Ir Arriba

Reconhecimento busca incentivar ações para minimizar impactos sócio-ambientais e promover a conservação e o desenvolvimento da proteção dos recursos naturais

IICA recebe certificação do Programa Bandeira Azul pelo terceiro ano consecutivo

País de publicação
Brasil
Certificação Bandeira Azul
IICA recebeu o reconhecimento na categoria ecodiplomática

Brasília, 08 de junho de 2021 (IICA) - A Representação do Brasil do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA)  recebeu, pela terceira vez consecutiva, a certificação do Programa Bandeira Azul na categoria ecodiplomática, por suas contribuições ao meio-ambiente. O IICA adotou medidas higiênico-sanitárias; de economia de água, papel, energia elétrica; de gestão de resíduos e de educação ambiental para contribuir com a expansão da consciência  ecológica.

O Programa Bandeira Azul é uma certificação criada em 2018 pelo Instituto de Aquedutos e Esgotos da Costa Rica (AyA) e tem como objetivos incentivar e promover a conservação e a proteção dos recursos naturais, implementar ações para minimizar os impactos sócio ambientais e melhorar as condições sanitárias higiênicas para garantir o avanço da saúde pública das populações.

A participação no programa é voluntária e os participantes se comprometem com o desenvolvimento ecológico e sustentável. A certificação oferecida pelo programa pode ser perdida caso a instituição não se encaixe nos parâmetros definidos a cada ano, o que garante comprometimento de longo prazo dos participantes.  

Segundo Simone Santiago, representante da da área de recursos humano do IICA Brasil no processo de certificação do Bandeira Azul apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o IICA Brasil pode manter as ações sustentáveis. “Com a pandemia, muitos projetos foram suspensos, como profissionalizações, por exemplo, mas, mesmo assim, o IICA conseguiu mais a certificação mais uma vez ao cumprir os requisitos necessários,” disse. O Instituto alcançou 91 pontos nos parâmetros obrigatórios e uma estrela extra com os parâmetros complementares.