Ir Arriba

Bioquímica argentina, Raquel Chan, recebe título Cátedra IICA por contribuições relevantes ao fortalecimento dos sistemas nacionais de ciência e tecnologia

Raquel Chan es profesora titular de la Universidad Nacional del Litoral (Argentina), experta en Biología Molecular, y se especializa en investigar y trabajar temas relacionados a la respuesta de las plantas al medio ambiente.
Raquel Chan é professora titular da Universidade Nacional do Litoral (Argentina), perita em Biologia Molecular e especializada em pesquisar e trabalhar temas relacionados à resposta das plantas ao meio ambiente.

São José, 18 de janeiro de 2022 (IICA). Raquel Lía Chan, bioquímica argentina especializada em biotecnologia vegetal que liderou o desenvolvimento do gene HB4, que provém do girassol e que confere tolerância à seca para o trigo e a soja, recebeu o título “Cátedra IICA em Biotecnologia e Desenvolvimento Sustentável”, por suas contribuições para o fortalecimento dos sistemas nacionais de ciência e tecnologia.

A distinção foi outorgada no âmbito do evento de posse do Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, para o seu segundo período (2022-2026) à frente do organismo internacional, que contou com a presença e o apoio de ministros, ministras, secretários e vice-ministros da agricultura das Américas, bem como de altos funcionários internacionais.

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Julián Domínguez, e o médico psiquiatra e fundador do Grupo Insud, Hugo Sigman, participaram da cerimônia que reconheceu Chan, pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) e que atua no Instituto de Agrobiotecnologia do Litoral, na província argentina de Santa Fe.

A professora titular da Universidade Nacional do Litoral (Argentina), perita em Biologia Molecular, é especializada em pesquisar e trabalhar temas relacionados à resposta das plantas ao meio ambiente.

“Isso não é mais um mero prêmio para mim, é reiterar o meu compromisso com o trabalho conjunto para a produção de plantas que não são apenas alimentos. As plantas nos dão muito mais do que isso, além do oxigênio. Muitas vezes nos esquecemos, mas a nossa roupa, móveis, a maioria de medicamentos... Assim, a produção de plantas é como o eixo da vida”, afirmou Chan.

Chan, que possui Doutorado pela Universidade Nacional de Rosário e um Pós-doutorado pelo Instituto de Biologia Molecular das Plantas, da Universidade Louis Pasteur, em Estrasburgo, França, comprometeu-se em seguir promovendo uma “melhor ciência e educação, e formando pessoas qualificadas que possam multiplicar conhecimentos e superá-los” em prol de “um mundo melhor”.

“Nossos países precisam de mais desenvolvimentos que permitam produzir mais dentro das mesmas fronteiras e considerando sempre o cuidado com o meio ambiente, é por isso que precisamos de mais ciência, educação de qualidade e também um eixo do qual ocasionalmente nos esquecemos, que é a comunicação: saber comunicar a ciência, o que fazemos pelo bem de todos os demais”, explicou.

Presente na cerimônia, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Julián Domínguez, fez menção ao trabalho da Dra. Raquel Chan, indicando que ela “tem realizado uma contribuição científica extraordinária na pesquisa, em termos de resistência de sementes à seca, e por isso comemoro que hoje ela receba um muito merecido reconhecimento de parte do IICA”.

Durante a entrega do título, o Subsecretário de Coordenação Política do Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Ariel Martínez, ressaltou que “figuras como a Doutora Chan são um claro exemplo da importância de continuar a fortalecer nossos sistemas científicos e tecnológicos, bem como o fomento à cooperação pública e privada e a serviço dos interesses de nossos produtores”.

Por sua vez, Sigman, também Embaixador da Boa Vontade do IICA para temas de desenvolvimento sustentável, reconheceu a liderança de Chan no desenvolvimento do gene HB4 e sua capacidade para “identificar o problema, abordá-lo, criar um grupo humano, propiciar a cooperação público-privada sem preconceitos e cuidando dos diversos interesses”, o que torna ainda mais distinto esse processo de pesquisa.

El Director General del IICA hizo hincapié en que precisamente el Instituto permanentemente busca “visibilizar y destacar el trabajo de las mujeres en la ciencia” y aboga siempre  “por fortalecer los sistemas nacionales de ciencia y tecnología”.
Na entrega do título a Raquel Chan, o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, enfatizou que o Instituto precisamente busca permanentemente “visibilizar e destacar o trabalho das mulheres na ciência” e promove sempre “o fortalecimento dos sistemas nacionais de ciência e tecnologia”.

“Junto com tudo isso, desenvolver um conhecimento científico que colabore para que zonas marginais, com dificuldades na produção de alguns produtos agropecuários, tenham a possibilidade de ter acesso, pois o que o HB4 faz fundamentalmente é melhorar a produtividade em condições de pouca umidade e em solos salinos, é de ressaltar. Parabenizo-a por tudo o que fez, o que faz e o que seguirá fazendo em benefício da ciência, da economia e da produção argentina”, reconheceu Sigman.

Nessa mesma linha, o Diretor Geral do IICA enfatizou que o Instituto precisamente busca permanentemente “visibilizar e destacar o trabalho das mulheres na ciência” e promove sempre “o fortalecimento dos sistemas nacionais de ciência e tecnologia”.

“Raquel, que também é mãe, faz uma contribuição inigualável com sua pregação para que nossos países, na América Latina e no Caribe, alcancem os níveis de investimento em ciência da Coreia, de Israel ou da Noruega, de cerca de 5% do PIB, pois a ciência, o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social andam de mãos dadas”, concluiu Otero.

O Programa “Cátedras IICA” foi criado com a convicção de que a agricultura deve ser uma atividade que propicie oportunidades e progresso, bem como para ressaltar as contribuições em um determinado campo de estudo, promovendo e estimulando novos conhecimentos sobre a agricultura e o desenvolvimento rural no continente americano.

Essa distinção foi recebida pela Professora Emérita da Pontifícia Universidade Javeriana, Elizabeth Hodson; o Professor de Ciências do Solo e Diretor do Centro de Gestão do Carbono e Captação da Universidade do Estado de Ohio, Rattan Lal; o ex-Ministro da Agricultura do Brasil, Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e titular da Cátedra de Agronegócios da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo, Roberto Rodrigues; o Instituto de Pesquisas Fisiológicas e Ecológicas Vinculadas à Agricultura (IFEVA), da Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires, Argentina; o Professor do Departamento de Economia Agrícola e de Recursos Econômicos da Universidade da Califórnia, Berkeley, David Zilberman; e a pesquisadora mexicana em Engenharia Genética e Biologia Molecular, Gabriela Olmedo.

Mais informação:
Gerência de Comunicação Institucional do IICA.
comunicacion.institucional@iica.int