Ir Arriba

Neste ano, o IICA entregará três bolsas de estudo de matrícula para cursar o mestrado Digital Agri da Universidade de Córdoba, na Espanha

Este es el tercer año consecutivo en que el IICA otorga estas becas de matrícula, y el segundo en el que entregará tres.  
Esse é o terceiro ano consecutivo em que o IICA outorga essas bolsas de estudo de matrícula e o segundo em que entregará três. 

Madrid, 29 de junho de 2023 (IICA). O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) concederá este ano três bolsas de estudo de matrícula para jovens profissionais dos países da América Latina e do Caribe para a mestrado em Transformação Digital no setor agroalimentar e florestal (Digital Agri), ministrado na Espanha pela Universidade de Córdoba. 
 
Aqueles que desejem se inscrever devem, primeiro, solicitar a admissão para o mestrado no site da Junta de Andaluzia (Espanha) e, em seguida, enviar um e-mail para digitalagri@uco.es, de 6 a 10 de julho de 2023, indicando o interesse e a disponibilidade para cursar a especialização de maneira presencial. 
 
O processo de pré-seleção e entrevistas virtuais ocorrerá na segunda e terceira semanas de julho; e em 26 de julho, os resultados serão divulgados. As informações completas do processo estão disponíveis aqui
 
Esse é o terceiro ano consecutivo em que o IICA outorga essas bolsas de estudo de matrícula e o segundo em que entregará três. No primeiro ano, houve apenas uma bolsa de estudo. 
 
“Com essa terceira edição de bolsas de estudo, reafirmamos o nosso compromisso em apoiar estratégias de inovação no setor agrícola e promover a formação especializada de jovens profissionais, os quais poderão aportar com seus conhecimentos para uma agricultura mais competitiva, resiliente, sustentável e inclusiva”, afirmou Manuel Otero, Diretor Geral do IICA. 
 
O mestrado inclui um programa completo que contempla aulas presenciais, atividades semipresenciais, estágios em empresas reconhecidas do setor e práticas nos campi.  
 
Para o IICA é muito importante que os que recebam a bolsa de estudo tenham um compromisso real com o desenvolvimento e o fortalecimento da digitalização na agricultura das Américas; por isso, além do cumprimento completo do programa de maneira presencial, exige-se um trabalho final que canalize uma necessidade real identificada por seus países. 
 
O trabalho será apoiado por tutores da Universidade de Córdoba e o IICA e ficará como bem público para os países da região. 
 
“Tive a oportunidade de constatar o compromisso e o interesse contínuo de oferecer ao estudante o melhor e constante aprendizado, além do impressionante avanço em termos de digitalização no setor agrícola e florestal, em que o mestrado desempenha um papel fundamental na mão de empresas e entidades públicas, envolvendo de forma ativa todos os estudantes dentro dessa sinergia de conhecimento e colaboração”, expressou Andrés Sanabria, Engenheiro Agrícola costarriquenho com especialização em Machine Learning e atual beneficiário da bolsa de estudo de matrícula. 
 
Oferta formativa 
 
O mestrado é composto por 12 módulos e proporciona uma formação especializada e de qualidade em inovação, digitalização e vigilância tecnológica, Internet das Coisas, análise de dados e imagens de satélite, sensores aplicados aos alimentos, ao solo, à água e às plantas, big data e blockchain, entre outras áreas. 

O Digital Agri tem duração de 7 meses, combinando aulas presenciais nas tardes de quinta e sexta-feira, atividades semipresenciais e um mês de práticas em empresas e no Campus Rabanales, uma propriedade de 175 hectares em Córdoba, Espanha. 
 
A sexta edição dessa pós-graduação será iniciada no dia 2 de novembro de 2023 e terminará em 11 de maio de 2024.  

Mais informação:
- Conheça mais sobre a experiência dos atuais bolsistas: Andrés (Costa Rica), Leonel (Honduras) e Florencia (Argentina), aqui.
- Jornada de Aulas Abertas de Digital Agri (2022). 

soraya.villarroya@iica.int 
emmanuel.picado@iica.int