Ir Arriba

IICA e Syngenta buscam as soluções para os desafios da agricultura na ciência

Syngenta
Manuel Otero, Diretor Geral do IICA; e Roberto Vega, Gerente Global de Cadeia de Valor da Syngenta. Abaixo: Lloyd Day, Subdiretor Geral do IICA.

São José, 24 de janeiro de 2021 (IICA) — O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Syngenta, que trabalham em conjunto para garantir a produção de alimentos e promover melhores condições de vida nos territórios rurais, buscam novos espaços de colaboração para ampliar o impacto de suas ações no hemisfério.

Após dois anos de frutífera e estreita colaboração em prol do bem-estar agrícola, a relação entre o IICA e a Syngenta tem alcançado importantes realizações na transferência de conhecimento em termos de sementes, controle de pragas e doenças, capacitação em normas técnicas e transformação dos sistemas agroalimentares, principalmente na América Central, e agora procuram levar esses e outros benefícios a outras regiões do hemisfério.

“Essa parceria deve ser fundamental, reunindo um portfólio de projetos sobre solos vivos, agricultura digital e cooperativismo, entre outros, nos quais tenho certeza de que há comunhão de ideias com a Syngenta. No IICA buscamos parcerias com impactos que se traduzam na melhoria da qualidade de vida de nossos agricultores”, disse Manuel Otero, Diretor Geral do organismo internacional.

“O IICA é uma instituição que promove a ação coordenada. A cooperação nesses novos tempos é absolutamente necessária para assentar as bases da nova agricultura”, acrescentou.

“Existe um grande potencial ao utilizar essa colaboração que temos com o IICA para capturar todo o conhecimento que está sendo e que será gerado para introduzi-lo nos projetos que temos em parceria com nossos parceiros” expressou, por sua vez, Roberto Vega, Gerente Global de Cadeia de Valor da Syngenta.

Solos Vivos

Como parte do esforço empenhado pelo IICA e a Syngenta para promover uma agricultura mais sustentável, a companhia se somou à iniciativa “Solos Vivos das Américas”, implementada em conjunto pelo Instituto e o Centro de Gestão e Sequestro de Carbono (C-MASC) da Universidade do Estado de Ohio, dirigido pelo prêmio mundial de alimentação, o Doutor Rattan Lal. No setor privado, empresas como a Bayer e a PepsiCo também apoiam a iniciativa.

“Solos vivos das Américas” é um programa que busca ser uma ponte entre a ciência e as políticas públicas para o trabalho de restauração e proteção dos solos nas Américas, cuja degradação ameaça a posição da América Latina e do Caribe (ALC) como avalista da segurança alimentar global.

A iniciativa foi projetada para melhorar o bem-estar rural, a produtividade e a segurança alimentar, respeitando os limites do meio ambiente e fazendo um uso racional dos recursos naturais.

“As respostas não estão só nos governos, nos centros de pesquisa ou no setor privado, as respostas estão no trabalho conjunto de todos. Uma das áreas em que temos trabalhado são nos solos vivos e estamos trabalhando com a Syngenta nisso porque sabemos que eles têm soluções baseadas na ciência para oferecer a nossos produtores e ministros de agricultura”, expressou Lloyd Day, Subdiretor Geral do IICA.

A parceria mantém um trabalho constante na exploração de novas áreas de oportunidades para promover e aprofundar ações em procura de uma agricultura sustentável nas Américas que beneficie diretamente aos agricultores, à sociedade em seu conjunto e à natureza, hoje e no futuro.

Mais informações:

Gerência de Comunicação Institucional