Ir Arriba

“As vozes das Américas”: AgroArt apresenta primeira mostra audiovisual de homenagem musical aos que produzem alimentos

Muestra “Las Voces de las Américas” disponible en AgroArt, una expresión de agradecimiento con la participación generosa de grandes artistas, destinada a los trabajadores de la tierra.
Mostra “As vozes das Américas” disponível no AgroArt, uma expressão de agradecimento com a generosa participação de grandes artistas e destinada aos trabalhadores da terra.

São José, Costa Rica, 25 de janeiro de 2022 (IICA). “As vozes das Américas” é a primeira mostra audiovisual da homenagem musical aos que trabalham cotidianamente para que os alimentos cheguem a todas as pessoas e já está disponível no AgroArt, o museu virtual do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

A mostra permite ver e ouvir as 25 primeiras das mais de 90 canções que fazem parte da iniciativa que em 2020 reuniu grandes exponentes da música popular das Américas, os quais se somaram voluntariamente e em caráter ad honorem à iniciativa de natureza continental.

O propósito da homenagem foi reconhecer e agradecer aos que, nos momentos mais difíceis da pandemia de Covid-19 — quando ainda não existiam vacinas contra a infecção por coronavírus — garantiram com seu esforço a produção, o transporte, a comercialização e o abastecimento dos alimentos nos países das Américas.

A Homenagem da Música Popular mostra em toda a sua dimensão a riqueza e a diversidade cultural da região, sendo representada por 20 países.

Entre os destacados artistas incluídos nessa primeira mostra audiovisual disponível no AgroArt estão: Lila Downs, do México; Xiomara Fortuna, da República Dominicana; Francisco Páez, da Guatemala; Miguel Ángel Bonilla, de Honduras; Erika Ender, do Panamá; Los Kjarkas, da Bolívia; Gilberto Gil e Roberta Sá, do Brasil; León Gieco e Teresa Parodi, da Argentina; e Guadalupe Urbina, da Costa Rica.

A homenagem dos músicos populares convocados pelo IICA visa contribuir para colocar os que mantêm e mantiveram funcionando a cadeia agroindustrial e os trabalhadores da terra, que sustentam e sustentaram o abastecimento de alimentos, em um lugar mais destacado da consideração política e social.

Assim, “As vozes das Américas” constitui uma expressão de agradecimento e aplausos com a generosa participação de grandes artistas e destinada aos trabalhadores da terra, que muitas vezes não têm a valorização social que merecem.

A Homenagem da Música Popular aos trabalhadores da cadeia agroalimentar teve o apoio do governo da República Argentina e contou com a adesão da Representação da Unesco no Brasil e a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

No contexto da cooperação internacional, contou também com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

AgroArt é um espaço de divulgação e integração das expressões artísticas das Américas emanadas da rica diversidade de suas zonas rurais.

Visite a mostra “As vozes das Américas” no AgroArt pelo link: https://agroart.iica.int/las-voces-de-las-americas/

Mais informação:
Gerência de Comunicação Institucional do IICA.
comunicacion.institucional@iica.int