Ir Arriba

Objetivo foi reunir contribuições para a formulação de política pública que auxilie na elaboração de estratégias para o enfrentamento do desperdício

workshop sobre redução das perdas e desperdícios de alimentos apresentou estudo contratado pelo MAPA em parceria com o IICA

País de publicação
Brasil
Workshop Desperdício Cadeia Alimentar MAPA 29/11/23
Silvia Massruhá, presidente da Embrapa; Renata Miranda, secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do MAPA; e Christian Fischer, coordenador de Operações do IICA Brasil

Brasilia, 20 de novembro de 2023 (IICA) - O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) participou do workshop “Redução das Perdas e Desperdícios de Alimentos: Iniciativas da Agropecuária em prol da Sustentabilidade”. que apresentou os resultados de estudo sobre a distribuição e utilização dos alimentos em todas as etapas da cadeia produtiva, parceria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com o IICA. 

O workshop, produzido em parceria com o IICA, foi realizado no MAPA , em formato híbrido. O objetivo do encontro foi reunir contribuições para formular uma política pública que estabeleça diretrizes para o tema. A ideia é reunir contribuições e iniciativas que ofereçam soluções tecnológicas, de economia circular e campanhas de educação alimentar para a transformação de comportamentos técnicas produtivas que reduzam o desperdício.

O estudo fez um diagnóstico sobre as perdas e desperdícios de alimentos ao longo das fases das cadeias, desde a produção até o abastecimento, abrangendo perdas pós-colheita e o desperdício no varejo. “Esse encontro é um convite a todos que fazem parte desta cadeia, a reflexão não só sobre as principais causas e problemas que contribuem com a insegurança alimentar e o desperdício, mas sobre o que precisa ser feito, efetivamente, seja por meio de políticas públicas, seja por ações da iniciativa privada, para minimizar essas questões. É importante a conscientização de que todos somos parte da solução”, disse Renata Miranda, secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do MAPA. 

`Para Fischer, há toneladas de alimentos produzidos, desprendendo esforço e recursos, que são perdidos ao longo de todas as cadeias produtivas, e isso representa uma tragédia em termos de desperdício de recursos naturais. “Hoje estamos aqui para, principalmente, destacar soluções e iniciativas que contribuem para transformar este cenário. O trabalho conjunto é essencial para reverter essa situação. As ações discutidas aqui hoje podem ser a peça-chave para um melhor aproveitamento dos alimentos e para garantia da segurança alimentar”.

“O estudo apontou que já existem várias ações no Brasil para redução de perdas e desperdícios. Essas ações, tanto governamentais, como não governamentais, são eficientes e têm resultados muito bons. Entretanto, ainda há muito a ser feito, tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil”, disse a consultora responsável pelo estudo, Carla Saraiva.

Organizado pelo Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e de Indicações Geográficas (Decap/SDI), o workshop contou com a participação: da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; da coordenadora Geral de Equipamentos Publicos do Ministério do Desenvolvimento de Assistencia Social, Familia e Combate a Fome, Natalia Tenuta; do representante FAO no Brasil, Gustavo Chianca; do presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Marcio Milan; do diretor do Decap, Clecivaldo Ribeiro, e convidados.