Ir Arriba

Presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, recebeu o Diretor Geral do IICA em Georgetown, o qual valorizou os avanços do país para uma maior resiliência e sustentabilidade na produção de alimentos

El presidente de la República Cooperativa de Guyana, Mohamed Irfaan Ali, quien en octubre pasado participó en la Conferencia de Ministros de Agricultura de la región que se celebró en la sede Central del IICA, en San José de Costa Rica, discutió con el Director General del Instituto, Manuel Otero, los avances que está realizando Guyana en la búsqueda de mayor resiliencia y sostenibilidad en la producción de alimentos.
O Presidente da República Cooperativa da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, que em outubro passado participou da Conferência de Ministros da Agricultura da região, realizada na Sede Central do IICA, em São José, Costa Rica, discutiu com o Diretor Geral do Instituto, Manuel Otero, os avanços que a Guiana está alcançando na busca por uma maior resiliência e sustentabilidade na produção de alimentos.

 

Georgetown, 20 de março de 2024 (IICA) — O Presidente da República Cooperativa da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, recebeu o Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, em Georgetown, o qual expressou o apoio institucional para com o objetivo proposto pela Guiana e as demais nações do para reduzir suas importações de alimentos milionárias em 25% até 2025.

O chefe de Estado — que em outubro passado participou da Conferência de Ministros da Agricultura da região, realizada na sede do IICA, em São José, Costa Rica — discutiu com Otero os avanços que a Guiana está alcançando na busca por uma maior resiliência e sustentabilidade na produção de alimentos.

“Vejo que a Guiana pode cumprir um papel essencial na provisão de alimentos, inicialmente para o restante do Caribe e, no médio prazo, possivelmente para o restante do mundo”, disse Otero.

“A Guiana possui a seu favor grandes extensões de terra e uma condição tropical, de modo que, com maiores investimentos, pode avançar com firmeza para um desenvolvimento sustentável. Trata-se de capacitar os agricultores e incorporar ciência e inovação, por meio de tecnologias que sejam específicas para as características produtivas do país. Tenho prestado muita atenção aos desafios expressados pelo presidente Ali e estou plenamente convencido de que a Guiana tem a disposição para intensificar, de maneira sustentável, a sua agricultura tradicional, para dar um salto na produtividade”, acrescentou o Diretor Geral do IICA.

Durante sua visita a Georgetown, Otero também se reuniu com o Ministro de Agricultura da Guiana, Zulfikar Mustapha, e com Carla Barnett, Secretária Geral da Comunidade do Caribe (CARICOM) e participou de uma conferência da FAO.

Carla Barnett, Secretaria General de la Comunidad del Caribe (CARICOM), junto a Manuel Otero, Director General del IICA.
Carla Barnett, Secretária Geral da Comunidade do Caribe (CARICOM), com Manuel Otero, Diretor Geral do IICA.

Em 2022, Mustapha foi um dos primeiros ministros de agricultura da região a garantir o apoio de seu país à parceria continental proposta pelo IICA para enfrentar as ameaças crescentes à segurança alimentar no hemisfério.

Em agosto passado, Barnett, que está à frente de uma comunidade de países cuja maioria é importadora de alimentos, firmou um acordo para priorizar as ações conjuntas da CARICOM e do IICA no Caribe, focadas em fortalecer a segurança alimentar e nutricional da população e a resiliência climática do setor agropecuário.

 

Autossuficiência no abastecimento

Otero explicou que o presidente Ali e o Ministro Mustapha detalharam os avanços em produtividade e sustentabilidade, com os quais o Caribe se propõe a ser autossuficiente em 2026 no abastecimento de commodities, como milho e soja, entre outras.

“Concordamos que é necessário fortalecer os sistemas de comercialização para assegurar o abastecimento de alimentos em zonas remotas e vulneráveis. A região do Caribe tem problemas de transporte: não é fácil mover a produção de um país para outro e dentro dos próprios territórios nacionais.  Os agricultores sabem como fazer as coisas e são bem-sucedidos, mas são necessários maiores investimentos em questões como transporte e logística”, afirmou Otero.

Richard A. Blai; Asesor del ministro de Agricultura de Guyana, y del sistema agroalimentario de CARICOM; Curt Delice, coordinador del IICA para la región Caribe; Jorge Werthein, Asesor Especial del Director General del Instituto; Zulfikar Mustapha, ministro de Agricultura de Guyana; Manuel Otero, Director General del IICA; Madanlall Ramraj, Director General del Ministerio de Agricultura de Guyana; y Wilmot Garnett; Representante del IICA en este país.
Richard A. Blair, Assessor de Sistemas Agroalimentares da CARICOM, do Ministro de Agricultura da Guiana; Curt Delice, Coordenador do IICA para a região Caribe; Jorge Werthein, Assessor Especial do Diretor Geral do Instituto; Zulfikar Mustapha, Ministro de Agricultura da Guiana; Manuel Otero, Diretor Geral do IICA; Madanlall Ramraj, Diretor Geral do Ministério da Agricultura da Guiana; e Wilmot Garnett; Representante do IICA no país.

O Diretor Geral do IICA também ponderou sobre os esforços que estão sendo empenhados pela Guiana com o objetivo de que 35% dos estabelecimentos agropecuários sejam liderados por mulheres e jovens.

“Os jovens e as mulheres estão destinados a cumprir um papel decisivo neste novo momento da agricultura, com mais tecnologia e inovação. Devemos fazer com que se interessem mais pela atividade rural e, no IICA, podemos colaborar. É um processo lento, mas estou otimista sobre a disposição da nova geração e das mulheres em ser protagonistas”, afirmou Otero.

O Diretor Geral do IICA considerou que o Caribe é altamente vulnerável ao impacto da mudança do clima, bem como outras regiões do continente, dentre as quais incluiu o Corredor Seco Centro-Americano, os países andinos e até mesmo a Argentina, que foi vítima de graves secas recentemente. “Mais do que nunca a agricultura está exposta ao clima — concluiu — e deve avançar em seu processo de transformação para ser mais resiliente”.

Otero realizou a visita à Guiana com seu Assessor Especial, Jorge Werthein, e, nas entrevistas em que participou no país, também foi acompanhado pelo Representante do IICA no país, Wilmot Garnett, e pelo coordenador do Instituto para a região do Caribe, Curt Delice.

 

 

 

 

 

 

Mais informação:
Gerência de Comunicação Institucional do IICA.
comunicacion.institucional@iica.int