu autoridades políticas, representantes internacionais, sociedade civil e atores-chave, além de uma iluminação temática no elevador Lacerda, um dos pontos mais visitados de Salvador.

 

“Por meio do Projeto Além do Algodão, que ajuda a conciliar a produção sustentável de algodão e seus subprodutos à produção de alimentos e sistemas agroflorestais, nós temos apoiado dezenas de países da África, Ásia e América Latina a encontrar soluções de combate à fome e promoção da alimentação adequada por meio de soluções que incluem o manejo adequado da água”, disse Daniel Balaban, Representante do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil. “O projeto promove a utilização de soluções simples, mas de grande impacto, como sistemas de irrigação via gotejamento, abertura de cisternas, implantação de barragens subterrâneas e a adoção dos chamados canteiros econômicos, que demandam cerca de 50% menos água na produção de alimentos quando comparados aos convencionais”, completou.

Segundo Claus Reiner, Diretor de País do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, a agência investe em projetos que atuam com famílias rurais, mulheres, jovens, comunidades tradicionais e originárias, executados pelos governos estaduais e federal, em apoio ao desenvolvimento rural sustentável e inclusivo. O FIDA também traz recursos e soluções para apoiar o enfrentamento à pobreza e à fome no campo. “Muitas das atividades desenvolvidas contribuem para o acesso à água, tanto para uso doméstico, quanto para produção. Com baixo custo e eficácia comprovada, tecnologias sociais chegam às famílias rurais por meio de cisternas, barragens subterrâneas, reuso de água doméstico, dessalinização e micro irrigação, entre outras”, conta.

O coordenador do Programa Bahia Sem Fome (BSF), Tiago Pereira, destacou que nesse momento celebrar o Dia Mundial da Alimentação na Bahia vai engrandecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado ao longo dos últimos dezesseis anos. 

“Nós não mediremos esforços para estabelecer uma relação efetiva com a FAO e fazer uma grande celebração aqui. Queremos produzir conhecimento que leve à resolução desse problema da fome”, disse.

O Bahia Sem Fome é um programa do Governo do Estado cujo o principal objetivo é promover a segurança alimentar e nutricional, garantindo às pessoas em situação de vulnerabilidade social acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias. Em sua primeira fase, o Programa já arrecadou 888 toneladas de alimentos e doou mais de 700. Esses donativos atenderam mais de 70 mil famílias nos 27 territórios de identidade da Bahia.

Atrações

Além da iluminação do Elevador Lacerda, houve apresentações do Balé Folclórico da Bahia com uma homenagem a Iemanjá e o espetáculo Balé das Águas. No fim de semana, foram realizadas atividades gratuitas para a população, especialmente voltadas para as crianças. Durante a manhã do sábado, dia 14, no Parque da Cidade, famílias participaram de atividades recreativas e de palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente e da nutrição. Já no dia 15, no Parque de Pituaçu, além da palestra sobre nutrição, as famílias participaram de uma gincana e plantaram mudas. 

Para baixar fotos e vídeos do Dia Mundial da Alimentação em Salvador: 

https://drive.google.com/drive/folders/1ZmHZJubccx1eGX_0UhMXtWKDq4B-ff3s

Álbum Flickr IICA Brail: https://www.flickr.com/photos/199204571@N06/albums/72177720312568580

 

Conheça alguns dos projetos desenvolvidos pelas agências internacionais

IICA - Parcerias em Projetos de Cooperação Técnicas com o tema Água

FAO – Projeto GEF Cacau Cabruca: https://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1622560/ 

FIDA - Conheça os projetos do FIDA na Bahia e em outros estados: 

https://docs.google.com/document/d/1AuDzbw1POTwNnCBCgn5QLknLPsImYrbxet7dXc7U8-g/edit

WFP - Projeto Além do Algodão

 

Contatos para a Imprensa:

Claudia Dianni, coordenadora de Comunicação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) Brasil. E-mail: claudia.dianni@iica.int | Telefone: +55 61 99138-4898 

Aline Czezacki, oficial de Comunicação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil. E-mail: aline.czezacki@fao.org | Telefone: +55 61 99311-6114 

Ericka Galindo, oficial de Comunicação do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil. E-mail: ericka.galindo@wfp.org | Telefone: +55 61 99260-9835 

Bruna Ribeiro, consultora de Comunicação do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil. E-mail: b.ribeirodesouza@ifad.org | Telefone: 00 39 3489022179  

Saulo Miguez, assessor de Comunicação do Bahia Sem Fome. E-mail: bahiasemfome01@gmail.com | Telefone: +55 71 98895-9597