Ir Arriba

Embaixador de Boa Vontade do IICA, Paolinelli fará falta em momento crucial para a Agricultura.

Nota de Pesar

País de publicação
Brasil
Gabriel Delgado con Alysson Paolinelli
Marcio Miranda, diretor do Fórum do Futuro, Gabriel Delgado, Alysson Paolinelli e Carlos Melles, presidente do Sebrae

Brasilia, 29 de junho de 2023 (IICA) - O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em nome de seu diretor-geral, Manuel Otero, e do coordenador da região Sul e representante no Brasil, Gabriel Delgado, expressa suas sinceras condolências à família e amigos do ministro Alysson Paolinelli.

O Dr. Paolinelli foi um grande parceiro do IICA e fará muita falta em um momento crucial em que a agropecuária se adapta para os novos desafios da produção em tempos de mudanças do clima, tema de profunda preocupação do professor Paolinelli, no qual ele estava debruçado nos últimos anos.

Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, onde também foi professor de Hidráulica, Irrigação e Drenagem, Paolinelli deixa um imenso legado não apenas à agricultura do Brasil, mas para o mundo.

Ao assumir a secretaria de Agricultura de Minas Gerais em 1971, Paolinelli implementou uma nova matriz produtiva baseada em incorporação de tecnologia e políticas de crédito que estimulou a modernização, gestão esta que foi considerada o berço da agricultura tropical.

Em 1974, tomou posse como ministro da Agricultura e inaugurou um período de políticas de extrema importância para o setor e para o desenvolvimento do Centro-Oeste do Brasil, pois criou as estruturas de governança que deram origem à revolução agrícola tropical sustentável e sua expansão.

O professor Paolinelli estruturou a Embrapa e atraiu especialistas de universidades e órgãos de assistência técnica. Ele também foi deputado constituinte e trabalhou para colocar na Carta Magna os pilares para uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva.

Atualmente, ele vinha conduzindo com brilhantismo e cooperação com diversos atores o projeto Biomas Tropicais onde articulava as bases tecnológicas para a nova revolução agrícola, com organizações de ciência de todo o planeta. Em 2006, recebeu o Prêmio Mundial de Alimentação e em 2021 e 2022 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

Ele deixa amigos sinceros no IICA. Em 2019, em reconhecimento pelas suas inestimáveis contribuições para a promoção dos ideais do Instituto e seu compromisso com a agricultura, a segurança alimentar e o desenvolvimento equitativo e sustentável das zonas rurais da América, Paolinell foi nomeado embaixador de Boa Vontade pelo IICA.

Em 2021, junto com a Embrapa, tivemos a honra de promover, entre os dias 22 e 26 de março, a Semana Internacional de Agricultura Tropical (AgriTrop), que em seu tributo discutiu o modelo agrícola revolucionário que ele ajudou a construir, reunindo os melhores especialistas do setor para prestar homenagem à trajetória de um dos mentores da experiência brasileira em agricultura tropical.

A Agricultura Tropical Sustentável desenvolvida ao longo das últimas cinco décadas mudou o status do Brasil no cenário internacional, pois o País deixou de importador alimentos, na década de 1970, e tornou-se um dos maiores players do agronegócio mundial. O modelo brasileiro é um exemplo de ampliação contínua da capacidade de gerar e agregar valor e aumentar a produtividade, criando emprego e renda, além de melhorar a qualidade de vida na ruralidade ao mesmo tempo que preserva o meio ambiente, e muito deste salto o Brasil e o mundo devem à genialidade e dedicação do inesquecível professor Paollineli.